Os índices de criminalidade aumentam e de prisões se mantêm estáveis

Os jornais de hoje divulgam que “os crimes aumentam e prisões se mantêm”. Nos primeiros dez meses deste ano, 19.667 criminosos foram presos pela polícia militar e pela polícia civil no DF. Se formos olhar a produtividade é como se tivéssemos uma média de três bandidos detidos por hora. Não é por acaso que as delegacias vivem lotadas diariamente.

No mesmo período do ano passado ocorreram 19.627 detenções, segundo levantamento feito pela Secretaria de Segurança Pública. No comparativo deste ano com o ano anterior, houve 40 prisões a mais. É curioso ver a proximidade dos números. Aumento de prisões representa melhoria ou piora da segurança neste período? Uma reflexão que devemos fazer.

É interessante observar que enquanto as prisões se mantiveram quase nos mesmos números os índices de criminalidade aumentaram significativamente. Houve um aumento de 29,8% nos diversos tipos de crime no primeiro semestre deste ano. Conforme já postamos aqui em textos anteriores os números são preocupantes.

As autuações em flagrante alcançaram o quantitativo de 12.146 até outubro deste ano. É importante ressaltar que ninguém será preso senão em flagrante delito ou mediante ordem judicial. Normalmente aí está a dificuldade de manterem-se os criminosos presos. É muito difícil a polícia chegar no momento exato do cometimento do crime, por isso as ações preventivas tornam-se cada vez mais importantes!

10441044_717304258318975_8666666179859986244_n

Aderivaldo Cardoso é Especialista em Segurança Pública e Cidadania, formado pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UNB). Coordenador do Movimento Policiamento Inteligente no Brasil: Busca a eficiência, eficácia e efetividade das ações policiais tendo como base os anseios da comunidade.

1 comentário

Arquivado em policiamento inteligente

Uma resposta para “Os índices de criminalidade aumentam e de prisões se mantêm estáveis

  1. João Carlos Pacheco

    Enquanto não acabarem com as progressões de regimes, implementarem prisão perpétua ou pena de morte, o Brasil vai continuar sendo assolado pela violência! Chegamos em um ponto, onde não dá mais para ter complacência de vagabundos! A mudança na constituição deve ser já!

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s