Esclarecimentos sobre o não atendimento do filho do policial militar ontem no Santa Helena

Em 2008 inicio meu livro: Policiamento Inteligente: Uma análise dos Postos Comunitários no Distrito Federal,  com uma frase que virou um “mantra” para mim: “A polícia precisa mudar, a polícia está mudando a polícia vai mudar!”.  Aos poucos percebo que está mudando. A mudança é lenta mais é visível.

As vezes faço comentários incisivos com relação a alguns acontecimentos dentro da caserna, mas também consigo ver e elogiar os avanços. Tenho gostado da postura do atual Subcomandante Geral da PM, Cel Sant´Anna, ontem mesmo disse isso a ele durante uma conversa que tivemos,  e do Chefe da Comunicação da PM, Cel Antônio Carlos. Não poderia deixar de elogiar a postura da comunicação social no caso dos policiais militares que entraram em luta corporal com um policial civil. Ao invés de dizer que “os policiais seriam afastados e punidos” como sempre fora feito as respostas foram no sentido de dizer que os policiais agiram dentro de suas atribuições com o “uso necessário dos meios”.

Outro ponto que merece atenção foram as respostas sobre os problemas envolvendo atendimento no Hospital Santa Helena, quando o filho de um policial militar deixou de ser atendido. Postamos o fato ontem (clique para saber mais). Tenho visto vários oficiais engajados em dar respostas nos meios de comunicação, ontem recebi uma informação do Major Guedes, pessoa que já trabalhei, estudei e tenho grande consideração, sobre o fato e quero compartilhar com os amigos. Anteontem o TC Rigueira, subchefe da DGP, esteve aqui no Blog respondendo questionamentos de um leitor sobre dúvidas quanto ao Seguro de Vida dos Policiais Militares. É importante esta interação dos oficiais da polícia militar com a base e principalmente nos meios de comunicação. Assim nossa polícia vai mudando e melhorando.

Esclarecimentos sobre o não atendimento do colega no Santa Helena, Major Guedes:

 Peço ao amigo que ajude a DESFAZER esse mal entendido. O sistema é preparado para receber dois tipos de solicitação de atendimento: consulta eletiva em pediatria que é aquela previamente agendada e garante retorno sem cobrança em até 15 dias (para mostrar exames e encaminhamentos por exemplo) e consultas de urgência em P.A. (pronto atendimento) onde não há limitação de atendimento, e cada consulta é uma nova guia. Não há retorno (a não ser no caso do médico solicitar exames no mesmo momento e ficar aguardando). No caso em tela houve um erro do atendente em emitir, nas duas ocasiões, autorizações para consultas eletivas quando não era o caso e por este motivo o sistema bloqueou a consulta no segundo momento. O sistema entendeu que estava no período de retorno e deveria ser sem guia. Não era o caso. O grupo responsável pelo Hospital Santa Helena já foi notificado e será novamente para que oriente seus atendentes a não emitirem guia de consulta eletiva para que não ocorra mais esses problemas. A guia correta é de atendimento em PA. Isso acontece também porque cada operadora de saúde tem seu sistema próprio e o hospital tem que se adequar e entender a todos. Não quero justificar, mas apenas explicar que o que aconteceu é comum pelo que falei com outros grupos de saúde. Não há conspiração ou limitação dos serviços no hospital. Estamos a disposição de todos os policiais por meio do Serviço de Acolhimento ao Usuário no Centro Médico da PM para esclarecer quaisquer problemas. Precisamos valorizar nossa Corporação. Assim estamos valorizando a nós mesmos, então temos que ter cuidado como são colocados os fatos. Obrigado.
Guia de atendimento

Deixe um comentário

Arquivado em Tira dúvidas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s