Boas Vindas

O Blog Policiamento Inteligente é administrado pelo Grupo PICS Comunicação CNPJ 07.217.499/0001-32 desde 2005, é um Site Especializado em Segurança Pública, e tem por objetivo noticiar o que acontece na Segurança Pública e na Política do Distrito Federal. A confiança dos leitores e a credibilidade de nossas notícias é a nossa principal meta. Tem como um de seus consultores e um de seus editores chefes, Aderivaldo Cardoso, Registro Profissional de Jornalista nº 0011513/DF, que já atuou na Força Nacional de Segurança (SENASP/MJ), também atuou como Assessor Parlamentar na CLDF, Assessor Especial de Gabinete na Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social e Assessor Especial de Comunicação Social da mesma pasta. É uma referência em Policiamento Comunitário no DF. O Blog Policiamento Inteligente tem por objetivo torna-se uma referência na segurança pública no DF.

Saiba mais sobre o nosso jornalista Editor Chefe, Registro Profissional de Jornalista nº 0011513/DF. Como o Blog, começou com o caráter mais informal, voltado para discussões e reflexões sobre segurança pública e política, quase como um diário (por que isso é um blog), mesmo sendo uma empresa registrada desde o início, optamos em manter a apresentação original do Blog Policiamento inteligente:

Olá, meu nome é Aderivaldo Cardoso, sou policial, Especialista em Segurança Pública e Cidadania, ex-Assessor Parlamentar, ex-integrante da Força Nacional (Inspetoria Geral da FNSP), Atuei em 2015 como Assessor Especial de Gabinete da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social e até 1 7 março de 2016 como Assessor Especial de Comunicação da SSPDF e Consultor na área. Escrevi em 2009 o Livro: Policiamento Inteligente – Uma análise dos postos comunitários no Distrito Federal. Clique aqui e acesse o meu Currículo Lattes

Sejam bem vindos ao Blog Policiamento Inteligente!

Esse espaço foi criado com o objetivo de discutir a polícia e suas práticas academicamente e politicamente, afinal a polícia teve sua origem na “Polis”, tem o mesmo radical de “Polis” e de “Política”, está intimamente ligada à política e as cidades. Para isso, utilizo como referencial teórico o pensamento dos professores: Arthur Trindade, Lourdes Bandeira, Estela Grossi, Jaqueline Muniz, Paula Poncioni e autores como David Bayley, além de vários outros da coleção EDUSP. Em alguns momentos dou minha opinião política sobre alguns temas.

capa do livro

Outro objetivo de fundamental importância é auxiliar os colegas, que pretendem ingressar na pós-graduação, fornecendo informações sobre as tendências bibliográficas utilizadas no curso.

Ao criar esse espaço coloco-me como multiplicador do Curso de Especialização em Segurança Pública e Cidadania e disseminador do pensamento dos Professores: Arthur Costa, Lourdes Bandeira, Estela Grossi, Jaqueline Muniz e de autores como David Bayley.

cropped-1600111_595788177154955_1819914795_n.jpg

Sugestões e críticas podem ser feitas por meio do email:

derivaderi@gmail.com

 Twitter: @Adecardoso

“Aquele que conserva o seu caminho tem vontade.

Seja humilde, e permanecerás íntegro.
Curva-te, e permanecerás ereto.
Esvazia-te, e permanecerás repleto.
Gasta-te, e permanecerás novo.

O sábio não se exibe, e por isso brilha.
Ele não se faz notar, e por isso é notado.
Ele não se elogia, e por isso tem mérito.
E, porque não está competindo, ninguém no mundo
pode competir com ele.”

***Lao Tsé – Tao Te Ching***

O Blog Policiamento Inteligente foi criado dentro de uma visão filosófica. Ele tem o objetivo de fomentar discussões em busca da eficiência e eficácia da Polícia em todo território nacional. A primeira “semente de jequitibá”, como diria um amigo, foi plantada no DF com uma monografia, que se tornou livro e difundiu o pensamento.

Nada nesse espaço acontece por acaso. Ele segue uma linha metodológica e gira em torno de um eixo de discussão, normalmente: filosofia comunitária, mediação de conflitos, liderança, mobilização comunitária, além de reflexões políticas que geram conflitos internos para gerar um pensamento crítico no policial. Segundo Georg Simmel a ausência de conflito pode ser um forte indício de DOMINAÇÃO. Para mim, o conflito provocado nesse espaço, pode gerar mudanças!

