Exoneração de comandantes da PM causa temor de que crise atinja tropa

Os atritos entre a secretária de Segurança Pública e Paz Social, Márcia de Alencar, e a cúpula da Polícia Militar aumentaram nesta sexta-feira (10/6), com a exoneração e a substituição de pelo menos 15 membros do alto escalão. As mudanças não agradaram a oficiais superiores, que veem como ingerência a forma como a chefe da pasta trata as forças de segurança. Para eles, os problemas na esfera superior podem influenciar negativamente a tropa, que observa apreensiva.

A Casa Civil, por sua vez, nega que as alterações tenham relação com o bate-boca do último sábado (4), quando o secretário-adjunto de Segurança, coronel Cláudio Carvalho, pediu exoneração, e aponta a medida como uma “adequação”, com o fim de melhorar o funcionamento da PMDF.

Segundo um coronel que não quis se identificar, os problemas entre a Polícia Militar e o governo é o nível de ingerência política sobre a corporação. “Medidas, como no caso do Torre Palace Hotel, são políticas, mas a execução é técnica. A Polícia Militar é uma instituição que sempre estará ao lado do governo, mas oficiais foram desrespeitados, sobretudo no último sábado”, afirmou o oficial, referindo-se ao bate-boca que resultou no pedido de exoneração do coronel Cláudio Carvalho.

Menosprezo e desrespeito
Por mensagens de WhatsApp, os militares têm repudiado as trocas dentro da corporação. Eles afirmam que o governo deve apoiar a atual secretária, Márcia de Alencar, mas que isso não ocorra às custas do menosprezo da tropa. Nas trocas de mensagens, os militares dizem, ainda, que não são baderneiros, mas que não admitiram ser desrespeitados.

Entre os nomes afastados nesta sexta-feira, estão os coronéis Alexandre Sérgio, chefe do Departamento Operacional, e o comandante do Policiamento Especial, Agrício Silva.

Mudanças normais
O secretário-chefe da Casa Militar, coronel Cláudio Ribas, explicou que o governo e o comandante da Polícia Militar, coronel Nunes, já esperavam que as mudanças no primeiro escalão da corporação fossem ligadas ao incidente do último sábado, mas que as mudanças são normais.

“Por mais que se diga que não, eu já tinha dito ao coronel Nunes que as pessoas ligariam as mudanças ao ocorrido, mas não tem nada haver. Foi feito pelo comandante um pacotão de mudanças, que é normal. Os oficiais apenas mudam de posição, pois não há, ainda bem, a hipótese de demissão”, declarou coronel Ribas. “É uma prerrogativa do comandante, não será a primeira nem a última mudança.”

Ribas conta que, na avaliação do comando da PMDF e da Secretaria de Segurança, a atitude dos militares durante a discussão com a secretária Márcia de Alencar, ao saírem da reunião, não desabonou os militares ao ponto de motivar a exoneração deles.

Tropa
Os problemas que afetam a relação entre a cúpula da Polícia Militar e da Secretaria de Segurança, segundo os militares que falaram com nossa reportagem, ainda estão na esfera institucional, mas já causam apreensão em oficiais intermediários e na própria tropa, onde as consequências podem ser maiores.

“Enquanto o problema for institucional, a tropa não sentirá, mas, à medida que esse problema chegar na tropa, que ainda está observando, haverá transtornos”, afirma o oficial, que continua: “Os oficiais intermediários, que incluem comandantes de batalhão, já estão ficando irritados”.

Brasília (DF), 11/11/2015  - Simpro - Professores fazem manifestação no buriti - Tropa de choque - Foto, Michael Melo/Metrópoles

Saiba mais:

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em polícia militar

2 Respostas para “Exoneração de comandantes da PM causa temor de que crise atinja tropa

  1. PONDERAO

    Estão reclamando do que? Fala sério viu! Estão e querendo confetes como sempre. Agora resolver os problemas da tropa ou melhor dos praças.. NADA!
    Estes ilustres coitadinhos caíram pra cima! Afinal de contas todos não vão deixar de receber alguma gorda gratificação. Agora quando é no caso do praça só há 2 saídas: 1: pedir baixa pra assumir (exemplo claro do Carneiro ~cfp2) ou 2: aceitar calado (exemplo, Aderivaldo ~20k) e voltar pra tropa ou lugar pior…
    Resumindo, estes *** estão e bem! E muito por sinal, pois na pior das hipóteses aqueles que já possuem tempo vão pedir RR ainda este ano ou no máximo estarão na lista dos QC do ano que vem. Detalhe, não duvido nada TODOS antes de irem se darem férias de até 30 dias (como ficou de regra no caso Anderson e Leão) e é CLARO, assim que sair no DODF a RR o pedido de incorporação de alguma gratificação vai rolar. E aí? Quem de fato saiu perdendo…
    Portanto, se estes tão valoroso oficiais acham que estão perdendo indo pro administrativo? Pedem logo pra SAIR! Não é assim com praça?
    Agora entendo porque nossa gestão e tão especial. Estes valorosos não gostam de Rua e tão pouco expediente? Mas falou de gorda gratificação ou mídia.. ficam loucos!

    Curtir

    • PONDERADOR

      Comando que serve a si mesmo ou melhor, a interesses próprios.. merece a tropa que tem!
      Lembro como hoje, quando comando seja ele qual for, não visava as gordas gratificações (que por sinal não existiam) e sim apenas o status de comandar. Era outros tempos! Já hoje? Sinceramente, temos inúmeros oficiais vendidos por alguma gratificação. Resumindo, e só por fim às gordas gratificações e principalmente as incorporações imorais que estes ditos gestores voltaram a olhar a instituição com outros olhos, porque hoje, é o famoso fodase! Convenhamos? Quem está recebendo seus 20 mil líquidos esta preocupado com plano de saúde? Idem carreira? Idem EPIS? Idem EPCS? E idem inúmeras coisas que não temos… e nesta rela até papel higiênico… fala sério!
      #Faliu esta instituição, faliu!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s