Meu Perfil

O Blog Policiamento Inteligente pertence ao Grupo PICS Comunicação CNPJ 07.217.499/0001-32 desde 2005, é um Site Especializado em Segurança Pública, e tem por objetivo noticiar o que acontece na Segurança Pública e na Política do Distrito Federal. A confiança dos leitores e a credibilidade de nossas notícias é a nossa principal meta. Tem como um de seus consultores e um de seus editores chefes, Aderivaldo Cardoso, Registro Profissional de Jornalista nº 0011513/DF, que já atuou na Força Nacional de Segurança (SENASP/MJ), também atuou como Assessor Parlamentar na CLDF, Assessor Especial de Gabinete na Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social e Assessor Especial de Comunicação Social da mesma pasta. É uma referência em Policiamento Comunitário no DF. O Blog Policiamento Inteligente tem por objetivo torna-se uma referência na segurança pública no DF.

Saiba mais sobre o nosso jornalista Editor Chefe, Registro Profissional de Jornalista nº 0011513/DF. Como o Blog, começou com o caráter mais informal, voltado para discussões e reflexões sobre segurança pública e política, quase como um diário (por que isso é um blog), mesmo sendo uma empresa registrada desde o início, optamos em manter a apresentação original do Blog Policiamento inteligente:

Aderivaldo Cardoso é um cidadão, jornalista, policial engajado, preocupado com a melhoria da segurança pública. Especialista em segurança pública e Cidadania, pós graduado pelo departamento de sociologia da UNB, autor do livro: Policiamento Inteligente: Uma análise dos postos comunitários de segurança pública do DF, ex-Assessor Parlamentar e ex-Assessor Especial de Gabinete e de Comunicação da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social do DF.  Clique aqui e acesse o meu Currículo Lattes.

É formado em Arquivologia pela Universidade de Brasília, onde ingressou em 2001. É Pós-graduado em Segurança Pública e Cidadania pelo Departamento de Sociologia pela Universidade de Brasília (UNB). Desenvolveu o conceito do POLICIAMENTO INTELIGENTE no Distrito Federal.

A dissertação de mestrado de Valdemar Alves dos SantosPOLICIAMENTO COMUNITÁRIO, SEGURANÇA E CIDADANIA: UMA PROPOSTA EM DISCUSSÃO NO DISTRITO FEDERAL (2015) fez várias citações do Livro: Policiamento Inteligente – Uma análise nos Postos Comunitários de Segurança Pública no  Distrito Federal. Ele teve como orientador o Dr. Carlos Federico Domingues Avila.

A Polícia Militar de São Paulo em seu Curso Superior de Tecnólogo em Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública I, na Escola Superior de Sargentos, também cita o Livro: Policiamento Inteligente – Uma análise nos Postos Comunitários de Segurança Pública no  Distrito Federal em seu material: Doutrina de Polícia Comunitária. Apostila elaborada/atualizada em DEZ12, pelo Maj PM Delafina, do 51º BPM/M e 1º Ten PM Flavia da ESSgt, que teve como Coordenador da matéria Cap PM Melquisedech, do 45º BPM/M – APOSTILA EDITADA PARA O CFS I/15.

Carlos Eduardo da Cruz Leitão em sua monografia: A desmilitarização das polícias no Brasil – Faculdade de Direito de Cuiabá – 2011, Campus do Pantanal – Universidade de Cuiabá,  que teve como Orientador o prof. Esp. Miron Fernandes, também cita nossos trabalhos.

Outro que cita nossos trabalhos é José Leomar Bueno da Rocha em seu artigo científico: A ampla defesa nos processos Administrativos da Polícia Militar do Paraná, no Curso de Especialização em Direito Administrativo, da Universidade de Tuiuti do Paraná – 2013, que teve como orientador o prof. Dr. Pablo Milanese, também citou nossos trabalhos.

Michael Aparecido Martins em seu trabalho de conclusão de curso de graduação em Administração da FACECAP/CNEC – Capivari – 2014: A importância da Gestão de projetos X Gestão de processo como fonte de obtenção de melhores resultados na empresa, que teve como orientador Mestre Valdir Antônio Vitorino Filho, também citou nossos trabalhos.

Yara Gonçalves Emerik Borges, Bacharel em Direito, no Artigo: A atividade policial e os direitos humanos, também cita o Livro Policiamento Inteligente – Uma análise dos Postos Comunitários de Segurança Publica no Distrito Federal.

Cristiano José Galvão, apresentou a Dissertação de Mestrado: “Vocês agora estão começando a parecer gente” – A transformação do indivíduo em quase Estado: Um estudo etnográfico no Curso de formação de Soldados da Polícia Militar de Pernambuco – 2014, a banca do programa de pós-graduação em Antropologia da Universidade de Pernambuco – Centro de Filosofia e Ciências Humanas do Departamento de Antropologia e Museologia. Teve como orientador o prof. Dr. Bartolomeu Figueroa de Medeiros. Ele também cita nossos trabalhos.

Bianca Gomes da Silva também apresentou Dissertação de Mestrado com citações de nossos trabalhos: Análise do Policiamento Comunitário na Base Móvel de Segurança no Bairro da Bolívia, no Município de Valença (BA). Sua dissertação foi para o Curso de Segurança Pública, Justiça e Cidadania, da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia. Que teve como Orientadora a prof. Dra. Ivone Freire Costa.

Outro trabalho que nos cita é o de Glauco Linguer Seniw RibeiroPunições Administrativas de Caráter perpétuo no âmbito policial militar – Artigo 13, nº 02, Regulamento Disciplinar da Polícia Militar de Santa Catarina – Análise Frente a sua (in)Constitucionalidade aos direitos e garantias fundamentais elencados na CRFB/88 – Criciúma – 2012 – Trabalho de conclusão do Curso de Direito da Universidade Extremo Sul Catarinense – UNESC – Orientador: Prof. Esp.  João Carlos Medeiros Júnior.

Charles de Magalhães Araújo Júnior tratou sobre: A efetividade dos Postos Comunitários de Segurança implementados no DF em relação à redução dos índices de criminalidade – Pesquisa tipo Survey – Quase experimental, banca que tive a honra de acompanhar no Curso Superior de polícia – 2009 – Trabalho técnico – científico – profissional – apresentado para a banca examinadora do curso de Altos Estudos da Academia de Polícia Militar de Brasília – Exigência para a obtenção do grau de Especialista em Gestão Estratégica da Segurança Pública. Teve como referencial teórico o  Livro Policiamento Inteligente – Uma análise dos Postos Comunitários de Segurança Publica no Distrito Federal.

Luana Daniela Damo Schmidt  em seu trabalho de conclusão de curso apresentado ao Departamento de Direito Público e Filosofia do Direito, da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – requisito para obtenção do título de Bacharel em Ciências jurídicas e sociais – Porto Alegre – 2014 – Polícia Militar no Brasil: possibilidade de desmilitarização da estrutura policial ostensiva – Orientador: prof. Dr. Roberto Caminheiro Baggio, também cita nosso trabalho.

Raimundo Roberto Coelho Costa, utiliza o  Livro Policiamento Inteligente – Uma análise dos Postos Comunitários de Segurança Publica no Distrito Federal como base para o trabalho apresentado ao Centro Universitário de Brasília – UNICEU/ICPD – 2014: A ação educativa da segurança pública como fator de aproximação com a comunidade. Requisito para o Curso de Pós-graduação Lat0 Sensu em Docência do Ensino Superior. Orientadora: prof. Dra Maria Eleusa Montenegro.

Ronnie Von Moreira Magalhães também cita um de nossos trabalhos em sua monografia: Participação democrática no desenvolvimento das políticas de segurança pública: Uma abordagem acerca da atuação do conselho comunitário de segurança da cidade satélite do Gama – DF – Requisito para a obtenção do título de Especialista em Direito Público, no Curso de Pós-graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito – 2015.

Alisson Mendes Fernandes em seu artigo científico: A necessidade da desmilitarização das polícias militares frente aos direitos humanos – Campina Grande/PE – 2012 – também cita nossos trabalhos. Artigo cientifico apresentado ao Curso de Ciências Jurídicas e Sociais, da Universidade Estadual da Paraíba, requisito para obtenção do título de Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais. Orientador: Prof. Dr. Heronides dos Santos Pereira.

Aderson Guimarães Pereira e Carlos Fernando de Araújo Júnior no Artigo Científico publicado na Revista do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – Araçatuba – SP – 2011 – ISSN: 1984-7459 – UNIVERSITAS, nº 04, sob o título: Deontologia Policial Militar – Military Police Ethics, também cita nossos trabalhos.

Adriano Rosa Eduardo em seu artigo: Qualidade de vida no Trabalho (QVT) na Polícia Militar do Distrito Federal: Um panorama das práticas Gerenciais – Trabalho de Conclusão do Curso MBA em Gestão de Pessoas – Pós-Graduação Lato Sensu, nível especialização, do programa FGV Management – Pré-requisito para obtenção do título de especialista – 2013 – Orientador: Prof. Douglas Ramos – também cita o  Livro Policiamento Inteligente – Uma análise dos Postos Comunitários de Segurança Publica no Distrito Federal.

Fui orientador do Trabalho de Conclusão do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais –  CAO dos Capitães: Jaime Rodrigues de Brito e Sebastião Salustiano da Silva Neto: A evolução da Legislação para ingresso no quadro de Oficiais Administrativos da PMDF – Era Brasília. APMB – 2011.   

1600111_595788177154955_1819914795_n

Já atuou em várias áreas na Polícia Militar dentre elas: Instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD), Serviço de Inteligência, Serviço de Expediente (P/1, escalante, P/3), Seção de Recrutamento e Seleção – Diretoria de Pessoal da PMDF, Inspetoria Geral da Força Nacional/SENASP/MJ, INSTRUTOR DE CHEFIA E LIDERANÇA NOS CURSOS DE NIVELAMENTO E DE POLÍCIA COMUNITÁRIA, ASSESSOR PARLAMENTAR, ASSESSOR ESPECIAL DE GABINETE DA SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA E DA PAZ SOCIAL DO DF e Assessor de Comunicação da mesma pasta, dentre outras funções.

Autores preferidos na Área de Segurança: Arthur Trindade Maranhão Costa, Lourdes Bandeira, Estela Grossi, Jaqueline Muniz e David Bayley.

Principal trabalho: Autor do livro – POLICIAMENTO INTELIGENTE: UMA ANÁLISE DOS POSTOS COMUNITÁRIOS NO DISTRITO FEDERAL. (Tiragem de 1 mil exemplares na PMDF (esgotado) – 15 exemplares disponíveis na biblioteca da UCB – Universidade Católica de Brasília Biblioteca da UNB e biblioteca da APMB – Academia de Polícia Militar de Brasília ). 

 

Baixe a monografia que deu origem ao livro:

https://aderivaldo23.wordpress.com/wp-content/uploads/2010/02/monografia-aderivaldo-final-revisada.pdf

Lançou em 2011 a 2ª Edição do livro que novamente esgotou. ISBN: 978-85-912937-0-4

capa do livro

 “Trocar tiro é a pior sensação do mundo, pois você passa por uma intensa euforia e depois se dá conta de que um pequeno projétil poderia ter acabado com todos os seus sonhos”.

“É necessária a normatização da abordagem policial padrão. A normatização do uso de algemas. A normatização do procedimento de revista não violenta. A profissionalização de fato das polícias”.

Como diria o eremita de Ferney, Voltaire:

“Que importa que eu não tenha um cetro? Tenho uma pena!”.

“Sozinho e sob as circunstâncias mais adversas, posso produzir tanto quanto uma associação inteira de pessoas que visam apenas a defesa dos interesses próprios, o voto nas eleições que se aproximam ou a condecoração com uma medalha de lata. Meu ofício é dizer o que penso”. (José Maurício Guimarães)

A filosofia do POLICIAMENTO INTELIGENTE sendo difundida. EM BUSCA DA EFICIÊNCIA E EFICÁCIA DA POLÍCIA!! DEVE SER MAIS QUE UM NOME BONITO. DEVE SER UMA BUSCA CONSTANTE NOS PRÓXIMOS 15 ANOS!! CONTINUIDADE NOS GOVERNOS É O QUE ESPERAMOS!!

O Policiamento inteligente = eficiência e eficácia

Acredito na frase: “somos resultado de nossas escolhas e das pessoas a nossa volta.” Depois de uma turbulência em minha vida passei a me dedicar a esse blog. O desejo ardente era de tornar-me um grande comunicador dentro da Corporação policial. Liderar tornou-se aqui sinônimo de influência. Influenciar as mudanças, mínimas que seja, tornou-se um lema: Líder de um (líder de mim mesmo), Líder de dez, Líder de cem, Líder de mil, Líder de dez mil era a meta. Uma grande multiplicação da filosofia comunitária.

Ontem o Blog superou a meta de dez mil leitores em um único dia. Agradeço a todos os leitores e amigos que estiveram nesse espaço e estarão nos próximos dias. Ajude-nos a chegar a 100 mil leitores em um dia…Essa é a nova meta.

Monday, March 21, 2011

Visitas: 10.219

Nunca escondi o desejo de me tornar um grande multiplicador da filosofia de polícia comunitária. Continuarei nessa busca. Atingir o máximo de leitores pode ser uma alternativa. Falar sobre mediação de conflitos, liderança, polícia comunitária, dentre outros temas, pode ser o caminho.

Obrigado a todos!

137 Respostas para “Meu Perfil

  1. Paulo Gonzaga

    blz
    Parabens pelo blog, são essas atitudes que mudarão nossa policia.
    Att. Sgt Gonzaga

    Curtir

    • BRASIL.

      Aderivaldo,quero que saiba que durante todo curso de proteção vip ministrado pelo cel Leonardo Santana,nunca fui tão impactado.Pois sua 1° ministração voltada para segurança privada marcou minha vida não só profissional como pessoal.Sendo assim peço sua ajuda para que possamos iniciar um novo blog voltado para segurança privada com o intuito de oforecer especialização em segurança aos profissionais de segurança privada do Brasil.

      att…
      Clodoaldo Brasil
      clodoaldodocerrado@hotmail.com

      Curtir

      • Aderivaldo Cardoso

        Muito obrigado meu novo amigo, Brasil. Vejo em ti potencial para revolucionar a Segurança Privada no Brasil. Estou pronto para ajudá-los nesse desafio. Vamos ver a possibilidade de nos reunirmos uma vez por semana para tratar do tema. Você tem meus números. Um blog será uma grande ferramenta nessa luta, depois um jornalizinho e depois a voz de cada um sendo ecoada entre os membros da segurança privada.
        O grupo de vocês é fantástico. Tenho uma palestra sobre A importância de sonhar na formação do profissional de segurança. Quando quiser poderei proferí-la. Quando for ainda mais bem sucedido não esqueça os dez por cento do amigo aqui..rsrs
        Estou à disposição de vocês.
        Att
        Aderivaldo Cardoso

        92867686
        81212459
        Ps: Aceito convites para churrascos, festas e almoços..rrs

        Curtir

  2. Olá meu amigo!
    Gostaria de fazer um convite para se integrar ao nosso condomínio de blogs policiais.

    Se quiser mais informações me mande um e-mail.

    Abraço

    Curtir

  3. Thiago Gomes Nascimento

    Aderivaldo,

    Hoje, podemos nos considerar cientistas sociais, atores privilegiados, já que nossa pesquisa parte de dentro de uma instituição que está em processo de mudança. Ao estudar os processos psicossociais e a cultura organizacional, pude perceber que é necessário se criar modelos de conduta, dentro de nossa corporação, só assim conseguiremos transformar essas condultas em valores, intrínsecos a nossa organização, como consequência, poderemos melhorar nossa formação e passaremos a realizar um melhor controle da nossa atividade, assim atingindo a eficiência que tanto nos é cobrada pela sociedade. Você, um jovem policial, não está ausente dessa transformação, e com atitudes como a criação do seu blog, você pode sensibilizar outros policiais para participarem ativamente dessa transformação, já que todos são atores e responsáveis pelo sucesso de nossa Polícia Militar.
    Parabéns,

    Atenciosamente,

    Thiago Gomes Nascimento – 2° TEN QOPM
    Especialista em Administração de Empresas – FGV;
    Pós-graduando em Segurança Pública e Cidadania – UnB;
    Mestrando em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações – UnB.

    Curtir

  4. jota

    Bom dia Aderivaldo!!!
    Parabéns pelo conteúdo do blog.
    Permita-me sugerir-lhe a leitura do tese da socióloga Jaqueline Muniz”A crise de identidade das polícias militares brasileiras:Dilemas e Paradoxos da formação educacional”
    http://www.ndu.edu/chds/Redes2001.
    Muito interessante e atual.
    Um grande abraço e felicidades.

    Curtir

  5. Alessandra

    Deri,

    A nossa sociedade carece de pessoas que dediquem seu tempo e esforço em prol de transformações sociais. E, nesse campo da segurança pública, sabemos que a tarefa não é fácil. (Re) pensar práticas policiais que conduzem à violência ou que nada fazem para efetivamente combatê-la é, sem dúvida, um grande desafio. Esse é um espaço muito importante que nos ajuda a refletir questões que dão sentido ao nosso trabalho.
    Obrigada pelo exemplo!
    Alessandra.
    Subsecretaria de programas comunitários
    SSP -DF

    Curtir

  6. Geraldo Eustaquio

    Fale ai companheiro,

    aproveitando as “ferias” de nosso curso na UNB resolvi dar uma passada por aqui. E só tenho motivos para parabenizá-lo peloa iniciativa de discutir um pouco sobre o que se passa em nossa segurança pública.
    Grande abraço e sucesso.

    GERALDO
    Del. PF

    Curtir

  7. É…meu caro amigo Aderivaldo, fico orgulhoso em te-lo em nossa policia. Pessoas como voçê é que faz a diferença. cujas ações devem nortear áqueles que buscam conciliar, realização profissional, com paz e serenidade.
    Atenciosamente
    Josenildo(grupo de teatro rodovia)
    Analista de Sistemas

    Curtir

  8. arquivoememoria

    Fala aderivaldo,

    Muito bom o seu blog, gostei tanto que resolvi fazer um para mim tambem. Segue o endereco arquivoememoria.wordpress.com

    Abracos,

    Otacilio Guedes Marques

    Curtir

  9. Estes comentarios feitos neste artigos é grade valor para que conhecemos

    Curtir

  10. lupercio

    Grande Deri, verdadeiramente pode-se fazer a diferença no meio em que vivemos com certeza, e essa é uma qualidade que temos que buscar a cada dia. Para nós da segurança é um orgulho ter homens dedicados como vc que se dá em prol do diálogo entre as muitas entidades de segurança pública e procura fazer uma interação entre os mesmos. valeu mano. continua…
    Sgt Lupercio
    Serviço Social

    Curtir

  11. jonas pasetto

    bom dia, gostaria de informaçoes de quando começarao as inscriçoes dos cursos para o ano 2009
    abraços

    Curtir

  12. ADERIVALDO…PARABÉNS PELO CONTEUDO EXCELENTE DE SEU BLOG, FIZ UMA VIAGEM COMPLETA E PUDE VERIFICAR O SEU ZELO, PARABÉNS E CONTINUE SEMPRE ASSIM COM ESTE CONTEUDO INTELIGENTE E INTERESSANTE….
    FILIPINO

    http://sgtpmespfilipino.blogspot.com/

    Curtir

  13. Prezado,
    tenho o imenso prazer em parabenizá-lo. Seus comentários são bastante oportunos e convenientes diante de uma realidade por todos nós vivenciadas.

    Parabéns!

    Curtir

  14. Prezado irmao.

    Tenho prazer em parabenizá-lo. Realmente seus comentarios sao praticamente aquilo que os policiais de rua gostaria de manifestar. O seu publico estou vendo que sao todos de alto nivel, por isso a pmdf deve ser vista como modelo. Parabens.