A linha de construção do pensamento adotada aqui é: PALAVRAS GERAM PENSAMENTOS, QUE GERAM SENTIMENTOS, QUE POR SUA VEZ GERAM AÇÃO, por isso é necessário escrever com o coração, pois quem toca o coração das pessoas, toca a alma, toca a mente!

Durante os próximos três meses estarei fazendo um exercício de NEUTRALIDADE e IMPARCIALIDADE, precisarei fortalecer o meu domínio próprio nesse sentido. Muitos companheiros que poderiam se tornar fortes lideranças dentro da corporação se perdeu no caminho. Foram cooptados pelo “convite” sedutor para se lançarem candidatos. Não temos lideranças maduras em nossa instituição, colheram as verdes que começavam a florescer. Tentaram fazer o mesmo comigo, mas graças a Deus consegui resistir a tentação do poder.

Como disse no início, o objetivo do blog é outro. Não é um instrumento político a serviço de alguns. É um instrumento filosófico em busca da mudança interior que gera a mudança institucional. Não abrirei mão disso!

Nesse espaço pretende-se não defender o nome de nenhum candidato. O POLICIAMENTO INTELIGENTE se manterá neutro, mesmo que seu idealizador tenha suas preferências. É possível que se diminua a freqüência de textos durante a campanha eleitoral. A partir de agora a visão será MACRO, mais Brasil, menos DF. Retorna-se a busca pelo MODELO BRASILEIRO DE POLÍCIA, tema do possível projeto de mestrado que se inicia. Retorna-se a visão acadêmica, mas se for preciso escrever algum texto político para alertar os companheiros sobre certas atitudes eleitoreiras para ludibriar a tropa, não hesitarei em fazê-lo.

Não busco o fortalecimento do DISCURSO DA AUTORIDADE. Prefiro fortalecer a AUTORIDADE DO DISCURSO!  Essa é a minha escolha e é o que farei. Que o GRANDE MESTRE que nos dá sabedoria e paz interior possa me ajudar nessa caminhada! É Ele que nos da Força e nos Proteje nessa jornada. Aprendi nessa vida que o homem que se dobra diante de Deus não se curva diante de outros homens e que o homem que teme a Deus não teme a outros homens. Esse é meu lema! Tudo posso naquele que me fortalece!

“Os discursos devem ser como os vestidos das mulheres, nem tão curtos que nos escandalize, nem tão longos para que nos entristeça..” (Ex-vice-presidente do Brasil, José Alencar)

Acredito na frase: “somos resultado de nossas escolhas e das pessoas a nossa volta.” Depois de uma turbulência em minha vida passei a me dedicar a esse blog. O desejo ardente era de tornar-me um grande comunicador dentro da Corporação policial. Liderar tornou-se aqui sinônimo de influência. Influenciar as mudanças, mínimas que seja, tornou-se um lema: Líder de um (líder de mim mesmo), Líder de dez, Líder de cem, Líder de mil, Líder de dez mil era a meta. Uma grande multiplicação da filosofia comunitária.

Ontem o Blog superou a meta de dez mil leitores em um único dia. Agradeço a todos os leitores e amigos que estiveram nesse espaço e estarão nos próximos dias. Ajude-nos a chegar a 100 mil leitores em um dia…Essa é a nova meta.

Monday, March 21, 2011

Visitas: 10.219

Nunca escondi o desejo de me tornar um grande multiplicador da filosofia de polícia comunitária. Continuarei nessa busca. Atingir o máximo de leitores pode ser uma alternativa. Falar sobre mediação de conflitos, liderança, polícia comunitária, dentre outros temas, pode ser o caminho.

Obrigado a todos!

57 Respostas para “Boas Vindas

  1. Ricardo Henrique Andrade da Rocha

    Olá, como devo proceder para fazer minha inscrição em cursos oferecidos pelo (Policiamento inteligente)?

    Curtir

  2. CHARLES ESTEVÃO COSTA DE LIMA

    Não consigo encontrar o blog onde fica a ficha de inscrição favor me auxilie, quero fazer esse curso pois é de suma importancia para o policial que precisa se capacitar.

