Alta reincidência de menores no DF

Três menores são responsáveis por 69 infrações à lei em Brasília. Cada um deles reincidiu mais de 20 vezes. São apreendidos, liberados e voltam ao crime. Outros quatro menores infringiram a lei 70 vezes, tendo reincidido entre 15 e 19 vezes. Os menores que reincidiram no crime são 3.968, responsáveis por 12.112 atos infracionais.

Esses são alguns dos dados levantados pela Secretaria de Segurança e que dão algumas indicações sobre a criminalidade em Brasília. Explicam, em boa parte, porque aumentou tanto a sensação de insegurança na cidade. E mostram que alguma coisa não está dando certo nas políticas para crianças e adolescentes.

Meninos que roubam mocinhas

Dos menores infratores, 37% reincidiram no crime e 63% não reincidiram. Menores de idade são majoritariamente responsáveis por furtos e roubos a transeuntes; uso, porte e tráfico de drogas; e uso e porte de armas brancas e de armas de fogo. Na faixa de 32 a 34 anos está a maioria dos que cometem contravenções e lesões corporais dolosas.

Dos menores que cometem crimes, 97% são homens. As vítimas de roubos a transeuntes são predominantemente mulheres de 18 a 24 anos.

Polícia prende e apreende, justiça solta

Dos roubos a transeuntes, que cresceram 26% em um ano e respondem por 58% dos crimes cometidos, 14% ocorrem em pontos de ônibus. O objeto mais roubado, com 53% de frequência, é o celular.

Nas audiências de custódia, na Justiça, 20% dos presos por roubos e 62% por furtos são liberados pelos juízes, que soltam também 12% dos acusados por homicídios e 30% dos acusados por tráfico de drogas.

Os policiais reclamam que enxugam gelo, pois os presos são logo soltos, nas audiências ou depois por habeas corpus, e boa parte volta logo a cometer crimes.

img_qs_slide

Fonte: Coluna do Jornalista Hélio Doyle – JBr

Deixe um comentário

Arquivado em Ocorrências

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s