    Curtir

  15. bruna

    eu amei o proerd ele e demis!!!

    Curtir

  16. bruna

    o proed e muito legal Perguntei a um sábio,
    a diferença que havia
    entre amor e amizade,
    ele me disse essa verdade…
    O Amor é mais sensível,
    a Amizade mais segura.
    O Amor nos dá asas,
    a Amizade o chão.
    No Amor há mais carinho,
    na Amizade compreensão.
    O Amor é plantado
    e com carinho cultivado,
    a Amizade vem faceira,
    e com troca de alegria e tristeza,
    torna-se uma grande e querida
    companheira.
    Mas quando o Amor é sincero
    ele vem com um grande amigo,
    e quando a Amizade é concreta,
    ela é cheia de amor e carinho.
    Quando se tem um amigo
    ou uma grande paixão,
    ambos sentimentos coexistem
    dentro do seu coração.

    Curtir

  17. KELLY STEPHANNE

    Parabéns!!!
    Pela homenagem a mulher, a sociedade necessita deixar a discriminação de lado e começar a entender que a mulher já esta conqusitando seu espaço.

    Gostaría de saber se você conhece alguma mulher que teve por vocação trabalhar na carreira militar.

    Curtir

  18. Fernando Lima

    Meu valoroso irmão, é um prazer incomensurável tê-lo nas fileiras da Polícia Militar e no Ministério dos Centuriões da Fé, você é um grande exemplo de aplicação e profissionalismo para os seus pares, superiores e irmãos em Cristo Jesus. Desejo muita sabedoria e graça pra tí, Deus te abençoe !

    Curtir

  19. JOSÈ CÂNDIDO DE OLIVEIRA

    Aí Aderivaldo, achei esse blog excelente . Comente sempre sobre os inativos, SgCândido

    Curtir

  20. Alexandre

    Tenho que deixar meu recado… Companheiro de curso e de trabalho operacional…
    Tenho que te parabenizar pela iniciativa… O caminho é por ak mesmo… Sucesso e saiba que estou na luta… Estou para somar, meu partido é PMDF e a paz…
    Deus te abençoe.

    Curtir

  21. Cybele

    Olá Aderivaldo,

    Quero parabenizá-lo pela conveniência das suas colocações sobre todos os assuntos inerentes à segurança pública e amei a matéria relativa ao Policiamento Comunitário, ressalvando a postagem de ótima qualidade do Cap William.
    Fico orgulhosa de compor parceria com profissionais de nível tão alto! Parabéns e continue nos informando de tudo.
    Um abraço.
    Sgt Mara.

    Curtir

  22. reis dos bonecos policiais

    É dificil dizer o que é impossível, pois a fantasia de ontem é a esperança de hoje e a realidade do amanhã

    Curtir

  23. Júnior Sapucaia

    Olá Aderivaldo, o que vc acha desse concurso da PMDF vai sair ainda pra esse ano desde de ja obrigado.

    Curtir

  24. Júnior Sapucaia

    Olá Aderivaldo, fico muito grato por ter respondido minha pergunta pois moro no interior da Bahia as informações mal chegam aqui agora achei muita “sacanagem” a prova ser rermarcada após 30 dias da sua divulgação a minha sorte que eu ja venho me preparando desde de Fevereiro mantendo sempre um ritmo bom de estudos.Vamos que vamos e boa sorte a todos.

    Curtir

  25. Jean Araújo

    Parabéns pelo seu livro. Também faço parte de nossa corporação (1º ten 12º BPM). Sua força de vontade e sua conquista ultrapassam sua pessoa. É motivo de orgulho para toda a PM. Também lancei um livro em 2007 e quero lhe passar algumas dicas de divulgação. Marque uma data para o lançamento e depois vá ao CTI (antigo Ciad) e peça para divulgar na página da PM. Depois envie um convite, para o lançamento, para todos de sua lista de e-mail, com um pequeno resumo e valor do livro, solicitando que todos repassem ao maior número possível de pessoas. Faça uns 200 convites para entregar em mão a algumas pessoas. Sai barato. Por fim, tenho duas sugestões baratas para o lançamento: 1º: faça-o durante o expediente num quartel da corporação, na Academia de Polícia ou no CFap ou no próprio Comando Geral, solicitando que a PM-5 envie mensagens convidando todos os policiais, de todos os quartéis c durante o horário de expediente da corporação. 2º: faça em uma livraria de renome. Sugiro a Leitura da Casa Park, ao lado do Parkshopping. Não gaste com coquetéis. Ofereça apenas um pequeno lanche. Não sai caro e você conseguirá vender bastantes livros. Eu mesmo irei pro lançamento. Sucesso e boa-sorte.

    Curtir

  26. Aderivaldo Cardoso

    Obrigado pelas dicas tenente!
    Tive a honra de conhecê-lo no Riacho Fundo…fui seu vizinho por um tempo!

    abraço

    Curtir

  27. Parabensssssssssss !!!!!!!!!!!!!!!
    Manoooo pelo excelente trabalho.Sucesso!!!!!!

    Curtir

  28. Reinaldo

    Ola Aderivaldo, parabéns pela publicação do livro, fiquei conhecendo seu trabalho por intermédio do Sd Alexandre em um serviço voluntário. O livro mostra através de linguagem simples e compreensível algumas particularidades do policiamento comunitário, muito bom, pois só desmistificando o tema é que alcançaremos excelência na proposta de segurança cidadã. Aderivaldo quando do término da leitura notei na pág. 47 linha 14 a seguinte anotação: … 1) a preservação do crime baseada na comunidade…, acredito ser erro de impressão, corrija-me se estiver enganado. No mais, sucesso e felicidades.

    Curtir

    • Aderivaldo Cardoso

      Sim foi erro…
      Obrigado por ler e me dar um retorno!
      Estou relendo os textos a cada dia e com base nas observações dos colegas agregando valor para os próximos!

      Curtir

  29. CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA DE SOBRADINHO II

    Bom dia,
    Parabéns pelo blog, muito bom.
    Estou montando o blog do Conselho Comunitário de Segurança de Sobradinho II, para mostrar as ações já realizadas. Gostaria que fizesse uma visita e deixasse um comentário.
    http://consegsobradinho2.blogspot.com
    Obrigado.
    LUIS CARLOS TOREZANI
    Presidente

    Curtir

  30. miguel

    olá !!! trabalho no gab. do Dep. Chico Leite, e vi o seu livro. gostaria de saber se tem como receber um. e qual o teor do livro , critica ou satisfação com os postos, pois não tive tempo para ler, mas me interessei. forte abraço!!!!

    Curtir

    • Aderivaldo Cardoso

      Miguel, assim que chegar ao Brasil te procuro no Gabinete e te levo um exemplar!
      O livro é resultado de uma monografia, na verdade existe uma análise dos pontos positivos, negativos e obstáculos a serem superados…
      Os postos hoje no Brasil estao sendo uma política de seguranca pública, nao tem como ser evitado, mas tem como ser melhorado!
      abraco
      Obrigado!

      Curtir

  31. Meus amigos Blogueiros,

    Em final de julho retorna ao ar o programa Segurança Total (www.programatotal.com.br) pela emissora Yestv (www.yestv.com.br). É um programa que tem por objetivo melhorar o setor com informações de ponta aos internautas que queiram se manter informados sobre segurança.
    O programa, primeiro a tratar do assunto de forma adequada aos profissionais de segurança e cidadãos interessados em dicas e informações do setor, tem o seguinte slogan: “Falando de segurança com a cara do Brasil”. O formato traz Leonardo Sant’anna (vide CV anexo) como, consultor, entrevistando conhecedores sobre o assunto e coletando pautas que possam ser de interesse geral e podem ser, inclusive, sugeridas pelos colaboradores.
    Durante o programa ao vivo podem ser veitas participações ao vivo via SKYPE, MSN e por contatos via e-mail. O mais importante é que será aberto um espaço para os blogueiros e para que se tenha a possibilidade de acesso a notícias para profissionais de segurança de todo o país, o que será feito de forma técnica e no formato que nós policiais sempre desejamos.

    Curtir

  32. LINDOMAR OLIVEIRA BARREIROS - TEATRO RODOVIA

    Parabéns pelo Blog.

    Estamos em uma nova modalidade de vida.Estamos a cada dia, após a constituição de 88, construindo e abrindo espaços na política policial. Os mecanismos de comunicação têm alavancado a troca de conhecimentos e amparos a tantos desmandos no nosso ciclo.
    Desejo e espero que dentro do seu ponto de vista, possamos aquí até mesmo discutirmos representantes, eleições, políticas públicas. Podermos envolvermos os nobres policiais em todos os assuntos inerentes a nossa função.
    Nos últimos anos e meses, continuo incomodado com a inércia da nossa classe e não manifestar interesses pelos programas de governos, salariais e tantos outros aos quais nos interessam. Creio que em um dia tão breve, possamos todos, falar a mesma lingua, podermos discutir segurança pública no mesmo nível.
    Há vários dias somos jogados em duplas nos comércios, porquê alguém denuncia e a polícia têm que ir. Não temos trabalhado dentro de um projeto de ação e reação. Estamos sendo conduzido por denúncias anônimas e infundadas.
    Espero e irei contribuir em muito para uma boa segurança pública. Precisamos reagir escrevendo!!!
    Um abraço do Barreiros – Totó. Teatro Rodovia…

    Curtir

  33. Amanda Demetrio

    Oi Aderivaldo, tudo bem? Sou repórter da Folha de S. Paulo e gostaria de entrevistá-lo. Como posso entrar em contato? Obrigada

    Curtir

  34. gilbert

    Caro colega Aderivaldo parabenizo pela intensa dedicação em atuar nas mudanças culturais,sociais em prol da sociedade na nossa honrosa PMDF, vc sem dúvida é um profissional dedicado e exemplar ao qual devemos seguir em seus objetivos e sonhos, parabens e que DEUS esteja sempre convosco: Seu camarada GILBERT

    Curtir

    • Aderivaldo Cardoso

      Agradeço o elogio e sei que é sincero e verdadeiro!
      Fico feliz em vê-lo no Blog, participando ativamente.
      Você como um especialista em segurança pública em nossa cidade também tem muito a contribuir.
      Sua experiência durante esses anos de polícia, aliada ao seu conhecimento poderá contribuir de maneira impar na construção de uma nova polícia.
      Venha fazer parte dessa frente!
      abraço (Papai)

      Curtir

  35. Aderivaldo Cardoso

    Email: derivaderi@hotmail.com (email e msn) ou aderivaldo@pmdf.df.gov.br

    Telefone: (61) 92 86 76 86

    Sugestões de textos e críticas!

