“Apenas após sair de Brasília foi que percebi que estive falando com um dos autores que mais citei em minha tese”

Praticamente abandonei meu “querido diário”, a vida veio trazendo outras “prioridades” ao longo dos últimos dez anos, mas percebo que mesmo não escrevendo o “Blog Policiamento Inteligente” virou uma fonte de pesquisa. São milhares de reflexões postadas ao longo de mais de dez anos de existência.

Um ponto importante nas reflexões feitas aqui foram as mudanças produzidas na mentalidade de muitos leitores. É impressionante como influenciamos autores e debates sobre os diversos temas debatidos aqui.

image

O Blog me tornou conhecido, respeitado, odiado, polêmico, mas acima de tudo me deu a autoridade necessária para expressar a opinião de um “soldado de polícia que ousou pensar”, foi além, de um soldado que “ousou pensar”, pois também “ousou falar”. Com o Blog, o Livro e os Debates travados neste período ganhei autoridade, legitimidade e confiança para alçar vôos.

capa do livro

No mês de dezembro participei de um “Seminário Internacional de Segurança Pública”, organizado por colegas da turma de Especialização em Segurança Pública e Cidadania da UNB, do Departamento de Sociologia, grande parte  instrutores da Academia de Polícia Militar de Brasília e pensadores do Instituto de Ciências Policiais da PMDF.

image

Uma grande oportunidade. Em meio aos debates, teve um painel que me chamou a atenção, pois discutia “Polícia comunitária” e a “aproximação entre a polícia e comunidade”. Ali fiz comentários, perguntas e me senti a vontade, pois a similaridade com aquilo que venho debatendo ao longo dos anos era muito grande. No palco uma doutora debatia um tema de grande relevância e interesse. Fui até ela, peguei seu email e mandei uma mensagem parabenizando-a. Para minha surpresa recebo sua resposta:

“Apenas após sair de Brasília foi que percebi que estive falando com um dos autores que mais citei em minha tese. Agradeço a você pelo trabalho desenvolvido e que tanto me ajudou como referência na construção do meu.
Estive pensando muito nesse ponto e gostaria de ver com você, caso você tenha interesse, em tentarmos construirmos juntos uma agenda de pesquisa e publicação que envolva nosso interesse em comum: a polícia.
O que você acha?”
Ao ler tais palavras e ver minha história na Corporação percebo que valeu a pena tudo que passei: 10 IPM`s (todos arquivados), 01 Conselho de Disciplina (ilegal tornado nulo), 01 PIP (arquivado) e 10 Sindicâncias – sendo que algumas delas me deram prisões e detenções – por escrever sobre segurança pública ou expressar o pensamento de um “soldado”, que ousou pensar e escrever em rodapés, tudo aquilo que pensou.  Ver a lista a baixo me enche de orgulho do processo de construção do pensamento no campo da segurança pública que ajudei a construir nos últimos dez anos.
10277885_753245534715810_5910369631457723206_n
Hoje escrevo pouco sobre segurança pública, pois percebi que a mudança não virá por meio da instituição (macro), ela virá por meio dos homens e mulheres que fazem parte da instituição (micro). Passei a me dedicar na transformação e aperfeiçoamento do homem. A partir daí Deus passou a me abençoar mais e mais. E muito ainda virá, pois ainda faltam dez anos para este tenente continuar a fazer o que mais ama, que é servir a população do Distrito Federal.
image
Obras que também citaram o Autor Aderivaldo Cardoso:

A dissertação de mestrado de Valdemar Alves dos SantosPOLICIAMENTO COMUNITÁRIO, SEGURANÇA E CIDADANIA: UMA PROPOSTA EM DISCUSSÃO NO DISTRITO FEDERAL (2015) fez várias citações do Livro: Policiamento Inteligente – Uma análise nos Postos Comunitários de Segurança Pública no  Distrito Federal. Ele teve como orientador o Dr. Carlos Federico Domingues Avila.

A Polícia Militar de São Paulo em seu Curso Superior de Tecnólogo em Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública I, na Escola Superior de Sargentos, também cita o Livro: Policiamento Inteligente – Uma análise nos Postos Comunitários de Segurança Pública no  Distrito Federal em seu material: Doutrina de Polícia Comunitária. Apostila elaborada/atualizada em DEZ12, pelo Maj PM Delafina, do 51º BPM/M e 1º Ten PM Flavia da ESSgt, que teve como Coordenador da matéria Cap PM Melquisedech, do 45º BPM/M – APOSTILA EDITADA PARA O CFS I/15.

Carlos Eduardo da Cruz Leitão em sua monografia: A desmilitarização das polícias no Brasil – Faculdade de Direito de Cuiabá – 2011, Campus do Pantanal – Universidade de Cuiabá,  que teve como Orientador o prof. Esp. Miron Fernandes, também cita nossos trabalhos.

Outro que cita nossos trabalhos é José Leomar Bueno da Rocha em seu artigo científico: A ampla defesa nos processos Administrativos da Polícia Militar do Paraná, no Curso de Especialização em Direito Administrativo, da Universidade de Tuiuti do Paraná – 2013, que teve como orientador o prof. Dr. Pablo Milanese, também citou nossos trabalhos.

Michael Aparecido Martins em seu trabalho de conclusão de curso de graduação em Administração da FACECAP/CNEC – Capivari – 2014: A importância da Gestão de projetos X Gestão de processo como fonte de obtenção de melhores resultados na empresa, que teve como orientador Mestre Valdir Antônio Vitorino Filho, também citou nossos trabalhos.

