Câmara aprova criação de batalhão universitário da PM

Uma pauta antiga discutida aqui no Blog Policiamento Inteligente retornou esta semana: a criação do Batalhão Universitário, que já foi criado e debatido no senado pelo então senador Luiz Estevão. Em 2012 nos reunimos várias vezes com representantes do DCE da UNB e com algumas faculdades particulares para discutir o tema. Fico feliz de ver o Dep. Fraga encampando a ideia. Quem debateu bastante o tema também foi o Dep. Israel.
batalhaouniversitario2

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4454/16, de autoria de Alberto Fraga (DEM/DF), que cria o Batalhão Universitário da Polícia Militar do Distrito Federal. Segundo a proposta, o batalhão ficará responsável pela ordem pública nas instituições de ensino superior.

O deputado disse que a medida é necessária tomando por base crimes praticados próximos a universidades e faculdades do DF, principalmente no período noturno, como foi o caso da morte da jovem Louise Ribeiro, de 20 anos.

Na manhã de 11 de março deste ano, a Polícia Militar encontrou o corpo da jovem estudante de biologia da Universidade de Brasília (UnB), que estava desaparecida desde a noite anterior. Segundo a PM, um colega de curso confessou o homicídio e revelou o local onde o corpo estava, um matagal próximo à instituição.

Relator, o deputado delegado Edson Moreira (PR-MG) também defendeu a proposta. Ele disse que não é incomum “delinquentes” selecionarem vítimas entre estudantes universitários, apontando como motivos, os horários noturnos de alguns cursos e a ausência de policiamento específico.

O projeto agora segue para avaliação da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). Acompanhe a tramitação do PL no site da Câmara.

Fonte: Correio Braziliense
Uma pauta que eu também defendo.

Uma pauta que eu também defendo.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em segurança pública

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s