    Curtir

  36. Gustavo Danzmann

    Caro Aderivaldo,
    Visitei hoje, pela primeira vez, seu blog. Fiquei muito contente em vê-lo escrevendo sobre nossa polícia e a segurança de todos!
    Que suas ações transformem e reconstruam nossa realidade.
    Abraços
    Danzmann – 1 Ten PMDF

    Curtir

  37. Amigo Aderivaldo, tenho acompanhado com bastante alegria seus comentarios, sua liturgia voltada para o plano social como um todo.
    Nos, somos aliados agora, batalhamos perante os gigantes, e os enfrentamos com a pesada lei. Segue nesse sentido, o nosso lutar. Digo que ainda é bem grande o tal caminhar.
    Qualquer força estarei a dispor.
    joao junior.

    Curtir

    • Aderivaldo Cardoso

      Obrigado meu amigo Júnior,
      fico feliz em tê-lo nesse espaço.
      Que você e sua comissão possam ser vitoriosos nessa luta!
      Espero vê-los em nosso quadro. Juntos lado a lado lutando por uma polícia militar e uma segurança pública mais humana!
      abraço

      Curtir

  38. Aderivaldo Cardoso

    O blog “Policiamento Inteligente”, mantido pelo soldado da PM Aderivaldo Martins Cardoso, procura promover debates sobre temas atuais relacionados à força. Um dos posts tinha como título “A importância do controle emocional”. Ele faz uma análise sobre o tiro acidental que feriu um PM no evento de comemoração aos 200 anos da PM de Goiás, no Congresso Nacional. (Jornal de Brasília – 10/08/2009)

    Curtir

  39. Antonio Adolfo Carneiro Alvarenga

    Olá velho amigo!
    Fui fazer uma pesquisa sobre QRU e deparei-me com seu blog, não era à toa que existe uma sintonia de atitudes em nossa formação policial, pois é hoje estou aqui reformado tomando gardenal para controlar esse projétil de 38 na cabeça,mas tudo bem ainda estamos vivendo, abraços,
    Alvarenga
    cuidado com a segurança ,nunca pense que essa rotina de voltar para casa todo dia nunca vai mudar porque muda repentinamente

    Curtir

    • Aderivaldo Cardoso

      É um prazer tê-lo nesse espaço!
      Cada vez que leio essa frase no perfil sobre o que um projétil pode fazer em nossas vidas me lembro de ti!
      Nunca esquecerei nossas conversas no curso, as visitas a sua fazenda e as palavras do “limão”…rsrs
      Tô te devendo uma visita!
      bêêêê….rsrssr
      Varêêêênnnnnnnnnga!!
      abraço

      Curtir

  40. Oscar Urias Luiz

    Olá nobre colega Aderivaldo,
    ao visitar seu blog fiquei feliz em observar como sua pessoa cresceu em sabedoria e intelectualidade, além de tudo é bastante querido e admirado, suas observações são assaz pertinentes e auxiliarão a levar a efeito as esperadas e significativas mudanças que todos nós nos empenhamos para se tornar realidade na gloriosa PMDF, só tenho a lhe parabenizar e dizer que prossiga assim, sempre buscando melhorar a cada dia.
    Abraço,
    Oscar Luiz.
    PS: Lembranças do Terceirão, vou comprar seu livro, divulgue.

    Curtir

  41. sergio nogueira

    Amigo policial Aderivaldo, nosso último contato se deu no aniversário do quartel da 19 cpmind, no final fomos rapidamente apresentados pelo Ten Cel Daier nos comprimentamos, vc mencionou que eramos amigos de curso, lembrava-me de vc apesar de ter feito curso no Gama, mas confesso que apesar de já ter ouvido falar de seu blog não liguei o nome a pessoa.
    Amigo parabéns, não pense nunca que o que vc faz é em vão por que não é, continue colocando os seus pensamentos pra fora, eles são de extrema importancia para a nossa classe, apartir de agora sou mais um fã seu, e saiba que penso como vc, desejo uma polícia melhor pra todos nós, penso na valorização do policial em todos os aspectos, e isto tem acontecido dia após dia , estamos distantes de uma solução geral para todos os problemas de nossa profissão, mas esta caminhada se torna mais agradável quando podemos ler, ouvir e meditar em palavras como as que vc tem proferido,parabéns irmão e vamos lutar juntos pra exterminar de nosso meio um pensamento que alguns companheiros tem disseminado em nosso grupo ” esta policia não é de verdade” ou “fulano acha que a policia é de verdade”.
    Sergio Henrique Nogueira
    policial militar( como muito orgulho)
    Músico ( dom dado por DEUS)
    Aluno do TEC-SOP(oportunidade única que não devemos disperdiçar)

    Curtir

  42. LUIS CARLOS

    BOA NOITE OU BOM DIA!! E AI IRMÃO DE BATALHA BLZA SOU PM DE MINAS GERAIS,COMO ANDA A CORRERIA AI EM SEU ESTADO?? VI UMA PERGUNTA NAO SEI SE FOI VC QUE FEZ SOBRE 5S, EU DEI UMA PALESTRA ESTA SEMANA POIS ESTOU CURSANDO O CEFS, E TENHO A MATERIA,SE TE INTERESSAR E SO ENTRAR EM CONTATO,VALEU,ABRAÇOS

    Curtir

  43. MOD

    Congratulations for your blog. Winners must have two things: definite goals and a burning disire to achieve them (Brad Burden). Hugs.

    Curtir

  44. Vinício Aguiar

    Parabéns,a nossa Policia Militar deveria dar maior incentivo aos militares como você.
    Abs,
    Vinício Aguiar
    (NÃO CONSIGO FALAR COM O N DE CELULAR DO SEU LIVRO)

    Curtir

  45. Roberto Carlos de Lima

    Meu amigo Aderilvado,

    A PMDF esta muito agradecida por ter em suas fileiras um pessoa muito competente, amigável, sociável, e que pensa em prol dos seus pares e da nossa comunidade, parabens pelo exelente serviço prestado as nossas crianças dos Distrito Federal pelo efetivo serviço no PROED, pelo livro Policiamento Inteligente e que Deus capacite cada vez mais, e nada possa calar sua voz e ações. Um grande abraço Roberto Carlos e SGT Paula Lima.

    Curtir

  46. Cícero

    Parabéns, Aderivaldo, pessoas como você tem muito a engrandecer o nome da Polícia Militar do DF e demonstrar aos gestores da Entidade que inteligencia e sabedoria e dada a todos, independente de posto ou graduação, que Deus te abençôe.

    Curtir

  47. Leonardo Silva

    Parabéns pela iniciativa, porém além de atuar no Expediente PMDF, que diga-se de passagem é de grande importância, deveria também trabalhar no serviço de rua operacional. Poderia contribuir por lá sobremaneira.

    Abçs.

    Curtir

  48. LINDOMAR OLIVEIRA BARREIROS - TEATRO RODOVIA

    Ôlá a todos.

    Gostaria de saudar a todos com um forte abraço virtual, frase tira do meu curso de Técnico de Segurança Pública, Professora Erika – Católica Virtual – Brasília.
    Saudo a todos com bastante verdade e principalmente com uma grande admiração pelas postagens.
    Gostaria de ver mais unidade nas informações, nos conhecimentos. Creio eu que cada cidadão brasileiro, principlamente os nossos valorosos policias, ainda continua a mercê de bizus, informações alheias, aguardando que tudo caia do céu. Espero em breve podermos contar com uma classe mais coesa, principalemente parecida com aquela que foi obrgida à assistir a sansão presidencial com todo o seu aparato político. Pretendo ver aqueles 20.000 homens unidos com propósitos de eleger companheiros verdeiramente comprometidos com a causa.
    Tenho dito, que não basta ser somente candidato, mas sim, ser conhecedor da missão, da função policial militar, conhecer a fundos regulamentos, leis e o principal, ter sido considerado pelo partido a qual pretende se canditadar, como uma pessoa de renome e que pode fazer a diferença.
    Em fim, não posso deixar de agradecer a todos que de uma forma ou de outra, trabalhou em cima dessa reestruturação de cargos e salários, que ao meu ver, ainda está longe do desejado.
    Creio que o caminho já está definido, devemos conhecer melhor toda a sistemática, pois conhecendo a fundo a nossa instituição, poderemos crescer ainda mais nas nossas conquistas.
    Tenhe um ditado de um amigo meu, que diz que a voz da gente tem de ter eco. Ela têm de ecuar, pois corremos o risco de ficarmos gritando ao relento.
    Parabéns a todos pela conquista.

    Curtir

  49. CRYSTIANE

    SOU SOCIÓLOGA E GOSTARIA DE OBTER INFORMAÇÕES PARA UM PROJETO DE PESQUISA SOBRE O POLICIAL MILITAR E SEU CONTEXTO FAMILIAR, SOU DE SÃO PAULO E ACHEI SEU BLOG PESQUISANDO SOBRE A VIOLÊNCIA E SEUS PRINCIPAIS ASPECTOS, SE POSSÍVEL ENTRE EM CONTATO….
    OBRIGADO E AGUARDO

    Curtir

  50. Sérgio

    Parabéns, pelo site. Excelente! Nós policiais temos, cada dia mais, que nos interarmos sobre assuntos relacionados a polícia, pois acredito que só assim nos fortificamos como profissionais. Encontrei no seu site informações interessantes que compartilharei com amigos de farda.
    Abraço

    Curtir

  51. bom dia, caro amigo aderivaldo e demais colegas da briosa!!
    Em primeiro lugar, gostaria de parabenizar à você e aos ativos do blog pelas inserções e comentários`a respeito das ações e interesses dentro do nosso âmbito;pois têm sido de enorme valia para nossa amplitude de visão e enriquecimento pessoal e também corporativo.
    Em segundo, gostaria de maiores informações à respeito do curso de altos estudos para praças da pm-df,como são as inscrições,como são feitas, quem poderá realizá-las etc…
    No aguardo e um abraço!!!

    Curtir

  52. Sou bombeiro do Rio e criei um blog para noticiar informações importantes para nós bombeiros e os policiais e gostaria de saber se voce tem interesse em fazer uma parceria de link,seria um forma de estarmos divulgando junto nossos trabalhos,se tiver interesse é só adicionar o meu blog e me mandar o seu que adiciona na hora,desde já obrigado e aguardo sua resposta

    Meu Blog:

    http://heroisdavida.blogspot.com/

    Curtir

  53. Jocilon Barbosa / Energia Positiva

    Aderivaldo, ao acessar seu bolg voltei no tempo em que eu ingressava na PMDF. 1985, tempo em que era inaceitável que cabos e soldados pensassem. mas, mesmo assim, muitos de nós pagamos um preço por conservarmos nossas personalidades e as fortalecessemos. Hoje vejo com orgulho o interesse e capacidade de um policial de sua estírpe, que deve gostar de ser policial ou teria buscado outra profissão, que puxa para cima o moral de nossa corporação. Enquanto uns “astros” a denigrem!
    Energia Positiva Sempre!
    Encaminho por meio do seu blog, uma pequena homenagem aos companheiros da reserva. muito obrigado!
    2º sgt JOCILON / ENERGIA POSITIVA!

    AO POLICIAL MILITAR DA RESERVA

    Trinta anos! Quantas pessoas não conseguem alcançar este tempo, nem mesmo de vida. Imagine, então, trinta anos de trabalho. Valorizadas todas as profissões contenhamo-nos, um pouco, nos que trabalham esta, quase, vida numa “guerra”. Sim, esta guerra urbana onde não existem trincheiras e o inimigo não se uniformiza nem segue os tratados. Mistura-se aos inocentes, fazendo suas vítimas, desafiando as regras, que transformam as pessoas em sociedade.
    Ah! “A sociedade”. Este grupo de seres pensantes e “racionais”. Por tanto, vivendo em comunhão, “desfrutando” dos mesmos direitos e “cumprindo” os mesmos deveres. São professores, médicos, pedreiros, mecânicos, Políticos, ladrões…, não necessariamente políticos ladrões, assassinos, estupradores…, … esperem! Isto não é sociedade. Então vamos organizar esta confusão humana e criar as margens desta escrita cotidiana. Precisamos de normas, de leis, mas… isto já existe, assim, nos falta cobrá-las. Mas como? Para lidar com “gentes”, tem que ser gente, humano, homem, este que veio do pó. Um momento, Pó… Pó… Polícia! Eureca! Descobrimos a profissão que dá sentido à sociedade. Esta união de pessoas com suas várias diferenças e algumas igualdades, vivendo de forma organizada, ou, sendo encaminhadas às margens dessa organização por trazerem riscos aos que acreditam que é possível viver em paz.
    Louros aos policiais civis do nosso Brasil, estes cidadãos que por escolha, dedicam-se a encaminhar a cobrança dos comportamentos daqueles que destoam maleficamente do “Todo”, por nós capturados e apresentados aos “Meritíssimos” e “Jures” , na certeza de que a Justiça será feita.
    E nós, A Policia Militar, criada para ser a “Vacina Social”, um “escudo” para os “legais”, gerando a tão famosa “Sensação de Segurança”. Às vezes somos vassouras, pois temos que limpar as ruas. Às vezes somos cordões, isolando Palácios e separando interesses. Outras vezes somos “juízes de paz”, aconselhando casais, reatando casamentos e, até mesmo, sugerindo novos rumos para vidas de pessoas que perderam, ou nunca tiveram, o dom do diálogo.
    Somos assim, PPQO (Paus Para Quaisquer Obras). Mas, a “Batalha Mor”, desta guerra, nos é imposta pelas Drogas, com seus “Faraós” sem rosto, seus Dependentes sem personalidade. Um matando, a qualquer custo, para cobrir suas custas. E o outro matando, por qualquer resquício, para garantir o vício.
    E nós, Vestindo nossas fardas, desfalcando nossos lares, mirando nas ruas os erros e pelas frestas sendo mirados. Alvos fáceis de bandidos e alvejados pelas críticas. Compreensível, pois quem mais se expõe, mais é visto e comentado. Somos por todos…, …e quem é por nós? Senão nossos pais, esposas, esposos e filhos. Nossas famílias, enfim!!!
    Aí estão alguns “Detalhes” de uma vida profissional, que faz daquele que a abraçou um verdadeiro “Herói”. A ponto de, ao completar o cumprimento de sua “Missão”, não ser apenas mais um “Aposentado”. Mas, que faça parte de uma “Reserva”, ou seja, ele continua no “Time”. A final, quantas vezes aquele que está na reserva entra em campo para marcar o gol do título? E, mesmo que não jogue a partida, por sua importância nos treinos e pelo espírito de grupo recebe, também, sua medalha de honra. E isto é o que merece todo Policial Militar, que chegou à “Reserva” deste “Time”: “Policia Militar do Distrito Federal”. Quando tantos se contundiram e saíram de campo, antes do termino do jogo, ferindo também nossos corações. Contudo, esses nos aguçam a coragem e força, servindo-nos de exemplo para a perseverança na luta constante entre o Bem e o Mal, deixando-nos felizes e orgulhosos de nesta “Guerra”, sermos o Bem!
    Que Deus permita que sejamos da “Reserva” sempre e para qualquer hora…, “Inativos”, jamais!

    2ºSGT. QPPMC. Jocilon Barbosa Pires de Souza.
    MAT. 09960/0.14ºBPM.

    Curtir

    • Aderivaldo Cardoso

      Obrigado por suas palavras, nobre SGT!
      Minha admiração pelos mais antigos é cada vez mais, pois a cada dia vejo que e eu e esse blog somos resultado da luta de cada um!
      Seu texto “arrepia” qualquer policial que ama a farda e vibra com essa Corporação!
      Seu texto será publicado na íntegra nesse espaço, como uma forma de homenagear cada herói da reserva!
      Faço de suas palavras as minhas!
      abraço

      Curtir

  54. Rafael Bispo

    Olá Aderivaldo, sou futuro policial do DF (Se deus quiser) e estou com algumas dúvidas com relação à carreira militar, gostaria de trocar algumas idéias contigo pois estou com uma dúvida enorme se entro ou não na corporação(sou funcionário público)… caso seja possivel gostaria de saber como poderia tirar algumas dúvidas contigo.
    Abraço!

    Curtir

  55. Leandro

    Caro Aderivaldo,

    primeiramente lhe parabenizo pelo blog e agradeço a prestatividade que vem tendo com os aprovados.

    Gostaria de tirar mais uma dúvida e preferi perguntar pelo blog mesmo. Queria saber se há algum benefício ou facilidade no financiamento de imóveis, pois fui fazer uma simples simulação no site da Caixa e uma das opções era “acordo GDF” e a outra era “pronasci”. Se existe alguma facilidade, gostaria de saber, se possível, como que funciona, por alto. Nada como planejar o futuro desde cedo.

    Agradeço desde já!

    Curtir

    • Aderivaldo Cardoso

      Excelente iniciativa Leandro.
      Muitos colegas estão comprando imóveis financiados pela caixa…(inclusive estou pensando nisso tb.rsrs)
      Mas não sei se é uma vantagem por ser servidor, sei que os juros estão baixos (aproximadamente 9% ao ano)…
      Nós soldados podemos pegar em torno de 120 mil.
      abraço

      Curtir

  56. boa tarde.
    Caro Aderivaldo quero te parabenizar pela iniciativa do blog e pelo apoio que tem prestado as aprovados no concurso de formação de soldados. Gostaria de esclarecer uma dúvida com você, eu sou um dos aprovados no concurso, porém foi divulgado no site dos aprovados um cronograma das etapas do concurso, acredito que já seja de seu conhecimento, bom minha dúvida é em relação a data do psicotécnico que de acordo com o cronograma está marcado para o dia 13/03/2010, a minha preocupação é porque está surgindo a oportunidade de viajar para a jordânia nesta data ás 22:00 porém preciso confirmar com antecedência e tenho medo de não ser mesmo esta data. Em que meu nobre amigo você poderia me ajudar quanto a data defenitiva do psicotecnico?muito grato pela atenção dispensada. assim que puder. obrigado.

    Curtir

    • Aderivaldo Cardoso

      Caro amigo a data será alterada, mas infelizmente não tenho o dia certo, porque dependemos de outros fatores.
      O que o Sabattini fez foi alterar os dias 4 dias as datas originais…
      Possivelmente não será nesse dia, mas poderá ser nessa semana. Depende de quantos dias ficará lá para eu saber se será prejudicado ou não…
      Assim que tiver a data eu te passo…
      Fique atento a minha reposta.
      abraço e obrigado por suas palavras!

      Curtir

  57. Andréia Lima

    Meu amigo,
    quero te parabenizar, pelo seu blog, agora que o visitei, vou acompanhar de perto, todas as suas atualizações, você é uma pessoa incrivél, vencedora, honesto, inteligente, um amor de pessoa, além disso super abençõado por DEUS.
    Peço a ele que te guie e te proteja.
    Bjos,

    Curtir

  58. Thais

    Aderivaldo,
    Tb sou aprovada do concurso de soldado e vendo seu post pro Arlem viu que vai ser alterado a data do psicotécnico, gostaria muito saber se você já tem alguma informação a respeito disso pois estou com uma viagem marcada do dia 17/03 a 24/03 e to com muito medo de cair nessa data, gostaria de saber se você já poderia me adiantar algo pra eu ver se mudo a data da viagem ou concelo sem muita multa, pois quanto mais perto mais multa eles cobram, desde já agradeço.
    Thais Piva.

