Operações da Polícia Civil tentam dar uma resposta a sociedade

Nos últimos dias a Polícia Civil do DF tem procurado dar uma resposta a sociedade por meio de várias operações. Recentemente falamos sobre o aumento da criminalidade no DF e sobre o roubo de veículos e possível atuação do crime organizado no esquema de falsificação e adulteração de documentos. De ontem para hoje três operações foram deflagradas: a operação “Kraken”, a operação “Porto Rico” e uma operação contra a Pirataria na Feira dos Importados.

Uma quadrilha especializada em roubo de carros foi desarticulada no dia de ontem. A Operação Kraken, da Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (DRFV) cumpriu 22 mandados de prisão preventiva e 16 de busca e apreensão em várias cidades, como Samambaia, Santa Maria, São Sebastião e Regiões do Entorno. Pelo menos 19 pessoas foram presas e três armas foram apreendidas. O grupo é considerado um dos maiores desse tipo de crime na capital federal.

20141112111930635593o

Segundo o Jornal Correio Braziliense: “A operação recebe o nome Kraken em referência a uma espécie gigante de lula que ameaçava os navios, segundo o folclore nórdico. A criatura marinha, temida por supostamente destruir navios que poluíam o mar e piratas, tinha mais de cem tentáculos. A polícia relaciona o animal mitológico com as várias células da quadrilha organizada.”

Já operação Porto Rico, coordenada pela Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos (DRF), prendeu seis integrantes de uma quadrilha no dia de hoje. O sexteto é especializado em roubos e furtos a bancos.

Segundo a polícia, os envolvidos utilizavam maçarico e feixe de molas de caminhão para arrombar os cofres. Eles acabaram presos em diversos estados – não informados pela PCDF – e no Distrito Federal.

Aderivaldo Cardoso é Especialista em Segurança Pública e Cidadania, formado pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UNB).

Deixe um comentário

Arquivado em Entre Blogs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s