“Se você tem vergonha da sua meta, ela não vai acontecer.”

Hoje minha reflexão será diferente. Quero falar sobre trabalho e sucesso. A Lei do Trabalho é clara: sucesso decorre de trabalho. E o trabalho começa com a busca do conhecimento. Na polícia militar não temos reconhecimento por nosso trabalho, muito menos por nosso conhecimento, mas existe um mundo além da “bolha” polícia militar. Precisamos refletir sobre isso. Uma das armadilhas profissionais é tentar fugir do trabalho ou executar as tarefas sem habilidade e inteligência.

Precisamos ter metas para nossa vida. Há cinco anos me perguntei: “como desejo me ver nos próximos cinco anos?”. Naquele momento desejei e escrevi em um livro que gostaria de ser uma liderança da PM, dentro do conceito de que “liderar é influenciar pessoas”, meu desejo é ser uma influência positiva em nosso meio, um agente de mudança, um agente de transformação, uma referência em segurança pública no DF e um homem respeitado e influente. Tenho trabalhado para isso. Mas já passei dessa fase. Sou um pouco de cada desejo acima. Para isso trabalho duro. Acordo cedo. Chegarei lá…

A lei da semeadura diz que você colhe aquilo que planta. Tudo o que você faz volta para você. Todas as fontes da sabedoria humana afirmam isso. Você é livre para semear ou não, e para escolher o que semeará, mas é escravo de suas escolhas. No último ano fiz escolhas erradas, por ouvir pessoas erradas. Paguei um preço alto, na verdade ainda estou pagando, mas tenho aprendido a lição.

“(…) tudo o que o homem semear, isso também ceifará.” (Gálatas 6:7)

“(…) o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.”  (2 Coríntios 9:6)

“Quanto àquele que paga o bem com o mal, não se apartará o mal de sua casa”.  (Provérbios 17:13)

O professor e Juiz federal William Douglas, em um de seus livros fala sobre a “Lei  do Farelo”, que trata da importância das boas companhias, ganhou esse nome por causa de um ditado: “Quem com porcos anda, farelo come.” Ela deve ser aplicada na vida pessoal e profissional, segundo ele: “não se pode fazer bons negócios com pessoas ruins”.  Outra lei interessante discutida por ele é a “Lei da Oportunidade”. Ela diz que todos terão, em sua trajetória, oportunidades para melhorar de vida. Apesar de sermos afetados pela nossa origem social e econômica, pelo acesso à educação, pela cultura e formação, podemos mudar nossa história.

Roberto Shinyashiki tem uma frase interessante: “Se você tem vergonha da sua meta, ela não vai acontecer.” Muita gente tem uma mentalidade de que é mais honrado ser pobre pobre do que rico, livre-se desta mentalidade. Não tenha vergonha de querer melhorar de vida. Tenha como modelo e fonte de inspiração pessoas ricas e de sucesso que merecem a sua admiração, por serem competentes, honestas, trabalhadoras e generosas. Infelizmente falta-nos referenciais em nosso país. São poucos, mas existem. Visualize todas as coisas boas que você poderá proporcionar a si mesmo e aos outros ao prosperar. Acredito que tudo parte do desejo. Que palavras geram pensamentos, sentimentos, ações e resultados. O sucesso de amanhã começa hoje. Vamos a luta! Sonho é uma visão.

“Em todo trabalho há proveito, mas ficar só em palavras leva à pobreza.” Provérbios 14:23

63676_306412089478090_884975348_nAderivaldo Cardoso é Especialista em Segurança Pública e Cidadania, formado pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UNB), autor do Livro Policiamento Inteligente: Uma análise dos postos comunitários de segurança pública no DF e Coordenador do Movimento Policiamento Inteligente no Brasil: Busca a eficiência, eficácia e efetividade das ações policiais tendo como base os anseios da comunidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Reflexão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s