    Curtir

    • Aderivaldo Cardoso

      Thais, já perguntei várias vezes sobre a nova data e não obtive informações. Dependerá do resultado que sairá semana que vem, pois há a possibilidade de atrasar um ou dois dias como ocorreu na última publicação. Se tiver alguma notícia, ainda hoje postarei.
      Abraço

      Curtir

  59. Thais

    Obrigada Aderivaldo,
    Sabe como é, essa agonia mata a gente, ainda mais que ta tão perto e queria conseguir resolver minha vida logo, mas vou ficar de olho no seu blog sei que se você puder você vai ajudar.
    Thais

    Curtir

  60. Roberto Carlos de Lima

    Meu amigo, veja nosso link do Sinbocivil-DF
    Sindicato dos Bombeiros Civis do Distrito Federal.

    Roberto Carlos de Lima
    Secretaria de Assuntos Jurídicos e Previdênciários:

    http://sinbocivildf.wordpress.com/

    Lei dispõe sobre a profissão de bombeiro civil Diário Oficial da União traz publicada, esta terça-feira (13), a lei nº 11.901 que trata sobre o exercício dessa ocupação Brasília, 13/01/2009 – Foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (13) a lei nº 11.901, que trata do exercício da profissão de bombeiro civil. Sancionada ontem (12) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ela traz em seu texto a definição do cargo, suas classificações e também direitos, tais como jornada de trabalho de 36 horas semanais, seguro de vida e uniforme especial. Além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os ministros Carlos Lupi e Tarso Genro também a assinaram.

    Curtir

  61. ANTONIO FILHO

    Quero Parabeniza-lo, por ter o previlegio de desenvolver esse trabalho social, em falar o que realmente um policial bem capacitado sente em virtude a sociedade..Ser livremente aberto ao dizer que trocas de tiros não resolve praticamente nada, e que se todos os pesamento se focace em projetos sociais, vendo o lado de cada pessoa, seria o bastante para o mundo, as pessoas..serem menos violentas, frias, etc…..A ideia que eu tive, o meu entendimento…Passei muito rapido, mais vou voltar mais vezes para desfrutar da beleza de um ser que ver e pensa que o mundo pode crescer sem violencias, sem drogas e sem desgraças…..Tudo de bom!!

    Curtir

  62. Anderson Luis

    É Deriva Arrebentou!
    Sucesso Total seu Blog.
    Parabens pela coragem de dizer o que pensa, pelo conhecimento adquirido e pela postura de seriedade. A PM tem que investir mais na formação dos policiais. E voce é exemplo disso.
    Anderson Luis
    Presidente do PMN de Luziânia.

    Curtir

  63. Wilson "Bocão" dos Rodoviários

    Parabéns Aderivaldo Martins.
    Siga em frente e boa sorte!
    O policiais Militares e a sociedade em geral, estarão muito bem representados.

    Curtir

  64. jeovane andrade

    Caro amigo policial aderivaldo, tenho tentatado falar com vc, mas sem sucesso. Assim que possível for entre em contato comigo.
    Parabéns pelo seu trabalho, é realmente formídavel o que você tem feito pra mudar o caminho da segurança pública e continue nesta empreitada te desejo todo sucesso.
    Abraço

    Curtir

  65. Ricardo

    Boa noite Aderivaldo.

    Como posso mandar uma MP pra você?

    Abs,

    Curtir

  66. CORONEL SILAS

    Olá, Aderivaldo Cardoso !

    Navegando pelo Google à procura de um determinado site acabei encontrando o seu blog e por curiosidade passei a observar o seu conteúdo com os mais variados comentários.

    Foi muito interessante saber da existência porquanto reflete o pensamento e idéias dos diversos seguimentos que compõe a família policial militar no Brasil corroborado por diversas entidades que tem simpatia pela instituição Polícia Militar.

    Aliás, só tem simpatia pela Polícia Militar quem já precisou dos seus serviços e verificou o quão ela é eficiente, eficaz e importante nos momentos de perigo e de dor.

    Embora sem utilizar uma linguagem técnica ou jurídica perfeita verificamos o quanto nosso pessoal, ou seja, nosso PM, é carente de informações a respeito da própria Instituição Policial Militar a que pertence como também da legislação que o envolve no dia a dia do árduo trabalho policial.

    É fato que estamos envolvidos em complexa legislação de conteúdo civil e militar, abrangendo a justiça comum e justiça militar, além de posturas sociais diversas do mundo civil que obrigam o policial militar a conviver numa sociedade mais complexa ainda.

    Temos vários órgãos policiais a nível federal, estadual e municipal se digladiando para atuar no campo da segurança pública, cada qual defendendo seu “feudo” numa verdadeira batalha campal em busca de maiores e melhores recursos materiais, humanos e financeiros, instituições gananciosas e rivais que denigrem a própria imagem em detrimento do bem comum.

    Dizemos que em briga de boi no pasto quem se ferra é o sapo. O sapo é a sociedade e quem agradece é a marginalidade que age à vontade.

    Triste realidade.

    Pior de tudo é que a Instituição Polícia Militar no Brasil, embora de maior tamanho e responsabilidade, é sem sombra de dúvidas a mais carente e sem representatividade política na esfera do poder, por isso paga caro pela sua sobrevivência nesse meio hostil.

    Não podemos criticar quem quer que seja por essa situação que nos abrange, a não ser a nós mesmos, porque criamos os nossos próprios regulamentos perversos, que nos impõe sacrifícios, porque não elegemos os nossos representantes no poder legislativo para nos defender, porque não podemos promover greves em defesa dos nossos interesses, porque não temos sindicato da classe, ora somos policiais, ora somos militares, conforme as conveniências do Executivo, enfim, somos bem diferentes dos outros órgãos de segurança.

    Somos tão diferentes que confrontamos com a Polícia Civil, nossa companheira de trabalho, a mando de nossos governantes, para reprimir atos de protesto por melhoria salarial e greve da polícia judiciária, que até poderia nos beneficiar. Você entende?

    Eu fiz a minha parte, porém uma Andorinha não faz verão! Muita coisa ainda tem que ser feita em prol da Polícia Militar e Você como Soldado está dando forte exemplo de fidelidade e amor à Instituição PM a nível Brasil, coisa jamais vista, melhor ainda que Você esta ao lado do Congresso, aí em Brasília no Distrito Federal.

    Seja disciplinado, porém ousado, na defesa dos interesses da nossa Instituição PM e não esmoreça diante das resistências que certamente terá que enfrentar.

    Sugiro que VOCÊ tire as dúvidas dos nossos irmãos de farda e demais irmãos de profissão mediante a apresentação e comentário da legislação correspondente, conforme as aulas de “massetologia” por ocasião da nossa formação acadêmica.

    Somos capazes de ler a legislação, porém, não saber interpretá-la, motivo de haver necessidade do tradicional comentário para poder entendê-la.

    Nosso Órgão Corregedor de cada Estado deveria disponibilizar na WEB um site ou blog à semelhança do SEU para dirimir nossas dúvidas, com legislação atualizada, mas VOCÊ chegou primeiro com essa idéia Campeã, então vá em frente.

    Interaja com as PM dos demais Estados e organize sua rede de perguntas e respostas do “Policiamento Inteligente” podendo montar um banco de dados das NGA administrativas.

    Vejo que capacidade e força de vontade não lhe falta, siga em frente…”NÓS PODEMOS”.

    Atte.

    LAURO SILAS VOGEL
    Coronel Res PM
    Polícia Militar do Estado de São Paulo

    Curtir

    • Aderivaldo Cardoso

      Sinto-me honrado com a profundidade de suas palavras nobre coronel.
      Sinceramente não tenho idéia do alcance das idéias pregadas por meio do “Policiamento Inteligente”.
      Creio que a idéias que surgiram nesse comentário podem tornar-se realidade com a ampliação do blog, tornando-o um grande PAINEL NACIONAL DA SEGURANÇA PÚBLICA.
      A construção de uma polícia eficaz e eficiente é diária.

      Abraço e obrigado novamente.
      Que o grande Mestre possa nos conduzir nessa construção!

      Curtir

  67. Climeria Sanchez

    Ola Aderivaldo,

    Se todos os policiais estivessem preocupados em exercitarem mais a mente e menos o corpo, teriamos um Brasil mais justo, mais confiavel.

    Curtir

  68. José William da Silva

    Comungo plenamente com o pensamento do Ilmo. Senhor Coronel Lauro Silas Voguel, no tocante a falta de representação politica nas Assembleias Estaduais e na Camara e Senado da Republica. Todavia homens de sua qualificação apenas ponteiam com raridade dentro de nossas milicias, tenho hoje orgulho de olhar para traz e ver que não passamos desapercebidos pela Milicia do Ceará. Esperamos muito dos nossos atuais milicianos que enfrentam toda especie de obstaculos para dar cumprimento as sua funções em beneficio das familias brasileiras, voce caro miliciano deve seguir o conselho de Climeria Sanches escrito em 18 de agosto do ano em curso, e a voce meus parabens… e muito obrigado pelo exemplo de um policial que na realidade ama a sua profissão, um abraço do Capwilliam – Ceará

    Curtir

  69. Klébio Veloso

    Caro Aderivaldo,
    O passado não se apaga e é por isso que quem ti conheceu ou ti conhece não se abisma onde o nobre chegou e onde poderá chegar, más, enche-se de orgulho por não desistir de alcançar os seus ideais colocando-os em práticas boas, tornando-o um exemplo a ser seguido. Um abraço de seu camarada Klébio Veloso de bons tempos de Terceirão, parabéns e siga em frente.

