Balanço da Segurança Pública

Balanço da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal divulgado nesta terça-feira (13) aponta um aumento de 69,1% no número de roubos de veículos em 2014. Foram 4.214 casos registrados em 2013 e 7.124 no ano passado. O índice de roubo a pedestres também cresceu em 61,9%, o que representa 12.082 ocorrências a mais em 2014.

Já os homícidios apresentaram uma queda de 2,7% em 2014. De 707 mortes violentas em 2013, o número caiu para 688 em 2014. De acordo com o secretário de Segurança, Arthur Trindade, apesar de ter diminuído, o índice continua alto.

“A despeito de ser um fenômeno gravíssimo, os homicídios são fenomenos estáveis no tempo e na situação”, afirmou. “Os números apresentados são sempre preocupantes. Os crimes violentos não apresentaram variação significativa, o que não necessariamente é uma boa notícia.”

Chefes das forças de segurança durante coletiva nesta terça (Foto: Isabella Calzolari/G1)
Chefes das forças de segurança durante coletiva nesta terça (Foto: Isabella Calzolari/G1)

Outro crime que teve aumento significativo foi o roubo a postos de combustíveis, com aumento de 50,7%. O número representa 476 ocorrências a mais em 2014 – subiu de 939 casos em 2013 para 1.415 em 2014. Roubo em ônibus também teve um aumento significante: foram 1.702 casos em 2013 contra 2.355 em 2014, aumento de 32,4%.

Segundo o levantamento, seis em cada dez pessoas morreram há uma distância de até 500 metros de casa. As cidades com maior quantidade de registros de homicídio foram Ceilândia (20%), Samambaia (9%) e Planaltina (9%). Somente em 2014, foram 137 casos registrados em Ceilândia. Se considerado o tamanho da população em absoluto, a cidade ocupa a 9º posição.

Reestruturação
O secretário de Segurança, Arthur Trindade, anunciou durante a divulgação do balanço a criação da Subsecretaria de Gestão de Informação. Segundo Trindade, com a nova subsecretaria os registros das ocorrências serão mais precisos e haverá um maior auxílio no planejamento das ações do Pacto Pela Vida.

“A primeira medida já estamos tomando. Estamos reestruturando a secretaria de Segurança para planejar as ações”, afirmou. “O planejamento dessas ações será baseado nas informações coletadas e com isso daremos maior efetividade nas ações da polícia coordenando com outras áreas, além da secretaria.”

Trindade afirmou também que a partir do próximo mês o GDF pretente divulgar dados mensais sobre a segurança na capital federal. “Pretendemos que essa divulgação seja periódica e certa, temos que combinar uma data. A princípio essa data, que nos ocorre, é a segunda segunda-feira de cada mês”, afirmou.

O chefe da pasta afirmou ainda que pretende reestruturar a Central Integrada de Atendimentos e Despacho (Ciade), aumentando o efetivo de operadores.
“Nós precisamos de mais operadores na Ciade. O número de operadores que temos hoje consegue atender os padrões mínimos da demanda”, disse. “A Ciade não está funcionando em um nível crítico, ainda não está, mas não podemos nos contentar com o padrão mínimo”, afirmou.

Insegurança
Arthur Trindade também falou sobre a sensação de insegurança dos moradores do DF. Segundo ele, a população está mais insegura por diversos motivos. “Certamente as ocorrências criminais têm um peso importante, mas essa sensação também é por conta da urbanização e da iluminação das áreas públicas”, afirmou.

De acordo com Trindade, são os crimes contra o patrimônio que afetam a sensação de insegurança do cidadão. “Essa insegurança afeta o seu cotodiano, a sua família, muda suas rotinas em função de alguns crimes, por exemplo roubo a transeunte, roubo a coletivos”, afirmou. “Isso afeta o cotidiano, a qualidade de vida do brasiliense.”

Segundo o secretário, a principal função do programa “Pacto Pela Vida” será reduzir os crimes violentos e aumentar a qualidade de vida dos moradores.

Fonte: G1

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em polícia militar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s