    Curtir

  3. Gilberto Brown de Andrade

    Muito boa a comparação feita entre o médico e o policial, postada em 11 de dezembro/2008. Realmente, estas profissões apresentam vários pontos em comum e são muitas vezes abordadas pela mídia de forma parcial. O médico, apesar de ter um conselho representativo, muitas vezes é massacrado pela imprensa por possíveis falhas, antes mesmo de terem sido devidamente apuradas.
    Eu acredito, todavia, que as pessoas sabem reconhecer que são casos isolados e não culpam toda uma classe por erros cometidos por alguns. Tanto os policiais quanto os médicos são vistos pela maioria dos cidadãos como profissionais responsáveis e fundamentais para a sociedade.
    Parabéns pelo blog!

    Curtir

  4. Aderivaldo Cardoso

    “É necessária a normatização da abordagem policial padrão. A normatização do uso de algemas. A normatização do procedimento de revista não violenta. A profissionalização de fato das polícias”.

    Se não as fizermos outros as farão!!

    Curtir

    • Eliomar

      seria ideal ter estas normas, assim ele poderia abordar um meliante, ou um mendigo, ou um senhor de terno e gravata da mesmo for, sem ter medo daquela velha frase. “você sabe com quem está falando”?
      Pois, conheço um procurador que foi abordado por um policial por dirigir na contra mão, devido a falta de sinalização. Quando ele explicou que não morava naquele estado, ele simplesmente falou que ia lhe dar a multa. assim que pegou seus documentos, verificou que era procurador e não a fez, mesmo ele estando errado. O policia simplesmente lhe indicou o caminho correto. Não dizendo que fez errado, mais mau preparado para aquela situação. como podemos punir uma pessoa pelo erro do estado. obrigado!

      Curtir

  5. Augusto Moscardini

    Muito boa a iniciativa. Parabéns pelo site.

    Curtir

  6. crispim

    Fala, antigão, blz?
    Manda teu e-mail p mim.
    O que escrevo aqui é automaticamente publicado ou vc lê antes?

    Valeu.
    Abraço.

    Curtir

  7. andre

    bacana saber que dentro da corporaçao existem pessoas que se importam com seu rumo e que estão contribuindo para sua melhoria. espaços como estes são imprescindiveis para o crescimento e para a modernização de nossa corporação. valeu, irmão abraços.

    Curtir

  8. Sgt Lupercio

    Foi realmente uma honra trabalhar no dia de hoje com o amigo e irmão em cristo. Foi um serviço lucrativo em vários aspectos, pude ver verdades nos olhos do aderivaldo e ter a certeza de que quando fala em suas mensagens no blog, esse transmite realmente no seu dia a dia no serviço policial militar. PEÇO A Deus que nos dê a cada dia a honra trabalhar com esse estilo de profissionais que amam o que fazem e buscam a aprender mais para educar a sociedade de Brasília. Valeu mano.

    Curtir

    • Aderivaldo Cardoso

      Para mim também foi uma honra trabalhar com o senhor SGT!!
      Espero ver um dia o resultado de nossa conversa em sua vida!!
      Lute por seus sonhos!!
      abraço

      Curtir

  9. Alexandre Crispim

    Aderivaldo,

    a respeito do lançamento do seu livro já falei com a dona da livraria e ela pediu para você entrar em contato para ver as possibilidades de fazer o lançamento por lá. Qualquer coisa me manda um email.

    Curtir

  10. Guedes

    Aderivaldo,

    Parabéns pelo site!

    Guedes

    Curtir

  11. Adilson

    Ola!
    Gostaria se possivel uma pauta referente ao curso da católica referente a Tecnológo em Segurança Pública, tendo em vista os muitos policiais que estão fazendo e se tem referência as desistências.
    Obrigado!

    Curtir

  12. JAckson

    Olá, gostaria de estar repassando a vocês um email que esta circulando aqui no ES e que nós estamos divulgando. até mesmo para que chegue ao conhecimento da midia. O email e este aqui…

    POLICIAL MILITAR, LEIA COM ATENÇÃO

    Atenção Policiais Militares para o “DIA DO CADA UM POR SI”

    Atenção Senhores policiais militares no próximo dia 24 de Dezembro de 2009, estamos convocando todos os policiais militares do Brasil para não trabalharem, isso mesmo, deixar a população do Brasil inteiro sem segurança, e porque fazer isso?

