Vergonha: mais um posto policial é incendiado no DF

É impressionante ver mais um POSTO POLICIAL incendiado no DF. Desta vez foi em SÃO SEBASTIÃO. É inadmissível ver tamanho abandono da Segurança Pública e tamanha audácia da marginalidade. A sensação de abandono incentiva tais atitudes! A teoria das janelas quebradas pode explicar o que está acontecendo no DF. É normal virar rotina? Aceitável ter 06 postos queimados em menos de um ano, dois em menos de cinco dias? Estudo o tema há mais de seis anos e vejo que o problema é antigo e ninguém busca uma solução.  O primeiro posto foi incendiado no Guará antes mesmo de ser inaugurado.

foto do primeiro posto queimado em planaltina

Cada governo que entra desconstrói o que  o governo anterior fez. Infelizmente o projeto de postos no DF não teve a assimilação das corporações policiais. Não temos uma polícia de Estado, nossas polícias são sempre de governos. Vivemos no DF uma alternância entre postos policiais e viaturas. Os postos foram implementados em sua maioria entre 2007 e 2008. No atual governo optou-se pelo “híbrido” posto/viatura, o que chamamos de base comunitária.

20140105213904795021i

Vários postos foram depredados nos últimos anos. Há mais de três anos os postos foram definitivamente esvaziados. Adotou-se o modelo “rotativo”. O policial permanece um tempo no posto e outro na viatura.  A noite prioriza-se o patrulhamento em viaturas. O primeiro modelo foi apresentado em Planaltina, onde tivemos alguns postos queimados. O posto não atingiu seu objetivo de ser uma referência para a comunidade. Também deixou de ser um ponto de permanência para o policial. O próximo governo terá um grande desafio na área de segurança pública. Um dos calcanhares de aquiles será a desativação ou não dos postos policiais. Além da mudança de paradigma na área de prevenção. A PM é preventiva é tem que atuar preventivamente.  É possível proteger a população se não estão conseguindo se proteger?

IMG-20140101-WA0016

2 Comentários

Arquivado em polícia militar

2 Respostas para “Vergonha: mais um posto policial é incendiado no DF

  1. Sergio Santos

    Bom dia Aderivaldo

    Não concordo com vc que vai ser um grande desafio para o próximo governo, explico: Temos os melhores policiais do Brasil em termos de policiamento comunitário, temos ferramentas para isso, Plano Estratégico da PMDF, Ação pela vida (tem que sofre alterações) , temos condições de levar a filosofia de policia comunitária a qualquer lugar do DF, pois não perdemos territórios para a bandidagem, basta vontade politica de fazer, deixar os policiais de ponta realizar seu trabalho de forma descentralizada e com autonomia, para isto basta que o novo governo tenha coragem de fazer reformas nas corporações de forma objetiva, fazendo com que as mesma deixem de olhar somente para o próprio umbigo e passem a compartilhar informações entre si e a comunidade, fazendo realmente uma gestão de Segurança Pública não só compartilhada, mas integrada.

    Curtir

  2. TOIN

    Caro amigo aderivaldo, é lamentável a que ponto chegamos. Infelizmente a nossa corporação até por falta de efetivo não entendeu a importância da polícia comunitária. Seria bom se o próximo governo resolvesse este desafio. Desse apoio a nossa categoria. Eu não entendo muito de política. Mas seria bom se o governo adotasse esta categoria. Aí sim, o governo teria cabo eleitoral 24 horas. É até uma insanidade desprezar tal poder.
    Como exemplo: É muito comum pessoas da comunidade procurar a polícia para saber qual o melhor candidato. eu mesmo orientei a muitos!
    FICA AÍ O DESAFIO PARA O PRÓXIMO GOVERNO: SUGESTÃO: ADOTE A PMDF E NÃO SE ARREPENDERÁ!

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s