Somente dois candidatos da PMDF tem condições de serem eleitos em 2018

Em Abril de 2018 o Blog Policiamento Inteligente completará 10 (dez) anos. Aqui fiz várias reflexões neste período. Chorei, sorri, me arrependi, fui punido, transferido, silenciado em alguns momentos, mas continuo aqui firme e forte. A coerência tem sido minha maior busca. Quantas reflexões? Quantos debates? Quanta evolução? Quantos ficaram pelo caminho? Quantos continuam na busca pelo aprimoramento?

Ultimamente tenho procurado rever meus escritos e repensado vários deles. Na última semana tenho conversado muito sobre política com alguns amigos. Avaliando cenários e produzido prognósticos. Reli o Balanço que fiz das eleições na PMDF em 2014 e farei algumas considerações.

Na questão política evoluímos muito pouco nos últimos anos. Ontem, ao pensar sobre lideranças na PMDF, vi na prática algo que venho afirmando há anos:

O problema na PMDF não é o excesso de “lideranças” ou de “candidatos”. O problema na PMDF é a falta de lideranças com  credibilidade para representar seus liderados. 

Ao analisar a votação dos candidatos Policiais Militares  a vaga de Deputado Distrital verifiquei algo interessante. Existe um “vácuo” de cinco mil votos entre o primeiro colocado dos policiais militares candidatos (Guarda Jânio) na eleição passada e o segundo colocado (Hermeto), posteriormente verificamos um “vácuo” de quatro mil votos entre o segundo  (Hermeto) e o terceiro colocado (Poliglota).

Na política existem três barreiras durante uma eleição, que definem os três grupos de lideranças, ou seja, aqueles que estão entre os 20% dos votados e a massa entre os 80%: A primeira barreira a ser ultrapassada para ficar entre os 20% mais influentes é passar dos mil votos, depois dos cinco mil e posteriormente atingir o “pelotão de elite” composto por aqueles que ultrapassam os dez mil votos. A maioria esmagadora fica abaixo dos mil votos (80%).

O primeiro colocado dos candidatos da PMDF foi o Sargento Jânio, conhecido na cidade como Guarda Jânio, com 14.939 votos. Ele veio candidato pelo PRTB. Em 2010 ele obteve 13.735 e veio candidato pelo PSB. Em 2006 foi candidato pelo PTB/PHS e obteve 6.441 votos. Dobrou a votação de uma eleição para outra e manteve a média na última eleição.

Janio

O segundo colocado dos candidatos da PMDF foi o Subtenente Hermeto, ex-administrador da Candangolândia por diversas gestões, com 9.664 votos. Ele veio candidato pelo PMDB. Em 2010 obteve 5.876 e veio candidato pelo PMDB. Praticamente dobrou sua votação de uma eleição para outra. 

Hermeto

Já o terceiro colocado foi o Tenente Jorge Martins, conhecido nas redes sociais como “Poliglota”, com 5.600 votos, mas observem que ele aparece como “não eleito”,  enquanto os outros aparecem como “suplentes”, pois seu partido não atingiu o coeficiente eleitoral, ou seja, é como se tivesse sido “eliminado” da eleição por não ter “atingido a nota mínima”, semelhante a “nota de corte” de um concurso. Ele veio candidato pelo DEM e foi sua primeira eleição.

Poliglota

O quarto colocado foi o Major Cruz, conhecido por sua luta pela melhoria da saúde na PMDF. Ele obteve 4.914 votos e veio candidato pelo PPL. Em 2010 obteve 4.377 e veio candidato pelo PSB, já em 2006 obteve 2.678 votos e veio candidato pelo PL. Dobrou os votos da  primeira eleição para a segunda, mas manteve  praticamente a mesma votação na última.

Major Cruz

O quinto colocado foi o Subtenente Ricardo Pato. Presidente e fundador da Armilc. Ele obteve 3.697 votos e veio candidato pelo PR. Em 2010 ele obteve 1.038, veio candidato pelo PRP. Triplicou os votos de uma eleição para outra. 

Pato

O Sexto colocado foi o Sargento Ailton Miranda. Ele obteve 3.101 votos e veio candidato pelo PPL. Em 2010 obteve 2.206 votos e veio candidato pelo PTB, já em 2006 obteve 1.516 votos e veio candidato pelo PSL. 

Ailton Miranda

O Sétimo colocado foi o Coronel Jooziel, ex-comandante geral da PMDF. Ele obteve 2.758 votos e veio candidato pelo PEN. Foi sua primeira eleição.

Jooziel

O sétimo colocado foi o Sargento Clayton do NCP, grupo criado por policiais mais novos à época para lançar um candidato que os representasse. Ele obteve 2.036 votos e veio pelo PSD, mas observem que ele também aparece como “não eleito”,  enquanto os outros aparecem como “suplentes”, pois seu partido não atingiu o coeficiente eleitoral, ou seja, é como se tivesse sido “eliminado” da eleição por não ter “atingido a nota mínima”, semelhante a “nota de corte” de um concurso. Foi sua primeira eleição.

Cleyton

O nono colocado da PMDF foi o Coronel Giuliano, que obteve 1986 votos e veio candidato pelo PR. 

Cel Giuliano

O Décimo colocado foi o Sargento Aderivaldo Cardoso. Editor do Blog Policiamento Inteligente.  Tem uma visão mais técnica e menos política da PM. Ele obteve 1.813 votos e veio candidato pelo PHS. Foi sua primeira eleição. 

Aderivaldo Cardoso

Os dez primeiros colocados da PMDF na eleição de 2014 obtiveram juntos 50.778 (Cinquenta mil setecentos e setenta e oito mil) votos. Outro ponto interessante é que eles estiveram entre os 170 candidatos mais votados do DF, o que indica que todos ficaram entre os 20% mais votados da cidade. É Interessante observar que apenas quatro dos candidatos mais votados estão na ativa atualmente e que todos os candidatos acima de três mil votos, com exceção do Poliglota, estão no mínimo em sua segunda eleição.

Dentre aqueles que obtiveram mais de mil votos tivemos mais dois policiais militares. O Sargento Lusimar Arruda, conhecido como Jabá, foi o décimo primeiro colocado da PMDF, obteve 1.114 votos e veio candidato pelo PRTB, em 2010 ele obteve 713 votos e veio pelo PMN, e a Sargento Denizia, que obteve 1.031 votos e veio candidata pelo PT.  O sargento Eliomar Rodrigues, obteve 598 votos e veio candidato pelo PRTB.

 

Como o assunto é importante e instigante darei continuidade, o texto ficará longo, mas julgo importante. Fazendo uma análise mais profunda verifiquei a relação de policiais militares que concorreram na última eleição. Um deles teve até uma boa votação, mas como utilizava o nome de pastor, somente depois verifiquei que tratava-se de um colega policial militar.

Gosto muito de Pareto e de sua Teoria do 80/20. Eu a utilizo para muitas coisas. Percebi que os 14 primeiros colocados, que representam 25,92% do total de candidatos policiais militares, obtiveram 84,01% de todos os votos direcionados aos candidatos policiais militares, ou seja, de um total de 66.987 votos, 56.281 votos foram direcionados para 14 policiais. O restante, 10.706 votos, foram direcionados para 74,07% dos candidatos com menos de mil votos cada.

Grafíco votação PM mais de mil planilha

Para melhor visualização preparei um gráfico que poderá nos dar uma melhor visão da distribuição dos votos:

Grafíco votação PM mais de mil

Entendo que para elegermos um candidato na próxima eleição os eleitores deverão necessariamente canalizar sua votação para no máximo três candidatos da PM, pois 66.987 (considerando que todos os votos foram de PM´s ou familiares) dividido por três daria prontamente para eleger três deputados distritais, com 22.329 mil votos e um deputado federal.

Nas próximas eleições a capacidade máxima de votação e “canalização” de votos em federal é de somente um candidato. Vindo mais de um candidatos poderá naufragar os dois.

Grafíco votação PM menos de mil

O grande ponto que precisa ser observados é a grande quantidade de policiais militares com votação abaixo de mil votos. Praticamente 80% estão nesta condição.

Particularmente, eu divido em dois grupos: Aqueles acima de 100 votos e aqueles abaixo de 100 votos. Esses dois grupos totalizam 10.706 votos, quantitativo suficiente para eleger um distrital, diluídos em pequenas porções.

Grafíco votação PM mais de 100 planilha

Outro ponto importante é a quantidade de Policiais Militares Femininas candidatas. Muitos partidos necessitam completar as nominatas por questões legais e acabam convencendo as policiais militares, que só podem filiar no período das convenções, a lançar candidatura. A única vantagem para elas é o “período de folga”, para a maioria, ou alguma promessa de cargos no futuro.

Grafíco votação PM menos de 100 planilha

Analisando os números acima os dois únicos candidatos com chances reais de eleição em 2018 são o Guarda Jânio e o Subtenente Hermeto, ainda mais com a cláusula de barreira que exige para eleição o mínimo de 10% do coeficiente eleitoral, o que daria aproximadamente 6.500 votos.  Precisamos ficar atentos. Dois pontos serão importantes na próxima eleição: o partido/coligação e a união de todos em prol da eleição de um parlamentar policial militar. A maior “prévia” que tivemos foi o resultado das últimas eleições.

Para elegermos pelo menos um deputado distrital precisamos nos organizar urgente. Focar nossas energias em no máximo três candidatos, procurar as melhores coligações, aquelas que realmente tenham condições de eleger alguém, e, não desperdiçar os votos naqueles que declaradamente desejam “apenas” a folga. Muitos não levam a sério a política, mas é ela que define nossas vidas. Infelizmente, quem não gosta da política é governado por aqueles que gostam. É possível mudar esse quadro. Contem comigo no que for preciso.Vamos avante!

