Aumento de roubo de veículos no DF: fruto do crime organizado?

Ontem fizemos um diagnóstico sobre o aumento da criminalidade no DF. Verificamos que o roubo de carros no DF aumentou vertiginosamente. Percebe-se que tornou-se um negócio rentável e que pode ser resultado da “organização” do crime na região. Não são mais “ladrões pé de chinelo”, tal aumento pode ser fruto do crime organizado na região.

5

Por duas vezes tivemos a oportunidade de recuperar dois veículos produto de roubo. Um na Asa Norte e outro em Taguatinga. O que nos chamou a atenção foi o lacre de cor alaranjada em um deles, cor tradicional de lacres do Sudeste e de alguns Estados do Nordeste, e outro lacre de chumbo com placas “esquentadas” em Anápolis. Para nós esta claro uma conexão na Região Centro-Oeste, que passa por um esquema envolvendo agentes do DETRAN na Região do Estado do Goiás. Pelo jeito os veículos são roubados no DF, esquentados no Estado do Goiás, em especial Anápolis e Goiânia e depois enviados para outros Estados e até mesmo outros países.

No dia 25 de outubro tivemos um veículo roubado na cidade de Samambaia/DF, esquentado na região,  pois estava com placas de Goiânia e recuperado na fronteira do Brasil com o Paraguai na noite de ontem. Uma ação rápida, pois em menos de vinte dias o veículo já estava prestes a cruzar a fronteira. Quando a prevenção falha, a repressão qualificada tem que agir. Com a palavra a delegacia de repressão a roubo de veículos. É preciso tirar estas quadrilhas de circulação.

A proprietária do veículo era só alegria quando fez contato com a nossa redação. Super agradecida pelo trabalho da Polícia. Ela mostrava com orgulho a mensagem que recebeu dos policiais de outro estado, do Batalhão de choque de Mato Grosso do sul: “Pegamos em abordagem na rua uma pick-up strada estava guinchando sua ecosport.” Ela dizia: “Olha o que a Polícia mandou pra gente.” Como sempre dizemos aqui: “aproximar a polícia da comunidade também é garantir uma melhor segurança pública.” Ela termina dizendo: “Graças a Deus ainda existe pessoas que trabalha.” Parabéns a guarnição do Cabo Martins e Soldados Aguiar, Sinzato e André Luiz da ROCAN, do Batalhão de Choque da Polícia de Mato Grosso do Sul. 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 Saiba mais no link: Choque desarticula quadrilha de roubo de carros e recupera 5 veículos

Aderivaldo Cardoso é Especialista em Segurança Pública e Cidadania, formado pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UNB). Coordenador do Movimento Policiamento Inteligente no Brasil: Busca a eficiência, eficácia e efetividade das ações policiais tendo como base os anseios da comunidade.

Deixe um comentário

Arquivado em policiamento inteligente

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s