    Curtir

    • Aderivaldo Cardoso

      Bom vê-lo nesse espaço. Obrigado por suas palavras. O 3º BPM foi nossa escola. Amo tanto esse lugar que um dia pedi pra voltar, permanecendo lá até receber um convite para atuar em outra. Não tenho dúvida de que um dia voltarei, pois o Batalhão é tão somente o somatório das pessoas que lá estão. Verdadeiros amigos, companheiros pra toda hora. Foi nesse espaço que forjei-me na Polícia e na vida, pois cheguei no “Teceirão” com apenas 23 anos de idade!

      Abraço
      Fica com Deus, nosso grande Criador e Mestre dos Mestres.

      Curtir

  70. Caros amigos candidatos, acessem esse site, tem muita coisa interessante para candidatos que desejam ingressar na PM.

    Curtir

  71. Claudio Dantas Monteiro

    Olá Aderivaldo,

    Foi de grande ajuda encontrar o seu blog. Eu estou me formando em Sociologia pela UnB, e estou fazendo minha monografia sobre os PCS, a sua monografia, que está disponível para download, será de grande ajuda.
    Atualmente eu trabalho na SENASP na coordenação geral de pesquisa e análise da informação.
    Esse ano eu começo o meu mestrado acadêmico na sociologia com a temática do policiamento comunitário. Gostaria de dialogar com você sobre essas questões.
    Abraço
    Claudio

    Curtir

    • Aderivaldo Cardoso

      Será um prazer dialogar sobre esse tema.
      (61) 85828510
      No corpo do blog disponibilizei mais quatro monografias sobre o tema, que tiveram como base minha monografia. Elas são muito interessantes.
      Assim que retornar as aulas da Unb estarei sempre por aí. Estou em uma pós do departamento de sociologia.
      abraço

      Curtir

  72. José Agnaldo félix de Oliveira

    Caro Aderivaldo,
    Quem vos fala é um irrmão de farda que teve a honra de conhecê-lo em uma ocasião na saída da SESP/DF.
    Nesse dia fui presenteado por vossa pessoa com um exemplar do livro de sua autoria, livro esse que teve grande importância em minhas pesquisas na UCB. Pois, graças à Deus, sou graduado em Tecnológia da Segurança e Ordem Pública, e tive a honra de trabalhar com seu livro… Parabéns, vejo em vossa pessoa, capacidade, garra e força de vontade em elevar o bom nome de nossa corporação. Mais uma vez PARABÉNS, nossa polícia e nosso país precisam de pessoas com sua inteligência e caratér….

    CB Félix/ 1º BPTRAN

    Curtir

    • Aderivaldo Cardoso

      Agradeço nobre irmão. Suas palavras me emocionam. Fico imensamente honrado em ter participado de vossa formação. Parabéns pela conquista. Sei que um aumento de 500 reais não faria tanta diferença em sua vida como o diploma o fez. Valorização profissional é isso. Está acima do valor financeiro. Precisamos agregar muito mais em nossa vida…
      É bom confirmar que a polícia realmente está mudando!! A polícia somos nós meu irmão!!!

      Curtir

  73. eu que quando crese se do ceviso secreto

    Curtir

  74. A exatos 23 anos atrás eu e mais 139 jóvens nos apresentavamos ao Quartel da Polícia Militar em Sobradinho (antiga Primeira CPMind) onde alí começariamos a carreira Policial Militar. Era dia 01 de março de 1988, estavamos alí vibrantes e apreensivos com o curso, foram 6 meses de rala, aprendizado e amizade. Nesses 23 anos muito se passou e muita coisa mudou no âmbito Policial Militar. Pode se ver que hoje temos uma polícia mais estruturada, voltada para o bem estar da sociedade e de seus componentes, uma polícia mais comunitária e melhor preparada, policias com nível superior e outros se qualificando, isso é bom pra todos. Hoje estava eu alí no curso de niverlamento de sargentos, onde pude ter o privilégio de estar ao lado de companheiros que deram e ainda dão sangue pelo PMDF, foi um momento de emoção, de lembranças, lembranças daqueles que já nos deixaram por terem tombado em combate, mas de tudo isso uma satisfação ficou, uma alegria e uma esperança de ver nossa amada PMDF cada vez mais unida em prol dos seus e da comunidade, emoção ao ver senhores quarentões que ainda tem a mesma garra daqueles jóvens que entraram na PMDF aos 18,19 20 anos de idade. Pais, avós, filhos que sonham com um mundo melhor a cada dia.

    A todos os Policiais Militares que hoje completam 23 anos de Polícia meu abraço e meu “URRA”.

    Sgt Alberto Oliveira

    Curtir

  75. Filippi

    Caro Aderivaldo, muito interessante e esclarecedor é seu blog no intuito de modificar paradigmas arcaicos da PMDF.
    Tenha certeza que muitos de nós, embora sendo apenas espectadores no momento, pensamos como você com o imenso desejo de modernizar essa honrosa Instituição.
    Vamos sempre a frente, sem desânimos e sem vacilações!
    Fraternal abraço.

    Curtir

  76. Caros colegas policiais, agradeço o apreço pelos meus trabalhos artístico, Deus abencoe a todos! CB reis, http://www.reisina.com

    Curtir

  77. Alexandre Aguiar

    Meu velho, preciso conversar contigo. Me liga ou me manda seu telefone. O aparelho que tinha seu número teve a tela quebrada. Abraços e aguardo, pode ligar a qualquer hora!

    Curtir

  78. Andréia

    Amigo, publica no seu blog.
    Bjs,

    site legal pra quem vai pegar a estrada no feriado:

    http://www.rotasdascidades.com.br/
    Dá pra calcular rotas, ver as condições das estradas.. bem útil!

    Guia das Rodovias – Denatran/Ministério das Cidades

    http://www.rotasdascidades.com.br

    Curtir

  79. Tania Maura de Moraes

    Uma brilhante tarde para o nobre amigo Aderivaldo!!!
    De tudo que li pude concluir que esse é o caminho para o progresso, para a conquista daquilo que todas as co irmãs PM aspiram, reconhecimento e condições para atuar de maneira honesta, coesa e eficaz em pról de uma sociedade mais justa, segura e em gozo de paz. Sonho isso para minhas filhas, para os meus netos ……… Acredito que é possível!!!! Mas é preciso lutar!!! O primeiro passo de muitos já foi dado por ti caro irmão, marcharemos contigo! Deus aprove todos os teus projetos, faça possível a realização dos nossos sonhos e o abençoe ABUNDANTEMENTE.
    Obs: Obrigada pela força a mim concedida quando mais precisei para ajudar meus amigos.
    Avante sempre!!!!
    Com todo meu carinho e respeito,
    TANIA MAURA DE MORAES
    DA POLICIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO
    Com muito orgulho!!!

    Curtir

    • Aderivaldo Cardoso

      Precisando sabe que sempre poderá contar comigo!
      Um grande abraço a todos os irmãos do Mato Grosso, quero um dia visitá-los, andar pela Chapada, comer aquele peixe..rsrs
      Tenha sempre orgulho de pertencer a Gloria Polícia Militar de nosso Brasil.
      Força!!!
      Brasil!!

      Curtir

  80. Roberto França

    Aderivaldo Cardoso conheci seu trabalho pesquisando na net, por isso te parabenizo pela sua luta na vida miliciana, pois eu tbém sou policial e conheço parte do que é esta vida. Sou militar em Mato Grosso desde o ano de 1994, hoje estou afastado por problemas psicologicos após um roubo a banco qdo fiquei de refém por mais de seis horas. Mas isso passou sou aluno do 10º semestre de direito e estou trabalho minha monografia com o seguinte tema: “O Abuso de Poder do superior hierarquico com o subordinado”, peço caso tenha algum materia, livros, artigos ou outros, que possa me ajudar.
    Meu e-mail e robertofranca.mt@hotmail.com

    Grato,

    Roberto França

    Curtir

  81. Aderivaldo, parabéns pelo vosso trabalho. Sou policial militar no Maranhão desde o ano de 1986 quando ingressei na Briosa e fui realizar o CFO em Paudalho – PE. Hoje também me aprofundo no assunto e sempre estou sonhando em melhorar nossas ações, justamente com esta filosofia. Sabemos que o papel de qualquer polícia no mundo é controlar e reduzir a criminalidade, pois o crime teve seu início quando Caim matou Abel e perdura até hoje e sempre irá acontecer em qualquer lugar do mundo. Bem, mas me informe sobre os cursos, pois tenho interesse e mande, se possível, alguns assuntos sobre violência e criminalidade, visto que em nossa ótica estamos enxugando gelo há muito tempo e a Segurança Pública está falida, pois a Família que é a base de tudo se encontra, hummmm….. deixa pra lá..você já entendeu. Um grande abraço.

    Curtir

  82. cb pacheco

    olá amigo! qual a chapa para a cabe devemos acreditar! qual delas tem reais compromissos com a família policial militar? vc tem acompanhado uma por uma? ESPERO SUA SUGESTÃO!

