Copa em Brasília: Segurança nos jogos terá efetivo de 11.733 homens

Do total, 779 serão cedidos pelo governo federal e 10.954 pelo GDF. No interior do estádio, 932 servidores, incluindo 477 PMs, vão atuar.

 

Mapa da Secretaria de Segurança Pública do DF mostra a distribuição dos estacionamentos ao redor do Estádio Nacional de Brasília (Foto: G1 / Reprodução).

 A segurança durante a Copa do Mundo 2014 em Brasília vai contar com o trabalho de 779 servidores do governo federal, incluindo 410 agentes da Polícia Federal. Outros 10.954 homens do governo do Distrito Federal (GDF) também vão atuar. Esse número inclui efetivo de 8.472 PMs, 933 militares do Corpo de Bombeiros, 540 policiais civis e 230 agentes do Detran…

 A segurança de chefes de Estado, da presidente da República, Dilma Rousseff, e do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, ficará sob responsabilidade de 104 agentes da Polícia Federal. As demais autoridades ficarão sob os cuidados da PM, que destacou 363 militares para esse fim.

 A segurança dentro do Estádio Nacional de Brasília, cuja capacidade é de 72.788 pessoas, será feita por 932 servidores, incluindo 447 PMs, 250 militares do Corpo de Bombeiros, 126 policiais federais e 66 policiais civis. O estádio da capital federal receberá sete jogos, sendo três da fase final da competição.

 Exército

Segundo o comandante Militar do Planalto, general Racine Bezerra Filho, cerca de 4 mil homens das Forças Armadas vão trabalhar em Brasília durante os jogos da Copa. Desse número, 3,2 mil são do Exército, 700 da Marinha e mais 100 da Aeronáutica.

Segundo o general, as escoltas de chefes de Estado também vão contar com a participação de motociclistas das Forças Armadas.

Monitoramento

A Secretaria de Segurança do DF afirma que 164 câmeras de vídeo vão ajudar no monitoramento de áreas no centro de Brasília e também em Taguatinga, onde será realizada a Fan Fest – evento oficial da Fifa e que integra o calendário de atividades paralelas da Copa.

 Trânsito

Ao todo, serão montados nas proximidades do estádio 1.760 postos de segurança, sendo 1.183 da PM, 100 da Polícia Civil, 325 do Corpo de Bombeiros, 144 do Detran e 8 da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

 A lista de postos inclui aqueles que terão como objetivo controlar o acesso de veículos credenciados aos estacionamentos localizados ao redor do estádio. Nesses postos de controle de acesso dos veículos vão trabalhar equipes do Detran, voluntários da Fifa e policiais militares.

 Haverá também pontos de controle de trânsito para orientar motoristas e coibir infrações no local. A ativação dos postos de controle de veículos e de trânsito ocorrerá sempre seis horas antes de cada jogo. A desativação, três horas depois de cada partida.

 Para o Fan Fest, equipes da PM vão montar 25 pontos de intervenção em duas áreas de Taguatinga: o Pistão Norte e a Estrada Parque Taguatinga-Guará (EPTG). Se houver necessidade, o trânsito no Pistão Norte poderá ser bloqueado no sentido sul-norte.

O GDF promete montar 1.484 postos de segurança na área da Fan Fest, sendo 1.180 da PM, 148 do Corpo de Bombeiros, 100 da Polícia Civil, 50 do Detran e 6 da Secretaria de Segurança Pública.

 A 12ª DP, localizada a cerca de 1 km do local da Fan Fest, ficará responsável por receber ocorrências e os flagrantes relacionados ao evento. A Polícia Civil diz que vai acionar delegados e agentes que falem outras línguas.

 Custo

O secretário de Segurança Pública do DF, coronel Paulo Roberto de Oliveira, afirma que não haverá custo extra para a implementação do policiamento na área central de Brasília. “Nós estamos trabalhando com as forças de segurança utilizando o serviço voluntário, que tem aí o seu orçamento já definido. Será o custo normal que nós já utilizamos nos empregos de policiamento”.

Já o comandante Militar do Planalto, general Racine Bezerra Filho, diz que o Exército em Brasília gastou R$ 4 milhões com segurança. O valor foi investido, segundo o general, na reforma de viaturas e aquisição de equipamentos para as tropas que vão trabalhar durante os jogos.

 

Fonte: http://www.edsonsombra.com.br/post/copa-em-brasilia-seguranca-nos-jogos-tera-efetivo-de-11733-homens20140523
Anúncios

1 comentário

Arquivado em polícia militar

Uma resposta para “Copa em Brasília: Segurança nos jogos terá efetivo de 11.733 homens

  1. FILIPPI

    Qual será o real custo disso para nós? Em quanto tempo tempo será pago? Qual será o arrocho nos próximos anos?
    Mas no Brasil tudo é festa, comprem as bandeirolas e apitos!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s