Recurso sobre a questão do Lago Paranoá prova Soldado PMDF

Tenho tido vários contatos com candidatos do concurso para soldado/PMDF e dentro de minhas possibilidades tenho tentado ajudá-los em seus recursos. Até o dia 04 de junho, data limite para realizá-los tentarei postar sobre o tema. Hoje optei em analisar a questão a abaixo para norteá-los.

Lago paranoá

Muitos alegam que a questão A seria a correta a correta e que a questão cabe recurso. Vejamos:

  1. Entendo que o Lago Paranoá teve como função inicial pontos relativos à questões climáticas, portanto uma de suas funções era amenizar a “umidade”. O ponto que para mim deixa  a questão falsa é o finalzinho “DF e entorno”, pois normalmente utiliza-se o termo “arredores” do Lago Paranoá.
  2. Já o item E, considerado correto pela Banca, afirma que uma das funções era “suprir necessidades paisagísticas de Brasília e de lazer da população”. Concordo até aí, pois : “No relatório do Plano Piloto de Brasília, Lúcio Costa chama a  tenção para a vocação natural do lago para o lazer e o paisagismo, não prevendo a ocupação de habitação humana em nível elevado neste espaço (Parente, 2006). ” Neste sentido, o final da questão me deixa dúvidas: “mais recentemente, a pavimentação de parte da orla incrementou o turismo local, auxiliando a questão econômica”. É possível que esse finalzinho seja a linha de raciocínio para a anulação da questão. E não, o item A. A pavimentação de parte da Orla ainda está em andamento, foi inaugurada a pouco tempo e não existem dados ou elementos para comprovar que houve “incremento no turismo local”. Em pontos antigos como “Pontão”, por exemplo, poderia ser até aceitável, mas da forma que veio na questão, creio que não.

Para auxiliá-los no recurso sugiro a leitura do texto: http://6cieta.org/arquivos-anais/eixo4/Isabela%20Almeida%20Costa,%20Maicon%20Ferrari.pdf

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Política

Uma resposta para “Recurso sobre a questão do Lago Paranoá prova Soldado PMDF

  1. Ramon Jonas

    Muito bom, excelentes apontamentos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s