    Muito Bem, vamos aos fatos:

    – A Polícia Federal, alem de ganhar todos os louros da imprensa e da população, é muito bem remunerada o que possibilita a execução do trabalho de forma digna, o que é de se esperar já que “”arriscam a vida todos os dias””, imagina se eles resolvem fazer greve o que ia virar o Brasil?

    – A Polícia Civil com seu “trabalho difícil”, ganha melhor que a maioria das policias militares e também “”arrisca a sua vida todos os dias””, imagina se eles resolvem fazer greve o que ia virar o Brasil?

    – O Exercito instituição respeitada, centenária e organizada, imagina se eles resolvem fazer greve o que ia virar o Brasil?

    -As Polícias Militares não tem o que reclamar, pois alem de não arriscar a vida na segurança direta da população, ganha muito bem e tem a sua valorização todos os dias pela imprensa, população e pelos seus governantes. Brincadeiras a parte, as PM´s não tem direito a sindicalização, ou seja, não existe nenhuma organização que brigue pelas corporações, por salários melhores, jornadas de trabalho justas e condições melhores de trabalho. Também não podemos fazer greves, ou seja, ninguém repara na nossa existência e nem nos dá valor, porque sempre que as pessoas (sociedade) precisam, nós estamos lá.

    Imaginem agora policiais militares se todos nós resolvêssemos parar por um dia? Quem iria proteger a sociedade contra a criminalidade? A polícia Federal? Civil? O Exército?……… RISOS!!!

    Exatamente como os senhores pensaram, ninguém pode nos substituir, os senhores estão vendo como somos importantes e fortes, como tudo depende da atuação da polícia militar?

    Se ainda não conseguiram enxergar vamos a algumas situações que sofrerão com a parada das polícias militares: não faremos patrulhamento ostensivo, não atenderemos ocorrências, não atenderemos os acidentes nas cidades nem nas rodovias, não faremos escoltas, não faremos a fiscalização e organização do trânsito, não prenderemos condutores alcoolizados (vai dar pra beber a vontade), não cuidaremos das escolas, não faremos a segurança dos presídios, muito menos das delegacias, não conteremos rebeliões nem fugas, não vamos cumprir ordens judiciais, não prenderemos traficantes, quadrilhas, estupradores, assaltantes, não protegeremos o meio ambiente (árvores, palmito, peixes, animais silvestres), não atenderemos incêndios, não atenderemos emergências com o SIATE, não socorreremos acidentados, não faremos a segurança das autoridades (governadores, juízes, promotores), nem das instituições (fóruns, assembléias), nem dos eventos(shows, jogos esportivos), ou seja, não vai ter júri, não vai ter sessão plenária, não vai ter Futebol, já pensaram no 190 mudo? Sem ninguém pra atender? Já pensaram quem vai socorrer a população no momento de desespero?

    Imagine o dia 24 de Dezembro de 2009, véspera do natal e DIA DO CADA UM POR SI, como vai estar o movimento do comércio em todas as cidades, e o movimento nas rodovias, e o movimento nas cidades turísticas e as pessoas que gostam de visitar os seus parentes como vão fazer?

    Abandonar os seus lares a sorte? A PM não vai estar lá para proteger, ela estará mostrando o seu valor, mostrando que atrás de uma farda existe um cidadão que pertence a uma família e possui necessidades como todos os outros, mostrando o motivo porque merece respeito e reconhecimento, e ainda poderemos passar o primeiro natal com a nossa família, já que todos os anos passamos trabalhando nesta data para propiciar a todos uma verdadeira sensação de segurança.

    Porque merecemos melhores salários, turnos de trabalhos justos, equipamentos modernos, fardamento novo, bonito, respeito…. Só assim conseguimos aparecer…

    ADOTE ESTA IDÉIA “DIA DO CADA UM POR SI”, e repasse esse email para todas as pessoas possíveis, bem como coloque na relação abaixo a instituição a qual você pertence.

    Como sugestão opinamos para que os comandantes gerais possam dar dispensa para todos os policiais nesse dia, ai não teremos nada de ilegal.

    “Nos Polícias Militares somos iguais aos elefantes, pois igualmente aos animais, nos deixamos dominar, sem saber aproveitar a força que temos.”

