Em 2008 inicio meu livro: Policiamento Inteligente: Uma análise dos Postos Comunitários no Distrito Federal, com uma frase que virou um “mantra” para mim: “A polícia precisa mudar, a polícia está mudando a polícia vai mudar!”. Aos poucos percebo que está mudando. A mudança é lenta mais é visível.
As vezes faço comentários incisivos com relação a alguns acontecimentos dentro da caserna, mas também consigo ver e elogiar os avanços. Tenho gostado da postura do atual Subcomandante Geral da PM, Cel Sant´Anna, ontem mesmo disse isso a ele durante uma conversa que tivemos, e do Chefe da Comunicação da PM, Cel Antônio Carlos. Não poderia deixar de elogiar a postura da comunicação social no caso dos policiais militares que entraram em luta corporal com um policial civil. Ao invés de dizer que “os policiais seriam afastados e punidos” como sempre fora feito as respostas foram no sentido de dizer que os policiais agiram dentro de suas atribuições com o “uso necessário dos meios”.
Outro ponto que merece atenção foram as respostas sobre os problemas envolvendo atendimento no Hospital Santa Helena, quando o filho de um policial militar deixou de ser atendido. Postamos o fato ontem (clique para saber mais). Tenho visto vários oficiais engajados em dar respostas nos meios de comunicação, ontem recebi uma informação do Major Guedes, pessoa que já trabalhei, estudei e tenho grande consideração, sobre o fato e quero compartilhar com os amigos. Anteontem o TC Rigueira, subchefe da DGP, esteve aqui no Blog respondendo questionamentos de um leitor sobre dúvidas quanto ao Seguro de Vida dos Policiais Militares. É importante esta interação dos oficiais da polícia militar com a base e principalmente nos meios de comunicação. Assim nossa polícia vai mudando e melhorando.
Esclarecimentos sobre o não atendimento do colega no Santa Helena, Major Guedes: