Nota de esclarecimento: Aderivaldo Cardoso – 31.190 – Deputado Distrital

Tenho acompanhado as redes sociais e a campanha de difamação feita por alguns que não compreendem o cenário político. Alguns que muitas vezes comporta-se como crianças,  imaturas, emotivas e descontroladas. Política é razão, não é emoção. Política se faz com estratégia. É ciência exata. É matemática. Lembro-me que quando entrei na polícia deixamos de fazer um deputado (Aires Costa) porque o partido (PDT) veio sozinho e não atingiu o coeficiente eleitoral. Com 12 mil votos não foi eleito. Enquanto outros com metade dos votos entraram para Câmara legislativa.

Alguns pontos precisam ser esclarecidos e gostaria que fossem replicados nas redes sociais. Sai da coligação onde eu estava porque não havia estrutura para oferecerem e não haveria parceria com os distritais da PM. Na coligação seria complicado me aliar com outros candidatos que diziam me apoiar, mas já estavam comprometidos com políticos tradicionais detentores de grande poder econômico e estrutura de campanha. Como fazer aliança com o Poliglota que está no DEM? Lá a prioridade é eleger o Fraga. Como fazer aliança com o Hermeto no PMDB? Lá a prioridade é eleger o Roney Nemer, mas ainda tem o apoio do Néviton e da Estrutura do Rafael Barbosa. Como fazer aliança com o Jânio e Eliomar no PRTB? Lá quem irá financiar a campanha é o ex-deputado Luiz Estevão e a prioridade é eleger a Jaqueline Roriz e o Fraga. Os únicos que ainda me apoiavam de fato era o NCP porque estavam na mesma coligação, mas a prioridade do PSD, partido deles é o Rogério Rosso. Como iriam me apoiar com o material de outro candidato casado com eles?

Imagem face II

O Partido que eu estava (PSB) estava ajudando no Plano de Governo, como técnico e seria candidato a federal, não havia conversado sobre estrutura, e fez após a convenção uma coligação com outros candidatos e partidos detentores do poder econômico, o que inviabilizaria qualquer possibilidade de eleição por minha parte ou chegar até a segunda suplência como era o planejado. Já que estimava-se um quantidade de votos para mim entorno de 20 mil votos.

Fui buscar um partido com condições numéricas de eleição. A pergunta que fiz foi: onde posso me eleger com menos de 10 mil votos? Escolhi o PHS que rejeitou o Guarda Jânio e candidatos já comprovados com votação acima de 10 mil votos para que todos pudessem chegar em pé de igualdade. No partido o mais votado é o candidato LIRA de São Sebastião que obteve na última eleição 7 (sete) mil votos. Nesta coligação já temos candidatos comprovados nas urnas que somam 65 (sessenta e cinco mil votos) e previsão de no mínimo 125 mil votos, o que garante 02 (dois) deputados. O que isso quer dizer? Quer dizer que comprovadamente a coligação já chega com a possibilidade real de fazer um deputado, podendo chegar a dois, dependendo do potencial de votos dos mais novos. Quem tiver entre 8 (oito) e 10 (dez) mil votos será deputado.

Quando falamos em eleição temos que observar três pontos básicos: 1) PARTIDO; 2) COLIGAÇÃO; 3) VOTAÇÃO para ser o 1º ou 2º da coligação. Fora isso a candidatura perde até a sua objetividade.

Precisamos avaliar todas as coligações e para isso podem entrar no site do Tribunal Regional Eleitoral e analisar os nomes que lá estão disponíveis e os votos de todos que já foram candidatos para saber como andam os partidos. Após várias análises com pessoas que entendem do assunto chegamos a alguns números que precisamos analisar nos próximos três meses para não jogarmos nossos votos fora e perdermos as chances de fazer dois deputados distritais, já que não faremos nenhum federal. Afinal, quem tem condições de eleição com base no partido, coligação e votação?

O DEM do Poliglota tem 48 candidatos para atingir o coeficiente eleitoral. O primeiro colocado deverá ter entre 15 e 20 mil votos para ser eleito e torcer para que outros se destaquem. O partido veio sozinho e corre o risco de não atingir o coeficiente eleitoral. Já o PMDB do Hermeto tem 48 candidatos, diferente do DEM é que tem muita gente forte. Alguns apostam que fará três deputados. Lá já temos o Dep. Wellington da PCDF, o Dep. Robério Negreiros e três fortes candidatos. Apostam no Pastor Daniel de Castro, no Rafael Prudente e no Indio da Soberana que cresceu bastante, pois sua empresa foi responsável pela segurança na copa. Todos os três podem ter votação superior a dez. No PSD do NCP, o candidato mais votado é o ex-deputado Milton Barbosa, ele teve 12 mil votos na última eleição, precisa melhorar a votação, pois também vieram sozinhos e correm o risco de não atingir o coeficiente eleitoral. No PRTB do Jânio e outros, temos três candidatos com potencial de ser eleito: a Dep. Liliane Roriz, que dependendo da votação pode fazer o Guarda Jânio,  Juarezão ou Toninho Pop.