    “SÓ NÃO VENCE AQUELE QUE NÃO TENTA”. (JGMA)

    “PARA OBTER ALGO QUE NUNCA TEVE, PRECISA FAZER ALGO QUE NUNCA FEZ”. (Chico Xavier)

    Relação de Instituições que apóiam o DIA DO CADA UM POR SI:1 – Polícia Militar do Paraná; Policia Militar RS; Policia Militar PA; Policia Militar RJ; Policia Militar MG; Policia Militar DF; policia Militar AM; Policia Militar CE; Plicia Militar AC; Polícia militar do E.S; (AVANTE, POLICIAIS MILITARES!!!)

    Se vocês acharem por bem em divulgar, ficariamos muito gratos.

    Abraços e PARABÉNS pelo exelente blog.

    Curtir

  13. Fala antigão, tudo bom? Sou novinho por aqui, tanto na PMDF que irei ingressar em breve, como no mundo blogueiro, já que comecei por influência do seu blog. Estou acompanhando sempre…e se der, dê alô no meu blog…hehehe Abração e daqui a pouco vamos tirar serviço juntos…ah, o João Júnior, irmão do SGT Alexandre da DP5 Mandou um abração!!!

    Curtir

  14. Muriele

    Olá!

    Gostei muito do site.
    Os seus artigos são bem pertinentes…

    Abraços!

    Curtir

  15. ALEXANDRE

    Fico grato…
    Espero poder contar sempre com novas experiências, acredito no país mais justo para todos!

    Alexandre

    Curtir

  16. junior

    oi
    voce trabalhava com o meu pai
    ele fala muito de voce

    Curtir

  17. Se ainda não conseguiram enxergar vamos a algumas situações que sofrerão com a parada das polícias militares: não faremos patrulhamento ostensivo, não atenderemos ocorrências, não atenderemos os acidentes nas cidades nem nas rodovias, não faremos escoltas, não faremos a fiscalização e organização do trânsito, não prenderemos condutores alcoolizados (vai dar pra beber a vontade), não cuidaremos das escolas, não faremos a segurança dos presídios, muito menos das delegacias, não conteremos rebeliões nem fugas, não vamos cumprir ordens judiciais, não prenderemos traficantes, quadrilhas, estupradores, assaltantes, não protegeremos o meio ambiente (árvores, palmito, peixes, animais silvestres), não atenderemos incêndios, não atenderemos emergências com o SIATE, não socorreremos acidentados, não faremos a segurança das autoridades (governadores, juízes, promotores), nem das instituições (fóruns, assembléias), nem dos eventos(shows, jogos esportivos), ou seja, não vai ter júri, não vai ter sessão plenária, não vai ter Futebol, já pensaram no 190 mudo? Sem ninguém pra atender? Já pensaram quem vai socorrer a população no momento de desespero?
    +1

    Curtir

  18. Carlos Máximus

    Olá companheiro,
    a nota que vc postou sobre a confusão no setor comercial sul, está totalmente distorcida. Está acontecento um erro e isto é porque a imprensa só procura oficiais do pm para dar sua desculpas esfarrapadas.Está havendo um complo contra o SGT DANTAS,ou seja , um verdadeiro corporativismo. Não sei qual vai ser a posição dos responsáveis pra apurar esta situação mas uma bomba com ceterza estourar nas mãos destes oficiais que prenderam o Sgt.E ele conforme vc relata não agredeiu ninguém não, tentou proteger a integridade física de cidadãos e acabou sendo agredido e banalizado por uma oficial de ‘p**** de m***’. Meus Deus o que esta pessoa tem na cabeça eu não sei! Foi uma cena inédita um policial de trabalho sendo preso por caprichos de uma pessoa com os peitos cheios feito balão usando o termo : ‘VOCÊ, SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO, POLICIAL DE MERDA??????????

    Curtir

    • Aderivaldo Cardoso

      Não há dúvida de que existe algo muito estranho nesse episódio.
      Muita “água” ainda irá rolar nessa ponte!
      Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos.
      Não aprofundei-me na questão porque não vi as cenas de violência. Caso alguém tenha o link e queira passar postarei no blog.
      É preciso deixar as coisas totalmente as claras!
      abraço

      Curtir

  19. I don’t know If I said it already but …Excellent site, keep up the good work. I read a lot of blogs on a daily basis and for the most part, people lack substance but, I just wanted to make a quick comment to say I’m glad I found your blog. Thanks, 🙂

    A definite great read…

    Curtir

  20. Today during my search with regard to content material on the College document. I just wanted to state good post as well as good ability as a copywriter. I hope to be as good one day time. Thanks

    Curtir

  21. The following opinion reminds my home this currently might a suitable possiblity to further more one’s college or university knowledge. WHEN I consider whether I may possibly receive courses on the web. Presently there are present many scholarship grant options currently of after consequently really obscure to look for just a few issue.

