O DETRAN é um órgão tipicamente administrativo

Ontem falei sobre a necessidade da Polícia Civil escolher “entre o balcão e a investigação”, pelo jeito o texto provocou reflexões, foram muitas entradas no dia de ontem. Ainda continuando a “análise” do “Balanço da Segurança Pública no DF” do mês de outubro, apresentado no mês de novembro, com as principais ações da segurança pública do DF e estatísticas criminais, com o comparativo de Janeiro a Outubro de 2014/2015, hoje irei falar sobre a “produtividade” do DETRAN para encerrar o mês e aguardar os próximos “balanços”.

A produtividade de cada órgão define para nós onde o órgão está focado e  para onde ele “canaliza” suas energias. No caso do DETRAN, como é uma autarquia, o que o tornaria um órgão “independente”, já que também é autossuficiente, com um foco específico, tudo fica mais fácil. Somente a “fiscalização” que irá destoar no órgão, já que em poucos DETRANS no Brasil existe este trabalho, mas que é positivo porque diminui o trabalho da PM nesta área.

fdb3b0f069b78b4c126be6429c69e8d5d8843798400x375

O DETRAN é um órgão tipicamente administrativo, com aproximadamente 700 servidores. Tanto é que sua produtividade e seus maiores resultados estão nesta área: Até o mês de outubro foram expedidas 23.555 carteiras de habilitação, 90.410 veículos foram licenciados, 5.952 veículos foram emplacados e 1.520 placas foram recuperadas, implantadas e substituídas.  As ações de caráter educativo também fazem parte das atribuições do órgão. Neste sentido foram realizadas 19 palestras, blitz e eventos em parceria com outros órgãos, 20 cursos realizados pela Escola Pública de Trânsito.

Sobre as ações de fiscalização foram 155 operações de fiscalização tipo blitz; 762 condutores autuados por alcoolemia, 164 flagrantes de alcoolemia, 1.763 veículos apreendidos, onde é preciso verificar se constam também o serviço feito em convênio com a PM, 1.119 veículos liberados e 23 veículos recuperados.

Sobre o DETRAN não tem muito o que explanar. A única dúvida é: por que um órgão autossuficiente, independente, uma autarquia, órgão da administração indireta, está ligado a uma Secretaria de segurança, órgão da administração direta, onde não há “subordinação”?

14/07/2010. Crédito: Rafael Ohana/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Tombamento e poluição visual. Agente do Departamento de Trânsito - Detran multa carros estacionados irregularmente durante blitz no Setor Bancário Sul - SBS.

14/07/2010. Crédito: Rafael Ohana/CB/D.A Press. Brasil. Brasília – DF. Tombamento e poluição visual. Agente do Departamento de Trânsito – Detran multa carros estacionados irregularmente durante blitz no Setor Bancário Sul – SBS.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Tira dúvidas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s