Senador Reguffe, Senador Cristovam e Deputada Distrital Celina Leão deixam o PDT

Em apenas uma semana o PDT perdeu suas três principais lideranças no Distrito Federal: os senadores Cristovam Buarque e Reguffe e a presidente da Câmara Legislativa local, Celina Leão.

Nesta quarta-feira (17), Reguffe e Celina anunciaram a desfiliação do partido criado pelo ex-governador Leonel Brizola. Reguffe entregou pessoalmente ao presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, carta na qual diz ter tomado a decisão “por discordar da reiterada posição do PDT de apoio ao governo federal”. Cortejado pelo PPS, pela Rede Sustentabilidade e pelo PSDB, ele pretende ficar pelo menos um ano sem filiação partidária.

Celina, assim como Cristovam, seguirá para o PPS. Ela diz que está saindo do PDT por influência da dupla de senadores. “Fui convidada para entrar no PDT pelos dois senadores. Com a saída deles, passei a me sentir desconfortável no partido”, justifica a deputada distrital. Embora o PDT integre a base governista, Cristovam e Reguffe sempre tiveram atuação independente no Senado e com frequência votam junto com a oposição.

Mesmo com as três baixas, o PDT brasiliense mantém dois dos 24 deputados distritais,  Reginaldo Veras e Joe Valle. E é nesse último, atualmente licenciado do mandato parlamentar para ocupar o cargo de secretário do Trabalho do governo do Distrito Federal (GDF), que a agremiação deposita suas fichas mais valiosas. Ele é visto por setores do PDT como uma opção para concorrer ao GDF em 2018, de forma a alavancar a candidatura de Ciro Gomes na corrida para o Palácio do Planalto em 2018.

20150812003406

 

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s