    Curtir

  22. First time visitor to this website and just dropped by. I like the subject matter of this site. I just saved it, so you now have a follower! 🙂 Gracias!

    Curtir

  23. 28. I’m not sure where you’re getting your information, but great topic. I needs to spend some time learning more or understanding more. Thanks for wonderful info I was looking for this info for my mission.

    Curtir

  24. I’d have to check with you here. Which is not something I usually do! I enjoy reading a post that will make people think. Also, thanks for allowing me to comment!

    Curtir

  25. A thoughtful insight and ideas I will use on my website. You’ve obviously spent some time on this. Well done!

    Curtir

  26. Great article. Waiting for more.

    Curtir

  27. Great beat ! I would like to apprentice while you amend your website, how could i subscribe for a blog site? The account aided me a acceptable deal. I had been tiny bit acquainted of this your broadcast provided bright clear idea

    Curtir

  28. Well written article, and i also currently understood that some groups are more likely than others (since we’re all unique) would share the same idea. I hope you save this blog performing well.

    Curtir

  29. Great site! I come here all of the time! Keep up the great work!

    Curtir

  30. Hi, where did you get this information can you please support this with some proof or you may say some good reference as I and others will really appreciate

    Curtir

    • Aderivaldo Cardoso

      There´s not a proper source. My ideas are product of many readings and lots of different writers. The source I usually use is from a collection called EDUSP.
      They talk about the police departments evolution after the 60´s.

      Curtir

  31. Amazing article! This is a incredibly informative blog site which you have Thank you.

    Curtir

  32. Really clear web site , thankyou for this post.

    Curtir

  33. You definitely put a new spin on a topic thats been written about for years. Great stuff, just great!

    Curtir

  34. Well i have to be honest and not sure i agree with everything but definately some good information in your blog.

    Curtir

  35. I’m not sure the place you are getting your information, but good topic. I must spend a while studying more or figuring out more. Thank you for great info I was looking for this information for my mission.

    Curtir

  36. What I love about blogs is which they spark an idea in my brain. When that happens, I feel as I require to comment with the hope it might be interesting to some people. Because there are plenty of blogs and forums with numerous points of view, they question your comprehension. It is at these moments when you’ve important insignt other people may not have experienced, together using the blogger him/herself. I find myself coming back to to your writings only simply because you have several very good insights and also you’ve been at this a really long time, that is very inspiring and tells me you understand your stuff. Maintain triggering imagination in others!

    Curtir

  37. Good Blog, I think I will definitely subscribe

    Curtir

  38. Jackson Borges da Silva

    Bom dia meu caro amigo. Veja que interessante, conheço você desde o tempo em que trabalhamos no Batalhão Escolar e com toda sinceridade, não conhecia o seu Blog. Admito que foi minha falha, mais agora espero poder aprender mais com as suas experiências e com o seu conhecimento. Depois de muito tempo voltei a revelho no CNP II na católica. Um grande abraço e felicidades que DEUS te ilumine. SGT JACKSON.

    Curtir

  39. L.Santana

    Bom dia!! conheci o blog através de um cartão que recebi do senhor na orla de João pessoa PB. Conversamos um pouco e logo percebi, o seu vasto conhecimento sobre segurança publica, e também na área em que eu pretendo atuar que é o policiamento comunitário, estou muito feliz, pois o blog será mais uma fonte que terei para ampliar meus conhecimentos na área Policial.
    AL.SD: L.SANTANA

