Voluntários criam bicicletário comunitário em posto policial desativado

Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press

O poder de mobilização de um grupo de moradores da Estrutural começa a render frutos. No próximo sábado, a região receberá o primeiro BiciCentro Comunitário, projeto que disponibilizará, de forma gratuita, inicialmente, 25 bicicletas para empréstimo à comunidade, além de promover manutenção das bikes, oficinas e palestras sobre mobilidade urbana e direito à cidade. “Nós moramos em uma periferia. Não temos bikes do Itaú na porta das nossas casas ou ao nosso dispor. Se quisermos conseguir algo, temos que nos mobilizar”, sintetiza Fernando Borges, 20 anos, morador da Estrutural.

Criada pelo Coletivo da Cidade, em parceria com o Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), o Movimento Nossa Brasília, o Rodas da Paz, o BiciCentro Comunitário Mercado Sul Vive e a Secretaria de Estado do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEDESTMIDH), a proposta é a concretização de um sonho antigo de organizações, moradores e voluntários. Em meio à luta contra os diversos problemas enfrentados pela cidade, eles se empenham, diariamente, na elaboração de ideias que proporcionem melhor qualidade de vida à população.

Em junho do ano passado, o Coletivo da Cidade recebeu uma doação de bicicletas do Movimento Rodas da Paz. As bikes foram reformadas e colocadas à disposição das mães de alunos atendidos pelo programa local no contraturno escolar. Os voluntários, no entanto, desejavam expandir o projeto e levá-lo a toda a comunidade. Cleo Manhas, assessora política do Inesc e integrante do Movimento Nossa Brasília, conta que isso não era possível, dado o pequeno espaço disponível para o armazenamento das bicicletas. “Sempre quisemos uma sede dedicada ao desenvolvimento desse projeto. O Coletivo é muito pequeno e não comporta uma grande quantidade de materiais”, conta.

Fonte: Correio Braziliense 

Deixe um comentário

Arquivado em policiamento comunitário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s