Aderivaldo Cardoso

Anúncios

16 Comentários

Arquivado em Política

16 Respostas para “Somente dois candidatos da PMDF tem condições de serem eleitos em 2018

  1. Darcy Francisco

    A prioridade número 01 de qualquer pessoa é a saúde, a polícia ao longo de várias décadas por uma questão de omissão ou incompetência, tem deixado seus integrantes sem assistência. Qualquer candidato que não tiver está meta como prioridade não merece voto de ninguém.

    Curtir

  2. Célio Alcantara

    Que grande piada! Onde estavam esses dois “policiais” nos momentos mais delicados que nossa corporação passou. Nunca fizeram nada pela PM. Esse votos que tiveram em 2014 com certeza não será os mesmos de 2018. O Policial e sua família não são bobos. Sabemos exatamente que está trabalhando dia e noite pela família Policial Militar. Não vou citar nomes, porque pretendo ser imparcial, diferente de você Aderivaldo que deixou claro seu lado e quem apoia.

    Curtir

  3. SGT Ramos Filho

    Primeiro, parabéns pela pesquisa, segundo, vale ressaltar que os dois mais bem votados na última eleição e que configura como os que tem mais chances de serem eleitos na próxima eleição, não obtiveram grandes números de votos dos integrantes da PMDF, seus redutos eleitorais eram outros, provando com isso, que nós, policiais militares do DF somos o reflexo de toda a sociedade, no que diz respeito a saber votar, pois, não elegemos nenhum representante na ultima eleição com compromisso com.a instituição, realmente é uma pena.

    Curtir

  4. Pingback: Quantos policiais militares terão condições de se eleger em 2018 no DF? | Aderivaldo Cardoso

  5. Francisco

    Se houvesse um mínimo de interesse pela classe policial, sem aquela de auto promoção, teríamos a condição de eleger de duas a três pessoas para nos representar de fato. Mas há um jogo de vaidades e poder. Todos querem ser representantes da classe. Mas nenhum pergunta para a classe se de fato nós os queremos que nos representem. Temos que ser ouvidos antes das eleições, e fechamos com aqueles que de fato iram nos representar sem nos trair, como já fizeram vários.

    Curtir

  6. Pingback: Quantos policiais militares terão condições de se eleger em 2018 no DF?

  7. Ivan Gonçalves da Rocha

    Parabéns pela análise. Algumas respostas mostram o quanto somos imaturos politicamente, sem visão. E, se não mudarmos, vamos continuar elegendo pessoas de outras forças e instituições, em detrimento de policiais que temos e que poderiam estar nos representando. fogueira da vaidade faz toda a diferença… e os bons candidatos são queimados. Forte abraço à família policial.

    Curtir

  8. Pingback: Como andam os candidatos da PMDF em busca de partidos? | Aderivaldo Cardoso

  9. Fabiano

    Há dois pleitos insisto que nós temos de votar nos canditados pm bem colocados. O Hermeto e o Janio já tem duas eleições que batem na trave. Mas o problema que o praça joga contra ele mesmo. Sempre tem alguém para falar mal de um ou do outro, desacreditando os caras. Fica difícil! Temos de entender que não existe ser humano perfeito. Só assim, colocaremos dois deputados lá. E insisto: 2 votos de 24 cadeiras representa 8% dos votos de uma câmara. Qualquer governo quer garantir esses votos para aprovar suas demandas. Ou seja, com os dois eleitos, os pm terão mais voz dentro do governo, assim como acontece com a PCDF, que coloca quase 5 deputados com a ajuda dos paisanos. Usem a cabeça!!!!

    Curtir

    • Francisco

      Meu irmão de farda Aderivaldo, sabes muito bem que essas duas figurinhas não são confiáveis. Qual o testemunho dos dois no meio da tropa? Qual o carisma que ambos tem? Que lutas pela tropa os dois se enganjaram? Sei que está difícil para escolher alguém do nosso meio que seja de fato uma liderança nata e que esteja comprometido com a categoria. Estamos vendo diversos aproveitadores de plantão se articulando para querer ser o representante da categoria. Como seria bom se houvesse uma prévia antes com toda a tropa para a escolha daqueles que irão concorrer às eleições. Precisamos com urgência de pessoas abnegadas e comprometidas com a segurança pública. Precisamos que verdadeiros lideres se manifestem e tomem essa causa para si.

      Curtir

  10. João Furlanette Coneza

    Bom dia amigo,parabéns pela pesquisa,a sua colocação é muito interessante,esse é o meu pensamento de muitos anos quando estava na ativa,em 2007/2008 um grupo de amigos policias militares que comungavam com essa sua colocação fundou um Instituto chamado IAPE só para canalizar apoio politico e financeiro para os três(3) primeiros colocados numa prévia no ano eleitoral para podermos juntar força para aumentar a nossa representatividade na politica local e federal.Esse Instituto ainda existe mas não esta ativo,acredito que precisamos primeiro juntar forças para termos representatividade independente de interesses pessoais,só assim vamos vencer essa barreira de tantos votos jogados no mar do esquecimento,de nada adianta querermos melhorias sem possuirmos alguma voz para reclamar o nosso pleito.Sucesso no seu trabalho,continue assim,do seu amigo da RR CEL CONEZA.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s