Segurança Pública: Riacho Fundo I pede socorro

Não é de hoje que falo sobre a segurança no Riacho Fundo I. Cada vez que escrevo aqui sobre a cidade percebo que está ficando cada dia pior. Ontem tivemos uma morte covarde de um comerciante e amigo da QN 01 (antigo Bairro Telebrasília). Ele tinha uma Panificadora há mais de 22 anos no local e foi morto com dois tiros a queima roupa por um jovem morador da cidade. Sempre que posso falo dos problemas envolvendo a insegurança nas passarelas da cidade, dos assaltos próximos as paradas de ônibus, dos tiroteios constantes e parece que nada é feito, a coisa somente piora. A QN o1 está de luto. Perdemos um grande amigo, um grande trabalhador. Que Deus o abençoe.

12359987_1121691421174200_4090875469094198972_n

Não é de hoje que a sensação de abandono de nossa quadra vem aumentando. O Posto policial da QN 01, próximo a padaria do seu Antônio, assassinado covardemente ontem, que funcionava há mais de 22 anos e foi desativado este ano. A sensação de abandono tende a aumentar a criminalidade e o medo nas comunidades (Teoria das Janelas Quebradas). Quebraram tudo nos últimos meses. Sem falar no Posto policial incendiado em outra quadra (Sucupira) e o assalto rescente a panificadora nacional. O Riacho Fundo pede socorro!

12376760_1121921947817814_8640630895224169581_n

Vejam quantos textos já foram escritos cobrando uma reação por parte das autoridades. O que tem sido feito?

https://aderivaldo23.wordpress.com/2015/11/30/posto-policial-e-incendiado-no-riacho-fundo-i/

https://aderivaldo23.wordpress.com/2013/03/12/ainda-sobre-a-criminalidade-no-riacho-fundo-i/

https://aderivaldo23.wordpress.com/2013/03/11/mortes-e-abandono-da-seguranca-na-quadra-01-do-riacho-fundo-i/

https://aderivaldo23.wordpress.com/2011/11/02/reuniao-dos-conselho-comunitario-do-riacho-fundo-surge-um-laboratorio-para-a-seguranca-publica-do-df/

https://aderivaldo23.wordpress.com/2011/06/19/descaso-da-administracao-regional-do-riacho-fundo-i/

https://aderivaldo23.wordpress.com/2009/07/22/so-acontece-no-riacho-fundo/

https://aderivaldo23.wordpress.com/2009/06/02/conselho-comunitario-do-riacho-fundo/

https://aderivaldo23.wordpress.com/2013/04/29/outra-realidade/

Postarei o texto “Outra realidade”, publicado em Abril de 2013,  na íntegra para observarmos que pouca coisa mudou:

Jornal do Riacho Fundo

Jornal do Riacho Fundo

A cidade do Riacho Fundo I sempre foi considerada por seus moradores um lugar seguro, mas de um tempo para cá essa situação tenho mudado muito.  A Nova realidade está se desenhando. De cidade pacata a uma cidade com sérios problemas de segurança pública.

É visível nos meios de comunicação o aumento da violência na cidade. Recentemente três homicídios na mesma semana surpreenderam os moradores, além de sequestros relâmpagos e um ferido por “bala perdida”.

Quando falamos em segurança pública, estamos falando em redução dos espaços de atuação dos criminosos. O Riacho Fundo é uma cidade bem organizada na sua divisão espacial. Na prática é bem planejada. Mas as forças de segurança não estão sabendo aproveitar esse ponto positivo.

A falta de iluminação em algumas áreas tem contribuído para o cometimento de alguns crimes, a falta de efetivo policial também. Falta policiais para o policiamento preventivo e para fazer investigações, algo essencial para prender e manter presos os bandidos. A sensação de impunidade tem facilitado o ingresso de menores no mundo do crime.

Os homicídios na cidade não são de hoje. Os pontos onde eles ocorrem são conhecidos. Os mortos em sua maioria também, normalmente são jovens, seus executores menores de idade, envolvidos com o uso e venda de drogas na cidade.

As autoridades precisam se posicionar. As ações devem ser mais efetivas, eficazes e eficientes. Uma das quadras com maiores problemas de drogas e disputas entre os jovens é a QN 01. Nesse local, aproximadamente, quatro bares potencializam o cometimento de crimes na cidade. O local próximo a passarela já é conhecido como cracolândia. Nas esquinas o tráfico corre solto.

Uma alternativa nesse caso pode ser um “saturamento” da área por pelo menos um mês com o apoio de policiais de outras unidades, por meio do serviço voluntário, além das equipes especializadas: Rotam, Patamo, Cavalaria, Batalhão aéreo, serviço velado, dentre outras. O foco deve ser a repressão ao tráfico, ao consumo e a busca por armas. Segundo moradores, o consumo de drogas na praça do coreto, nas proximidades do posto policial, as ameaças e a exposição de jovens utilizando armas é algo comum.  Além disso, as investigações por parte da polícia civil devem ser mais ágeis, buscando o mais rápido possível a materialidade e autoria dos fatos para tirar tais bandidos de circulação.

A falta de efetivo, a desmotivação, a falta de recursos e as leis ineficientes não podem ser desculpas das autoridades para o descaso em que a cidade está vivendo. O crime não pode vencer essa guerra, pois os maiores prejudicados são os cidadãos de bem.

 

 

2 Comentários

Arquivado em Ocorrências

2 Respostas para “Segurança Pública: Riacho Fundo I pede socorro

  1. Tarcísio

    Fiquei muito triste com este fato. Que Deus conforte os familiares do Antônio.
    Parabéns Aderivaldo pela matéria.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s