Yara Gonçalves Emerik Borges, Bacharel em Direito, no Artigo: A atividade policial e os direitos humanos, também cita o Livro Policiamento Inteligente – Uma análise dos Postos Comunitários de Segurança Publica no Distrito Federal.

Cristiano José Galvão, apresentou a Dissertação de Mestrado: “Vocês agora estão começando a parecer gente” – A transformação do indivíduo em quase Estado: Um estudo etnográfico no Curso de formação de Soldados da Polícia Militar de Pernambuco – 2014, a banca do programa de pós-graduação em Antropologia da Universidade de Pernambuco – Centro de Filosofia e Ciências Humanas do Departamento de Antropologia e Museologia. Teve como orientador o prof. Dr. Bartolomeu Figueroa de Medeiros. Ele também cita nossos trabalhos.

Bianca Gomes da Silva também apresentou Dissertação de Mestrado com citações de nossos trabalhos: Análise do Policiamento Comunitário na Base Móvel de Segurança no Bairro da Bolívia, no Município de Valença (BA). Sua dissertação foi para o Curso de Segurança Pública, Justiça e Cidadania, da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia. Que teve como Orientadora a prof. Dra. Ivone Freire Costa.

Outro trabalho que nos cita é o de Glauco Linguer Seniw Ribeiro – Punições Administrativas de Caráter perpétuo no âmbito policial militar – Artigo 13, nº 02, Regulamento Disciplinar da Polícia Militar de Santa Catarina – Análise Frente a sua (in)Constitucionalidade aos direitos e garantias fundamentais elencados na CRFB/88 – Criciúma – 2012 – Trabalho de conclusão do Curso de Direito da Universidade Extremo Sul Catarinense – UNESC – Orientador: Prof. Esp.  João Carlos Medeiros Júnior.

Charles de Magalhães Araújo Júnior tratou sobre: A efetividade dos Postos Comunitários de Segurança implementados no DF em relação à redução dos índices de criminalidade – Pesquisa tipo Survey – Quase experimental, banca que tive a honra de acompanhar no Curso Superior de polícia – 2009 – Trabalho técnico – científico – profissional – apresentado para a banca examinadora do curso de Altos Estudos da Academia de Polícia Militar de Brasília – Exigência para a obtenção do grau de Especialista em Gestão Estratégica da Segurança Pública. Teve como referencial teórico o  Livro Policiamento Inteligente – Uma análise dos Postos Comunitários de Segurança Publica no Distrito Federal.

Luana Daniela Damo Schmidt  em seu trabalho de conclusão de curso apresentado ao Departamento de Direito Público e Filosofia do Direito, da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – requisito para obtenção do título de Bacharel em Ciências jurídicas e sociais – Porto Alegre – 2014 – Polícia Militar no Brasil: possibilidade de desmilitarização da estrutura policial ostensiva – Orientador: prof. Dr. Roberto Caminheiro Baggio, também cita nosso trabalho.

Raimundo Roberto Coelho Costa, utiliza o  Livro Policiamento Inteligente – Uma análise dos Postos Comunitários de Segurança Publica no Distrito Federal como base para o trabalho apresentado ao Centro Universitário de Brasília – UNICEU/ICPD – 2014: A ação educativa da segurança pública como fator de aproximação com a comunidade. Requisito para o Curso de Pós-graduação Lat0 Sensu em Docência do Ensino Superior. Orientadora: prof. Dra Maria Eleusa Montenegro.

Ronnie Von Moreira Magalhães também cita um de nossos trabalhos em sua monografia: Participação democrática no desenvolvimento das políticas de segurança pública: Uma abordagem acerca da atuação do conselho comunitário de segurança da cidade satélite do Gama – DF – Requisito para a obtenção do título de Especialista em Direito Público, no Curso de Pós-graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito – 2015.

Alisson Mendes Fernandes em seu artigo científico: A necessidade da desmilitarização das polícias militares frente aos direitos humanos – Campina Grande/PE – 2012 – também cita nossos trabalhos. Artigo cientifico apresentado ao Curso de Ciências Jurídicas e Sociais, da Universidade Estadual da Paraíba, requisito para obtenção do título de Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais. Orientador: Prof. Dr. Heronides dos Santos Pereira.

Aderson Guimarães Pereira e Carlos Fernando de Araújo Júnior no Artigo Científico publicado na Revista do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – Araçatuba – SP – 2011 – ISSN: 1984-7459 – UNIVERSITAS, nº 04, sob o título: Deontologia Policial Militar – Military Police Ethics, também cita nossos trabalhos.

Adriano Rosa Eduardo em seu artigo: Qualidade de vida no Trabalho (QVT) na Polícia Militar do Distrito Federal: Um panorama das práticas Gerenciais – Trabalho de Conclusão do Curso MBA em Gestão de Pessoas – Pós-Graduação Lato Sensu, nível especialização, do programa FGV Management – Pré-requisito para obtenção do título de especialista – 2013 – Orientador: Prof. Douglas Ramos – também cita o  Livro Policiamento Inteligente – Uma análise dos Postos Comunitários de Segurança Publica no Distrito Federal.

Fui orientador do Trabalho de Conclusão do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais –  CAO dos Capitães: Jaime Rodrigues de Brito e Sebastião Salustiano da Silva Neto: A evolução da Legislação para ingresso no quadro de Oficiais Administrativos da PMDF – Era Brasília. APMB – 2011, onde também nos deparamos com citações de obras do Policiamento Inteligente.

image

Como diria o poeta:

“Tudo vale a pena quando a alma não é pequena.” Fernando Pessoa

Deixe um comentário

Arquivado em Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s