O leão e a tartaruga

As vezes uma frase pode mudar nossa vida. A de hoje me trouxe uma grande reflexão: “A tartaruga lembra o FRACO, ao menor sinal de perigo se esconde dentro do casco.” Após a tão famosa “operação tartaruga” e as punições em decorrência delas passei a fazer algumas análises sobre o comportamento interno.  Hoje estava prestes a desistir de alguns projetos, mas vi que se fizer isso serei uma tartaruga, não um leão.

1620762_604052502997898_1983735621_n

Uma das reflexões é que nós policiais militares somos covardes por natureza. Somos formados para ter medo. Formados para vivermos escondidos no “meio da tropa”.  Aprendi cedo que todo complexo de superioridade traz consigo um complexo de inferioridade. E nós temos vários complexos de inferioridade. Pensamos pequeno, somos medrosos, muitas vezes covardes. O que não falta em nosso meio são demonstrações e justificativas para nossa covardia.

23_ghg_rio_bumba4

Vários companheiros escondidos atrás de fakes são corajosos e audazes na hora das críticas e ataques, no serviço diário, escondidos dentro da farda também. Mas quando precisam mostrar o rosto, dar “a cara a tapa”, precisam que outros façam isso por eles. A maioria dá o tapa e esconde a mão. É impressionante. Poucos possuem a coragem necessária para reconhecer os erros e acertos.

images (3)

As tartarugas estão todas caladas, escondidas dentro do casco.  Calaram-se os blogs, calaram-se os fóruns. Simplesmente calaram-se. E não estou falando em greve, paralisação ou movimento reivindicatório. Estou falando em discutir nossos problemas, nossos medos,   nossos dilemas. Alguns leões continuam sua caminhada, mesmo tomando tiros diversos. É fácil descobrir uma tartaruga, pois ela é covarde. Basta ver um elemento parado, reclamando da vida e de tudo, escondido no seu casco. Tartaruga, nome perfeito para uma operação dentro da corporação. Quantos leões temos? Quantas tartarugas, escondidas em seu casco? Quantos pensam grande em nosso meio? Qual o preço que estamos dispostos a pagar por nossos sonhos?

images (4)

Anúncios

4 Comentários

Arquivado em Reflexão

4 Respostas para “O leão e a tartaruga

  1. Olivan

    Concordo, plenamente com suas colocações caro amigo Aderivaldo e acrescento que até em temas de relevância que não é necessário correr riscos nos expondo, acabamos por deixar de lado a nossa participação, um exemplo claro é a enquete no Senado da desmilitarização, PEC 51, parece que estamos adorando o regime atual, não vejo policiais comentando, incentivando ou até mesmo usando de argumentos junto a sociedade para provocar um número maior de apoio, se continuarmos tartarugando nas nossas pretensões acabaremos morrendo de fome.

    Curtir

  2. Carina

    o leão é sempre abatido?

    Curtir

  3. toin

    Acredito que os lobistas, que se beneficiam da situação escravagista da corporação, estão todos mobilizados para fazer valer através da enquete, que o Congresso Nacional, não aprovem a PEC-51. Por isso, peço encarecidamente a todos os companheiros, aderivaldo e companhia ltda, que façam contatos com todos os policiais militares e familiares, e a quem interessar um novo sistema de segurança pública, nesta nação, que façam votar na enquete, mostrando, instruindo sobre o endereço eletrônico do Senado Federal. Assim, estaremos prestando um grande serviço ao povo desta Nação, que não suporta mais este modelo escravagista e ditatorial. Seria bom se os nossos blogueiros, como o nosso Aderivaldo, solicitar apoio das nações unidas e vítimas desta guerra urbana. Da minha parte, estou entrando em contato com todos os companheiros e familiares e amigos da importância de votarmos a favor da pec-51 na enquete do Senado. ALERTEM E LIGUEM COM OS COLEGAS E PARENTES E AMIGOS DA IMPORTÂNCIA DA ENQUETE. VAMOS AJUDAR O BRASIL E A ONU. QUEM SABE O BRASIL PODE GANHAR UMA CADEIRA PERMANENTE NA ONU? CONTO COM A ESPERTEZA E INTELIGÊNCIA DOS COLEGAS.
    um abraço a todos.

    Curtir

  4. toin

    O problema, amiga Catarina, é que este leão aprendeu a se organizar. Está difícil, se não nos organizarmos, de abater este leão do militarismo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s