EUA avisam a cidadãos sobre perigos de Ceilândia e mais três cidades de Brasília

O Governo de Brasília se orgulha de ter reduzido índices de homicídio nos últimos três anos, mas isso não comoveu o governo dos Estados Unidos. Na manhã desta quinta-feira (11), o Departamento de Estado daquele país emitiu um alerta para seus cidadãos evitarem quatro cidades do DF.

O aviso diz que, “devido ao crime”, os viajantes norte-americanos e até membros do corpo diplomático devem evitar Ceilândia, Santa Maria, São Sebastião e Paranoá “em horas sem a luz do sol”. O documento também cita regiões fronteiriças do Brasil com outros países e localidades em Recife.

O Governo de Brasília reagiu com uma nota à imprensa, em que “rechaça essa colocação do Departamento de Estado”. “Como em qualquer cidade no mundo ocorrem crimes, mas tudo dentro da normalidade”, responde, acrescentando que nas regiões citadas “vivem cerca de 600 mil habitantes que trabalham, estudam e convivem numa situação de absoluta normalidade.”

Quem quiser ler o documento na íntegra, pode acessá-lo por aqui.

Particularmente, sou morador de Ceilândia há uns 03 anos e não me sinto a vontade de andar a noite na cidade. Para mim, que vim de outra cidade a sensação de insegurança ainda é muito grande. Mesmo sendo policial, ou por ser policial, não me sinto seguro em algumas áreas do DF. Evito ir a padaria e sair para determinados locais após escurecer e logo ao amanhecer, mesmo fardado. É comum assaltos a panificadoras e paradas de ônibus, tanto após as 18 horas, quanto antes das 7 horas da manhã. Não vejo nada de mais de outro país alertar seus cidadãos que irão viajar sobre   os riscos em outros países.

O Brasil deveria seguir o exemplo e elaborar um mapa claro da criminalidade para os moradores do DF. Desta maneira poderia investir em políticas públicas e dar ao cidadão de bem o direito de correr o risco ou não em certas localidades.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s