Ipea lança livro sobre violência e segurança pública

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou hoje (segunda-feira, 23 de novembro), às 9h30, a publicação Violência e Segurança Pública em 2023: cenários exploratórios e planejamento prospectivo. O livro foi apresentado em um seminário, na sede do Instituto, em Brasília, (SBS, Qd. 1, Bl. J, Edifício Ipea/BNDES, auditório do subsolo), pelo coordenador de Estudos e Políticas de Estado e Instituições, Helder Ferreira, que também é coordenador do projeto “A Segurança Pública no Brasil em 2023: uma visão prospectiva” e um dos autores do trabalho.

capa-violencia-e-seguranca-publica

Após a apresentação dos destaques da obra, Daniel Cerqueira, técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea, e Arthur Trindade Maranhão Costa, ex-secretário de Segurança Pública e da Paz Social do Governo do Distrito Federal, debateram os dados do estudo; e Elaine Coutinho Marcial, coordenadora-Geral de Planejamento, Gestão Estratégica e Orçamento do Ipea, co-autora do livro e coordenadora Metodológica do projeto, foi a mediadora.

12299122_1108891862454156_2430795139356476536_n

Durante sua fala, o prof. Arthur Trindade, destacou que falar de segurança pública é como descrever um campo onde participam vários atores, que também competem, na busca por respostas mais adequadas. Reforçou que vários grupos defendem a o empoderamento da SENASP, falou sobre o fortalecimento do SINESP, reforçou a importância da participação da sociedade civil nos debates sobre segurança pública e deu como exemplo a mudança de metodologia para contagem de homicídios em São Paulo e o questionamento da sociedade organizada, explanou sobre a importância de se estudar e seguir os bons exemplos de experiências bem sucedidas no campo da segurança pública, destacou São Paulo e Minas Gerais, por fim falou sobre a necessidade de mudanças na arquitetura institucional nos Estados para uma melhor aplicação de políticas públicas de segurança pública.

A publicação amplia a produção do Ipea, já consolidada na área de diagnóstico e acompanhamento da política de segurança pública, no campo do planejamento prospectivo, já iniciada com outras publicações como Megatendências Mundiais 2030: O que entidades e personalidades internacionais pensam sobre o futuro do mundo? 

Leia o livro “Violência e Segurança Pública em 2023: cenários exploratórios e planejamento prospectivo”

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em reestruturação das polícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s