Sobre meu atual partido, digo que meu partido é a PMDF. O PHS está na coligação do Tadeu Filippeli  e Agnelo, porém o partido me liberou para não apoiar o governador, o partido não apoiará o candidato indicado pelo PT ao senado e eu estou proibido de apoiá-lo (Magela), caso eu quisesse. Porém o partido me liberou para apoiar o Gim e Reguffe. A nível federal estamos coligados com Eduardo Campos e Marina Silva. O partido e a coligação para federal tem o objetivo de eleger o Alírio deputado federal, que é um bom articulador e fez o compromisso com 10 (dez) candidatos policiais militares e bombeiros, que a nível federal, se eleito, irá defender as demandas desse grupo que denominamos G10.

Sugiro aos amigos que analisem tudo o que coloquei e tirem suas próprias conclusões sobre o porquê eu optei em sair candidato a deputado distrital e não a federal. Afinal, alguém acredita mesmo que eu teria mais de 60 (mil) votos? Alguém acredita que eu teria todos os apoios de outros candidatos financiados por federais de outras coligações? Preferi começar de baixo, dando um passo de cada vez. Prefiro ter a humildade de reconhecer minhas limitações do que a cegueira da arrogância política.

Anúncios

12 Comentários

Arquivado em Política, Reflexão

12 Respostas para “Nota de esclarecimento: Aderivaldo Cardoso – 31.190 – Deputado Distrital

  1. cb tb prejudicado

    Companheiro Aderivaldo gosto de suas colocações e ate mesmo as entendo ou compreendo como queira, no entanto, acho que cometeu um erro ao decidir FEDERAL e posteriormente mudar para DISTRITAL,
    com toda franqueza voce deveria ter ficado ” em cima do muro” ate o ultimo momento e somente depois de ter absoluta certeza voce revelaria suas pretensões acredito que isso gere pelo menos no inicio uma certa desconfiança demandando certa energia para coisas ja decididas. um abraço.

    Curtir

    • Aderivaldo Cardoso

      Entendo meu amigo. Em politica nao da pra ficar em cima do muro. Viria a federal ate o partido trazer outras figuras da politica. Optei em nao ser escada de politicos que por pouco nao prejudicaram nossa corporacao. Tinha feito uma escolha que precisou mudar. Fui neutralizado por ex-aliados que fecharam as portas de outro partido da coligacao. Minha oracao foi para que fosse feita a vontade de Deus. Ela sera feita. Obrigado pela consideracao. Abraco!

      Curtir

      • Débora

        Certíssimo meu caro!
        Se dado momento, pôde-se observar que rumo tomaria, o mais correto e sensato é fazer valer a prerrogativa de voltar atras e promover uma adequação. Trata-se de flexibilizar, “ajustar o passo” com vistas no que é solidamente possível fazer. Mesmo depois de tomada uma decisão, havendo necessidade em voltar atras ou mudá-la, de maneira nenhuma gerará desconfiança ou instabilidade. Pra mim, e acredito que todos que utilizam bom senso, traz a imagem de quem age com perícia, cautela e honestidade.
        Fica firme e vai com fé, meu querido!
        Um abraço de quem está na torcida pela tua vitória!

        Curtir

      • Aderivaldo Cardoso

        Muito obrigado! Ainda bem que houve tempo de “realinhar” a trajetória. Obrigado pela compreensão. Abraço

        Curtir

  2. GT

    O colega acima está certo.
    Você se abriu demais. fala de política na teoria como estratégia mas na prática você mostra suas jogadas aos adversários. Como ficar explicando que era assim e assado e agora mudou?
    Se tivesse vindo Federal sua chance seria grande pelas poucas opções na segurança. Agora, ao falar que vem pra Distrital você entra numa vala comum onde vários já se comprometeram com outros candidatos. E agora?
    Me desculpe a sinceridade mas ficar falando da possibilidade e candidato A ou B da PM não trará os votos dele para você. Gaste sua energia para falar de você, do seu projeto e da sua campanha.

    E se na reta final suas chances forem boas muito sucesso que você é um dos poucos que planejou campanha por 04 anos. Se as chances se mostrarem pequenas, monte os apoios necessários para que alguém ganhe, como fez o PT ao arrebanhar esse tanto de partido pequeno. Política é estratégia.
    GT

    Curtir

  3. WASHINGTON LUIZ PASSOS REGO

    Porque ser livre não é somente romper as correntes que aprisionam alguém,mais viver de forma a respeitar e ampliar a liberdade dos outros.
    Sgt.W.luiz mat.13162/8,27 anos nas ruas!

    Curtir

  4. WASHINGTON LUIZ PASSOS REGO

    O que realmente conta na vida não é apenas o fato de termos vivido; é a diferença que fizemos nas vidas dos outros que determina importância da nossa própria vida.

    Curtir

  5. WASHINGTON LUIZ PASSOS REGO

    A educação é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo.

    Curtir

  6. WASHINGTON LUIZ PASSOS REGO

    A maior glória na vida não é nunca cair, mas se levantar depois de cada queda.

    Curtir

  7. WASHINGTON LUIZ PASSOS REGO

    As pessoas certamente aprendem a odiar. E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar já que o amor surge de forma mais natural no coração das pessoas que seu oposto.

    Curtir

  8. WASHINGTON LUIZ

    ‘Se a criança é um porquinho,quando adulto não poderá se outra coisa senão um PORCO’
    Medite sobre a frase de vladimir maiakovski e também a respeito da noss ação e formação de educação das novas geraçõe

    Curtir

  9. WASHINGTON LUIZ

    Digo:a respeito da nossa ação e formação de educação das novas gerações.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s