    Curtir

  40. Augusto Cezar

    Entenda o meu caso:
    Sou ex PMDF, fui lecenciado por conveniência do serviço em 1990 sem nunca ter cometido uma conduta irregular e ter jamais na minha ficha qualquer tipo de punição. Não tinha os 10 anso e havia ficado 3 anos e meio de llicença médica devido ao treinamento na própria coorporação. Foi feito o atestado de origem e todas asprovidenciasi que pudessem definir o ato em serviçoe mesmo assim fui licenciado. Tive alguns problemas de relacionamento com um Coronel e este, no momento do meu licenciamento, estava chefiando a DP3 (antigo departamento pessoal). Agora estou brigando por uma anistia, pois o meu advogado deu/ixou que o processo contra a pmdf fosse julgado a revelia e não cabendo nenhum tipo de ação rescisória. Mais tarde descobri que o advogado tinha relação com a própria pmdf e ai ficou difíciu. A pergunta é simples: Eu tenho direito a entrar com o pedido de anistia? Ou que devo fazer para retornar aos quadros da pmdf?
    meu email é: arantunes@tba.com.br
    meu nome é Augusto Cezar
    Entrei na PM em 1983 e sai em 1990.

    Curtir

  41. Olá! Sou o Ag. Ayala do Blog policiacomunitariadf.com (15ªDP) e foi postado no blog uma reivindicação do prefeito comunitário da área rural de Planaltina, a qual transcrevo abaixo e peço a gentileza do colega que nos ajude a divulgar o mais amplamente possível, sobretudo fazer chegar tal reivindicação aos comandantes responsáveis pela área em questão:

    Boa tarde companheiros, vimos através desta manifestar nossa preocupação com a noticia de que estão querendo retirar a viatura do policiamento ambiental do Núcleo Rural Taquara, coisa que não podemos permitir, pois o índice de violência aqui é bastante alto, mesmo não estando nas estatísticas, e pedimos as autoridades que não permitam esse ato, que arrumem outra viatura para a Fercal. Estamos esperando o contato para se possível debatermos democraticamente esse assunto, nosso contato é 8421-4291 , sou o (Prefeito) Representante comunitário desta região, Secretário executivo do CRDRS ( Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável de Planaltina), 1º Secretário do SINDFHORT – Sindicato dos Produtores Rurais do Distrito Federal.

    Curtir

  42. Luiz

    Deri, entrei na polícia militar de RO em 1987, e em 1989 fui chamado para depor contra os amigos de farda, sendo que no momento de ser ouvido me neguei a dar o depoimento, pois não sabia de nenhum fato e não poderia dizer coisas que não sabia. O tenente que estava me ouvindo disse que não gostava de mim e que iria me expulsar da PM, sendo que entreguei minha carteira funcional, a farda e vim embora para meu estado. Depois de 27 anos fui averiguar minha ficha no comando geral da PM-RO e não constava minha expulsão. Minha ficha pessoal não tem nenhuma observação que eu fui excluído. Como devo proceder nesse caso, Deri?

    Curtir

    • Aderivaldo Cardoso

      Naquela época haviam muitos problemas na comunicação. Precisa ver os boletins da época. Sugiro ver se sua matrícula continua ativa. De repente alguém estava recebendo por ti. Ajuizar uma ação judicial para rever o processo também pode ser uma saída. Sucesso.

      Curtir

  43. Adriana

    Bom, dei uma lida em seus artigos são muito bons, a ideia inicial e o objetivo principal são muito claros e pertinentes, não sou da área, mais como todo cidadão cada um tem uma visão a respeito do assunto. Na sua narrativa a respeito ” A policia militar do DF precisa de uma repaginação”, concordo plenamente com essa ideia, os policiais precisam se adequar com a nossa realidade se atualizar nos acontecimentos que tem tido em nossa capital, os crimes tem se tornado cada vez mais bárbaros, os criminosos estão cada vez mais astuto ( e mais organizado), e muitas vezes nossos policiais não estão aptos para se depararem com certa situação. Acredito que tem que haver uma estratégia para modernização de forma unica nas centrais de policiamento, estratégia de ação, visando o crescimento da corporação em qualidade primeiramente de trabalho, atendimento mais eficaz rápido e dinâmico. Essa repaginação tem que ser revista em todo o contexto até mesmo físico, mental e psicológico o quanto que esses homens e mulheres estão preparados hoje, precisamos de mais policiais no DF, os que tem não está sendo o suficiente para compor a segurança de nossa cidade, portanto precisamos sim de pessoas capacitadas para orientar com idéias inovadoras de policiamento inteligente ou policiais do futuro.

    Curtir

Deixe um comentário