Estamos preparados para a Copa do Mundo? Qual o papel da segurança privada?

Durante o último feriadão tirei dois serviços em jogos de futebol no novo Estádio de Brasília e percebi algumas coisas interessantes. No primeiro jogo fiquei na entrada VIP, por onde adentravam as autoridades. Lá percebi claramente que não temos uma cultura de segurança, pois o lugar era rodeado por árvores, escuro, sem rotas alternativas de fuga, aquela atrás do Ginásio Nilson Nelson, além disso, haviam dois seguranças privados e três policiais militares, com a missão de proteger a integridade física deles. A primeira dúvida surgiu: Qual o papel dos seguranças privados nesse tipo de evento? A segunda: qual o papel da PM em um evento PRIVADO como os jogos de futebol? Tais atribuições precisam ficar claras!

vista-ac3a9rea-do-estc3a1dio-nacional-manc3a9-garrincha-em-brasc3adlia

No local não haviam banheiros próximo, nem alimentação. Falando em “alimentação”, no jogo de ontem, providenciaram “quinhentos lanches” para um efetivo bem menor de policiais, mas quantos policiais lancharam? As pessoas ao planejar qualquer evento não param para pensar que policial é ser humano, também sente fome, sede e precisa ir ao banheiro. Um banheiro em alguns postos isolados e um local para “descanso rápido” ou pelo menos para lanchar faz a diferença. Pelo menos grande parte acabou não lanchando, pois alguns “gestores” estavam mais preocupados se os policiais estavam com os braços cruzados ou mantendo a “postura e a compostura” do que com outras questões que também são importantes.

imgFotos226217

Como não é do meu estilo apenas criticar, então irei fazer uma sugestão: Levando-se em consideração que chegamos SEIS HORAS ANTES DO EVENTO, diga-se de passagem NOS DOIS EVENTOS,  por que não reservar algumas salas para que possamos ficar sentados antes do evento, ou para eventuais revezamentos? Por que não ter um lugar destinado para tomarmos água e até mesmo para fazermos nossas refeições? No jogo de ontem, os policiais que conseguiram lanchar o fizeram na frente dos torcedores na hora do intervalo. Por que não distribuíram os lanches meia hora ou uma hora antes do início do jogo, que dura no máximo duas horas?

Sem falar no fato de proibir somente a entrada dos carros de policiais militares de serviço para estacionar na área para tal fim. Tivemos que deixar os carros do lado de fora do Estádio. No carnaval tivemos vários de policiais furtados no estacionamento. Graças a Deus ontem não ocorreu o mesmo! Terminei a noite me perguntando: Estamos realmente preparados para a COPA? Agora já era…

Outro ponto importante é: Existe uma proibição de entrada de bebidas em latas e garrafas no Estádio. Como pode a própria empresa responsável pelos bares internos vender bebidas em latas por falta de copos? Quem são os responsáveis pela FISCALIZAÇÃO? No final o Policial Militar estava indicando onde os torcedores deveriam ficar, tendo que fiscalizar bandeiras e as recolher quando preciso, além de ficar pedindo para os torcedores apagar seus cigarros e recolhendo LATINHAS DE CERVEJA vendidas pela própria empresa responsável pelo bar. São nossas atribuições? Qual o papel da segurança privada no evento? Qual o papel dos outros órgãos?

GG_CulturaBar_02

Com a palavras as autoridades…

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Tira dúvidas

2 Respostas para “Estamos preparados para a Copa do Mundo? Qual o papel da segurança privada?

  1. FILIPPI

    Continuam revivendo o passado olhando apenas a postura do Policial sem o devido interesse pelo bem estar do mesmo e de suas necessidades básicas. Se esse é o respeito que a Corporação em si tem com seus Policiais, como exigir respeito de quem é de fora?

    Curtir

  2. Pingback: Policial militar também come “quentinha” | Aderivaldo Cardoso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s