Operações da Polícia Civil tentam dar uma resposta a sociedade

Nos últimos dias a Polícia Civil do DF tem procurado dar uma resposta a sociedade por meio de várias operações. Recentemente falamos sobre o aumento da criminalidade no DF e sobre o roubo de veículos e possível atuação do crime organizado no esquema de falsificação e adulteração de documentos. De ontem para hoje três operações foram deflagradas: a operação “Kraken”, a operação “Porto Rico” e uma operação contra a Pirataria na Feira dos Importados.

Uma quadrilha especializada em roubo de carros foi desarticulada no dia de ontem. A Operação Kraken, da Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (DRFV) cumpriu 22 mandados de prisão preventiva e 16 de busca e apreensão em várias cidades, como Samambaia, Santa Maria, São Sebastião e Regiões do Entorno. Pelo menos 19 pessoas foram presas e três armas foram apreendidas. O grupo é considerado um dos maiores desse tipo de crime na capital federal.

20141112111930635593o

Segundo o Jornal Correio Braziliense: “A operação recebe o nome Kraken em referência a uma espécie gigante de lula que ameaçava os navios, segundo o folclore nórdico. A criatura marinha, temida por supostamente destruir navios que poluíam o mar e piratas, tinha mais de cem tentáculos. A polícia relaciona o animal mitológico com as várias células da quadrilha organizada.”

Já operação Porto Rico, coordenada pela Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos (DRF), prendeu seis integrantes de uma quadrilha no dia de hoje. O sexteto é especializado em roubos e furtos a bancos.

Segundo a polícia, os envolvidos utilizavam maçarico e feixe de molas de caminhão para arrombar os cofres. Eles acabaram presos em diversos estados – não informados pela PCDF – e no Distrito Federal.

Aderivaldo Cardoso é Especialista em Segurança Pública e Cidadania, formado pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UNB).

Deixe um comentário

Arquivado em Entre Blogs

Deixe um comentário