Defender a criação do Instituto de Segurança Pública – Segurança com Inteligência

Ontem foi o lançamento do Plano de Governo do senador Rodrigo Rollemberg, candidato ao governo do Distrito Federal, que na condição de técnico ajudei a elaborar, ouvindo a população, juntamente com outros especialistas da área de segurança pública. Fiquei feliz ao ver nele, muitos pontos debatidos e defendidos aqui no Blog Policiamento Inteligente, sendo alguns pontos chaves do nosso “Plano de Ação” contido no nosso “Plano Nacional de Segurança Pública”, desenvolvido como um norteador das ações para a implementação da filosofia de Policiamento Inteligente. Acreditamos que a política de bastidores pode trazer melhores resultados que a política de trio elétrico.

10338299_297938400379562_1180306302770968259_n

Nosso enfoque foi o fortalecimento da área de inteligência (Subsecretaria de Inteligência) e da prevenção comunitária (SUPROC), para isso será necessária uma reestruturação da área de segurança pública com a redefinição de papéis e responsabilidades, em articulação com outros órgãos. Para isso é preciso estabelecer uma “centralizadora” das ações de segurança pública em Brasília, criando uma política de Estado e não de Governo. Sobre a prevenção deseja-se desenvolver programas e projetos voltados para a “ocupação de espaços públicos” visando a redução da criminalidade. O objetivo é desenvolver “Praças da Paz”. O esporte a meia noite podendo ser ampliado tornando-se “esporte todo dia, toda noite”. A prevenção às drogas também terá um grande enfoque.

1978631_614002178694791_7316205545168061416_n

A ideia é redefinir o papel da Secretaria de Segurança Pública (Competências, Gestão de Recursos, Prevenção, Articulação de ações e Controle externo). Outra medida a ser adotada é a centralização da coordenação de inteligência, com a criação do Instituto de Segurança Pública (ISP-DF). Ele seria independente da Secretária de Segurança, com foco na produção de informação estatística e inteligência (Núcleo Avançado de Análise Criminal). Além disso, pretende-se ter uma coordenação das atividades de inteligência por meio de sistemas integrados de informação que utilizem bases de dados de todas as áreas do GDF (UNIFICAÇÃO DE BANCO DE DADOS). Com relação a formação e qualificação profissional pretende-se implementar a ACADEMIA ÚNICA DE FORMAÇÃO POLICIAL (UNIFICAÇÃO DE FORMAÇÃO E PROCEDIMENTOS).

10521654_811050268935336_8233997699610273704_n

Outro ponto que merece atenção é o compromisso de criar um Plano Distrital de Segurança Pública, baseado no tripé “Prevenção, Inteligência e Combate ao crime (repressão qualificada)”, inspirado no “Pacto pela Vida” de Pernambuco, desenvolvido no Governo Eduardo Campos, com foco em crimes violentos, em um primeiro momento, reformular as Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP´s), desenvolver um plano de metas e responsabilidades por AISP para as Polícias Civil e Militar, e um sistema de “bonificação” por resultado.

Tornar os postos "mini-delegacias" com o Termo Circunstanciado

Tornar os postos “mini-delegacias” com o Termo Circunstanciado

O fortalecimento da área de inteligência (Subsecretaria de Segurança) e das ações preventivas (SUPROC) são os pontos chaves para uma boa prestação de serviço. A possibilidade de criação do Instituto de Segurança Pública (ISP-DF) com foco na informação e inteligência pode ser um avanço no mapeamento de áreas de risco e no combate ao crime, além de um catalisador na produção do conhecimento no campo da segurança pública. O debate sobre o aumento real de efetivo, por meio da contratação de novos policiais, e a sua redistribuição no território também. A visita a Pernambuco na última semana abriu minha visão sobre o “Pacto pela Vida”. Tive a oportunidade de conversar com policiais e moradores da região, tanto da capital, quanto do Agreste sobre o tema. Em breve farei breves relatos sobre a impressão que tive. Fiz alguns em meu facebook durante a viagem, após as conversas que tive.

Aderivaldo Cardoso – Coordenador do Movimento Policiamento Inteligente #euaderi31190

10306561_672155329546142_5507929811463158800_nAcesse o Plano de Governo e Saiba mais:

 

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Política, policiamento comunitário

Uma resposta para “Defender a criação do Instituto de Segurança Pública – Segurança com Inteligência

  1. Pingback: Unificação de Banco de Dados na Secretaria de Segurança Pública do DF | Aderivaldo Cardoso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s