Cuide de sua saúde policial. Não deixe de informar aos seus comandantes, caso tenha algum problema!

Saúde é prioridade. Quantas vezes adiamos um tratamento, uma consulta ou um atestado? São vários os fatores: falta de atendimento, dificuldade de marcação de consultas, receio de parar de fazer o “serviço voluntário” e a consequente redução de renda, medo de uma possível cirurgia, dentre vários outros.

Recentemente fui levar minha filha no Hospital e fui obrigado a fazer uma consulta, em decorrência de fortes dores no quadril e na coluna. De imediato o médico me deu cinco dias de atestado, depois mais cinco e posteriormente uma restrição médica. Além de vários remédios para tomar. Adiar problemas de saúde somente irão complicá-los.

Conversando com amigos verifiquei que muitos tem os mesmos problemas que eu. Refluxo e gastrite é comum em nosso meio policial, mas o mais grave são os problemas de coluna e no quadril. Colete e arma do lado direito sempre geram pesos excessivos ao longo da carreira. Os trancos dentro da viatura também. O que mais me agravou foi bater a cabeça no teto da viatura durante um patrulhamento. As costas formigaram na hora. Nem dei muita atenção, descobri que estou um problema no nervo ciático, outro problema comum no meio policial. Saúde é um direito estatutário nosso, não é favor de ninguém.

sade-na-uti

A falta de fisioterapia também potencializa o problema. Nossa opção acaba sendo o CCF (Centro de Capacitação Física) da PMDF, o que não é o adequado, em minha opinião, precisamos de um trabalho técnico especializado e um local apropriado. Vários colegas alegam aguardar por tratamento. Recentemente fiz uma parte para meu comandante explicando a situação. Sugiro aos colegas que tenham problemas de saúde que façam o mesmo:

PARTE

Nº 002/2016 – 1ª Cia                                 Guará – DF em 03 de Junho de 2016

Assunto: Informação sobre necessidade de fisioterapia

Anexo: Relatório médico, cópia da restrição, laudos e pedido de fisioterapia.

Senhor Comandante da 1ª Cia do 4º BPM,

Informo a Vossa Senhoria, acrescentando o que já havia relatado em contato telefônico, que estou tendo alguns problemas de saúde, tais como: Gastrite, Refluxo Gastrointestinal, sangramento nas fezes, além de fortes dores no quadril, onde foram detectados alguns cistos, e na coluna, onde aparentemente trata-se de hérnia de disco, necessitando de sete tipos de medicação que provocam algumas reações. Todos os diagnósticos estão sendo tratados. O quadro mais incômodo é o que consta no relatório médico em anexo.

Atesto para os devidos fins que o paciente acima é portador de discopatia lombar e lesões desgenerativas no quadril direito causadas por impacto femoro-acetabular. O paciente deverá permanecer em atividades administrativas em virtude das patologias apresentadas. (Dr. Fábio José Almeida Barros – Ortopedista e Traumatologista – CRM 15252 – DF)

Em outro giro, o mesmo médico ainda fez mais dois encaminhamentos para 20 (vinte) sessões de fisioterapia (inicialmente), em dois pedidos de 10 (dez) sessões. No dia 01/06/16, as 11h, havia consulta/avaliação marcada na Clínica Hidrofísio, sito à QNA 40 LOTE 18 – TAGUATINGA NORTE, Tel. 35634653, mas como estava escalado no Posto da Estrutural desmarquei e remarquei a avaliação para início das sessões para o dia 02/06/16 (durante minha folga), visando não prejudicar o bom andamento do serviço, já que no posto temos apenas um efetivo de 02 (dois) policiais militares.

Em contato na Clínica, durante a avaliação no dia supracitado, tive informações de que o pedido médico tem validade de 30 (trinta) dias e que o período de sessões deve ser cumprido neste prazo, caso contrário, as consultas precisam ser “ressarcidas”. Levando-se em consideração que a PMDF não está oferecendo disponibilidade de fisioterapia em seus convênios, informo a Vossa Senhoria que terei que me adaptar ao horário da Clínica Hidrofísio, e que eventualmente, terei que fazer as sessões de fisioterapia no horário de serviço. A primeira sessão provavelmente (falta confirmação/liberação do convênio) ocorrerá no dia 06/06/2016 (segunda-feira) e as demais subsequentes. Solicitação do médico:

Solicito 10 sessões de fisioterapia para coluna lombar e quadril direito com medidas analgésicas e anti-inflamatórias. CID: M54.5- DOR LOMBAR BAIXA, M25.5 – DOR ARTICULAR ((Dr. Fábio José Almeida Barros – Ortopedista e Traumatologista – CRM 15252 – DF)

Em ressonância magnética realizada no dia 17/05/2016, no quadril, verificou-se a seguinte impressão diagnóstica:

Sinais de impacto femoroacetabular tipo came, com pequena lesão labral e alterações degenerativas incipientes. (Dr. Paulo Sérgio Rocha Mendlovitz – CRM: 11925 – Dra. Paula Myllane Fernandes – CRM: 20133).

Em ressonância magnética realizada no dia 17/05/2016, na Coluna Lombar, verificou-se a seguinte impressão diagnóstica:

Discopatia degenerativa incipiente em L4-L5 e L5-S1. (Dr. Paulo Sérgio Rocha Mendlovitz – CRM: 11925 – Dra. Paula Myllane Fernandes – CRM: 20133).

Em radiografia da bacia realizada no dia 17/05/2016, na Coluna sacra, verificou-se a seguinte impressão diagnóstica:

Proeminência óssea com perda da concavidade na transição da epífise com o colo femoral bilateral. Proeminência óssea no aspecto súperolateral do acetábulo bilateral, identificando-se cistos de inclusão óssea sublabral à direita. Pequeno centro de ossificação acessório no aspecto súperolateral do acetábulo direito. Redução simétrica no espaço articular coxofemoral bilateral no seu aspecto súperolateral. (Dr. Thomaz Antônio Gutschow Palhas – CRM:3737/Dr. Renan Moraes Faria Monteiro Belém – CRM 22697)

Diante do dito e sem mais para o momento, agradeço a compreensão, caso ocorra alguma sessão de fisioterapia nos dias de serviço. No mais, solicito informações procedimentais a adotar caso necessite me ausentar do serviço para o tratamento.

Atenciosamente,

ADERIVALDO MARTINS CARDOSO

3º SGT – QPPMC

saude-na-uti

Deixe um comentário

junho 7, 2016 · 6:00 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s