    Curtir

  83. Em uma noite de sexta-feira dessas estava eu em forma aguardando a liberação do policiamento. Mais uma vez trabalhava no famigerado “voluntário” e escutava atentamente as palavras do supervisor-de-dia que de forma bem prolixa dizia que: aquilo (a operação carrossel) não resolveria os problemas da cidade e muito menos poderíamos mudar o mundo, caberia a nós naquela noite apenas aparecermos e não arrumar mais problemas.
    Achei interessante e motivador iniciar uma noite de trabalho ouvindo aquelas sábias palavras e seguimos em direção ao local de atuação…
    Começamos a patrulhar e ouvimos pelo rádio que havia ocorrido um roubo com restrição de liberdade, a vida de uma senhora acabara de estar em risco quando um menor armado colocou o revolver em sua cabeça e rodou longos quilômetros ameaçando matá-la até que abandonou a vítima em um local ermo do DF.
    O autor do roubo se deslocou com o veículo para a cidade onde estávamos e lá se deparou com uma viatura da PMDF que identificou que aquele era o veículo roubado e tentou abordá-lo. O menor atirou contra a guarnição e fugiu em alta velocidade até que perdeu o controle do veículo e colidiu contra um muro, desceu do veículo e empreendeu fuga a pé disparando contra os policiais que revidaram. O menino foi apreendido portando uma pistola, na ficha criminal da criança de 17 anos somavam-se mais de trinta registros de crimes diversos.
    Na delegacia conversando com a senhora que havia sido vítima eu pude mais uma vez compreender a grandeza do serviço desempenhado por nós policiais, aqueles momentos jamais seriam esquecidos por ela, mas aquela senhora sabia que de alguma forma a justiça poderia ser feita e pelo menos momentaneamente, dado a nossa lei de execuções penais ser tão leniente, aquele delinqüente não poderia cometer atrocidades novamente.
    Quando a família daquela senhora se encontrou com ela na DP e juntos se abraçaram emocionados a nossa guarnição viu que as palavras do supervisor-de-dia, ouvidas por nós na preleção do serviço, não eram condizentes com a realidade.
    Quando olhamos para filhos e mãe se abraçando soubemos que para a família o mundo poderia ter sido radicalmente mudado se algo ocorresse com aquela mãe. Ficou bem claro que uma equipe de policiais motivados trabalhando na rua podem sim mudar o mundo.
    A sociedade e as autoridades constituídas parecem não compreendem que é quase impossível conseguir motivação quando olhamos para a instituição PMDF. É extremamente complicado encontrar estímulo para sair às ruas e doar a nossa vida dioturnamente em prol da sociedade sem reconhecimento das autoridades governamentais, sem gratificações (como recebem nossos comandantes e diretores burocratas), sem aumento, sem chance de promoção, sem um código de ética justo e sem os meios e equipamentos básicos.
    Todos os dias buscamos superar tudo isso e encontrar a motivação para trabalhar com afinco através da incessante procura por conquistar os sorrisos sinceros regados muitas vezes por lágrimas e voltar para casa com a certeza do dever cumprido.
    Mais difícil ainda é saber que esses sorrisos não enchem a barriga do meu filho!!!

    Mais um soldado da PMDF

    Curtir

  84. Coronel Lauro Silas Vogel

    Olá Aderivaldo Cardoso

    Passados aproximadamente 1 ano e 5 meses do nosso contato em seu blog, tomo novamente a liberdade de comentar o conteúdo do seu texto apresentado.
    Acredito que durante a preleção do seu Supervisor de Dia, por ocasião da liberação do policiamento, as palavras dele devem ter soado mais como forma de um desabafo porquanto nós policiais estamos cansados de ouvir e acompanhar críticas infundadas geradas no seio da nossa instituição.
    As diversas críticas destrutivas demandadas em nosso meio geram transtornos e desconfortos internos que acabam nos posicionando sempre na condição de Réus, pagando pelo que fazemos ou deixamos de fazer.
    Sempre estamos abaixo da crítica errando por ação ou por omissão, porém, sempre na condição de errados!
    A visão atual dos nossos Comandos é aquela de apenas cumprirmos a tabela (escalas) do jogo sem confrontos com a marginalidade, apresentando frios relatórios em branco, sem novidades, caso contrário estaríamos arrumando problemas.
    A marginalidade agradece!
    Embora em situação crítica, estamos desempenhando nossa missão de maneira bem razoável e do agrado da população ordeira e o nosso alento
    maior é que nas manifestações populares o clamor da sociedade pede por JUSTIÇA, significando que a POLÍCIA ainda cumpre o seu papel.
    Na real, a instituição que atualmente mais precisa de reparos é o Poder Judiciário, Órgão de dimensões “paquidérmicas”, LENTO DEMAIS, dispendioso e voraz nos gastos para sua manutenção, “come” mais de 96% do orçamento em despesas pessoais, Órgão ortodoxo de gestão tumultuada, sem doutrina aparente, comete erros grotescos irreparáveis, “come na mão” do poder executivo central e barganha com o legislativo, e, se falarmos em custo benefício, no Brasil, do jeito que está a lógica prediz sua imediata extinção! Não fará muita diferença!
    QUEREMOS JUSTIÇA!…………senão tudo acaba em pizza!
    A Polícia Militar não tem “recesso forense ou parlamentar”, não tem 14º salário, nem fecha por acasião de férias coletivas, né! ou estou enganado?
    Meu caro amigo Aderivaldo, por mais defeitos e maus funcionários que a Polícia Militar possa ter, EU te garanto que ELA tem muito mais conceito positivo e moral perante a sociedade, acima de qualquer Instituição Pública neste País!
    Vamos continuar lutando por ELA e pelos nossos interesses também!
    Forte abraço.
    Atte.
    Coronel LAURO SILAS VOGEL
    Polícia Militar do Estado de São Paulo.

    Curtir

  85. Caroline

    Gostei muito desse blog e de tudo postado. Parabéns pela atençao com os compannheiros da segurança pública.

    Curtir

  86. Hoje no período da tarde de hoje(17),faleceu nosso grande amigo Sgt.Folgeirini que trabalhava no posto da Vila Planalto,vitima de choque elétrico em sua residência no Setor P Norte.

    Curtir

  87. allyson balzani rabelo

    Vi uma palestra do policial ALEXANDRE GARCIA e gostaria de saber o contato dele. É possível? Agradeço antecipadamente.

    Curtir

  88. Gesom Arruda

    Caro colega de farda Aderivaldo, sou BM DF, gostaria de adquirir sua publicação. Meu E-mail scorpionsseguranca@hotmail.com ATT-Julião

    Curtir

  89. Andressa Resende

    Gostaria de elogiar o atendimento da PMDF. Moro em uma rua movimentada durante a madrugada, em Taguatinga Centro. E sempre que a bagunça me incomoda no meio da noite ligo para a emergência da polícia. Em no máximo cinco minutos, o barulho já acabou. A PMDF tem, sim, seus problemas, mas é preciso reconhecer quando atende de forma exemplar à população do DF.

    Curtir

  90. MARCELO AQUINO DE SOUZA

    Parabéns Aderivaldo pela criação do Instituto Gabriel Brilhante, acredito que esta instituição vai trazer avanços significativos na educação dos nossos jovens, realmente fiquei muito satisfeito com o que presenciei na inauguração do instituto e me coloco a disposição.
    ATT: Marcelo Aquino de Souza.(equipe do Crispim PMDF)

    Curtir

  91. Toda mudança traz consigo muita insegurança. isso porque é mais fácil se adaptar aos meios já conhecidos, mesmo que cheios de vícios ou padrões já ultrapassados, à enfrentar, nas incertezas da inovação e das possíveis críticas, uma oportunidade de transformar os acontecimentos em fatos concretos e grandes conquistas. parabéns pela coragem de expor seu pensar e contribuir para as grandes transformações no campo da segurança pública. se precisar conte comigo……abração…”Idjalmo Brandão.

    Curtir

  92. karlo

    Ola!Aderivaldo vc disse que e o PDT e colado com Regufe ,Cristovam chama eles para dar uma força para nós PPmm.
    Ele ficam na moita.
    Cristovam foi um dos que prometeu ajudar os PPMM e até agora nada.
    Cade o Regufe tem que nós ajudar!

    Curtir

  93. Leonardo

    Boa tarde Aderivaldo. Vc sabe informar quantos alunos vão ser chamados para o cfp, e se existe alguma expectativa de quando irá ser o cursores formação?
    Essas informações são importantes para nos que estamos no processo do certame

    Curtir

  94. josé Augusto

    Olá
    A portabilidade de arma de fogo se aplica também para inativos?

    Curtir

  95. jose luciano

    O direito aa igualdade.
    Bom dia amado, agora nós tempos uma nova meta para a nossa luta de isonomia salarial. Os nossos primos ricos PC, ficaram pobres, agora os novos primos ricos são os policias legislativos com escolaridade de nível médio iniciam sua carreira com um salário inicial de R$ 12.000,00, que que isso garoto???????
    Vamos busca na legislação o amparo legal para igualdade. Com a comparação das funções de cada um.
    Quem tem mais importância? Um presidente de uma nação e um governador de estado ao qual são guardados por policiais militares e outros, ou os presidentes do Senado e Câmara que criarão a sua guarda pessoal.

    Curtir

  96. eu sou o lider de gangues vou matar voce seu posta eu fico no centro de taguatinga na praca do relogio sentado no ponto de onibus eu uso princo do psul

    Curtir

  97. alonso turma 1999

    boa noite aderivaldo. sou CB da turma de 1999, como vc tb 1999. amigo nossa turma toda saiu sgt e o resto está entregando nada consta para sair agora em agosto sgt. amigo o problema que ficou uns 25 da nossa turma fora para sair sgt tão pouco e com 17anos de polícia, amigo se der queria muito da sua ajuda juntos aos *** se der para incluir o restante da turma .

    Curtir

  98. André Gomes

    Estamos querendo organizar uma reunião para tratarmos de assuntos relativos a criação de uma única associação para a PMDF e gostaríamos de contar com sua presença. Como podemos fazer?

    Curtir

  99. Maria da Graça S. Pires

    Boa tarde, Sr. Aderivaldo. Em pesquisa localizei duas publicações sua. CARDOSO, A. Martins. Policiamento Inteligente: uma análise dos Postos Comunitários de Segurança Pública no Distrito Federal, 2 Ed, UNB, Brasília, 2011.
    CARDOSO, A. Martins. Policiamento comunitário no Distrito Federal: uma análise dos Postos Comunitários de Segurança, UNB, Brasília, 2009.
    Entretanto só encontro a primeira publicação. Gostaria de saber, se a de 2011(livro) é uma reedição do trabalho de 2009 com um novo título.
    Obrigada pela atenção.

    Curtir

  100. RICARDO GRAVINA

    Bom dia Aderivaldo, sou Subten Ricardo Gravina da PMPR (PARANA), temos um Projeto Político em nossa PM – PMPR FORTE, onde orientamos nossos Policiais Militares em votar em nossos candidatos, tivemos o sucesso em termos nas eleições de 2016, 38 vereadores e dois prefeitos PM eleitos. Vendo a sua luta na PMDF, vejo que também esta tendo o mesmo problema que nós para as eleições de 2018, caso queira trocar ideias, estou a disposição, abraço.

    Curtir

Deixe um comentário