O que é ser policial nos dias de hoje?

A semana foi agitada com vários questionamentos com relação a ação policial no Eixão sul. Desde 1988 policiais militares e professores não entravam em confronto. Hoje resolvi postar uma adaptação de um texto que escrevi para o dia do soldado. Ao invés de dizer o que é ser um soldado, resolvi dizer o que é ser um policial. Afinal, policiais são soldados:

Um policial deve ter a capacidade de resistir aos baques da vida, deve aprender cedo que na vida nem sempre quem inicia a caminhada contigo chegará ao fim da jornada. Nesse período vi companheiros partirem. Muitos foram servir do outro lado da vida.

policial-morto-rio_02

Um policial deve ter a consciência de que nem sempre fará o que quer fazer, mas sim o que deve ser feito. Não é fácil atirar em alguém, não é fácil ter que utilizar da força para dominar alguém, não é fácil ver as mazelas de nossa sociedade sem sentir a dor que os seres humanos sentem, sem derramar as lágrimas da solidariedade!

Ser policial é ter a certeza de que precisamos mudar. É compreender que as instituições são feitas por homens, e que homens podem mudar. Precisamos valorizar o ser humano e não o que ele tem.

policial-corpo-300x204

Ser policial é ter a capacidade de compreender que não basta preservar a vida ou proteger o patrimônio se não respeitarmos as garantias individuais do cidadão. Ser policial é querer ter cidadania plena para ter o gosto de se sentir cidadão.

Ser policial no Brasil é não saber se é policial ou militar, é viver um conflito diário entre o certo e o errado. Ser policial  é errar querendo acertar, muitas vezes, tornar-se bandido no afã de ser herói. É querer salvar o mundo, sendo que não consegue nem mesmo salvar-se.

images

Ser policial é querer ser respeitado, não temido. É querer ser valorizado enquanto profissional. Ser soldado é chorar ao ver um irmão de farda morto com um tiro na cabeça, dado por um vagabundo, que tem que ser respeitado por imposição legal.

Ser policial é não poder falar o que pensa, pois isso pode gerar problemas, por isso é punido constantemente para ser um exemplo para os pares.

Ser policial é ser elemento de execução, ou seja, aquele que mata, aquele que executa. Ser policial é não ter visão periférica, pois está na tropa. Só podendo olhar em uma única direção. Ser policial é ser obediente. É está sempre pronto para servir.

Foto: Site PMDF

Foto: Site PMDF

Ser policial é ter fé ao ir para uma ocorrência, onde podemos perder a vida. Enquanto todos correm dos tiros nós corremos em sua direção.  Sem pensar em nossa família, nossos amigos, nossos amores!

Ser policial é amar a farda acima de tudo, podendo dar a própria vida como prova de amor a sociedade! Ser policial é padecer no paraíso!

1514215_946131395396871_9186067650523065882_n

Deixe um comentário

Arquivado em Reflexão

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s