Diretrizes que irão nortear a segurança pública no plano de governo do PSB

Hoje, nós do Movimento Policiamento Inteligente, um grupo de policiais e comunidade que busca a eficiência, eficácia e efetividade das ações policiais, tendo como base os anseios da comunidade, estivemos reunidos pela manhã,  para planejarmos algumas ações futuras e para prestigiarmos o lançamento das diretrizes do plano de governo do PSB/Rede Sustentabilidade. Temos a ambição de atingir 10% do efetivo da Corporação nos próximos meses para um ambicioso projeto.

10312477_798171020192910_525832254298581543_n

No lançamento das diretrizes, que ajudamos a elaborar, foram lançadas duas pré-candidaturas: a do Senador Rodrigo Rollemberg, que disputará o Governo e do atual deputado Federal Reguffe que disputará o Senado. O deputado Reguffe e o senador Rollemberg tem o nosso repeito, admiração e confiança. Temos total confiança neles. Sabemos que ele será um grande senador para o Distrito Federal e um grande governador.

1908320_873939595954669_6371562206359180520_n

No policiamento inteligente sempre atuamos em três fases: fase da conscientização, onde quebramos preconceitos por meio de conceitos gerando um novo conhecimento, depois a fase metodológica, onde definimos o que queremos e como faremos, quem mobilizaremos internamente e externamente e o planejamento orientado para o problema. Na última fase definimos as ações, onde dividimos em ações individuais e ações coletivas. Estamos na segunda fase.

10246235_798170953526250_3575424652642455398_n

Diretrizes são orientações, guias, rumos. São linhas que definem e regulam um traçado ou um caminho a seguir. Diretrizes são instruções ou indicações para se estabelecer um plano, uma ação, um negócio etc.

Objetivos

• Fortalecer os órgãos de segurança pública, garantindo condições básicas de funcionamento, quadros adequados, carreiras estruturadas e baseadas no mérito, e investimento em equipamentos, tecnologia e em ações de inteligência.
• Integrar os órgãos de segurança pública do DF, coordenando as ações das polícias militar e civil, e padronizando procedimentos, em articulação com os outros governos da Área Metropolitana de Brasília (AMB).

• Eliminar a ingerência política sobre os órgãos de segurança, promovendo políticas públicas de Estado e não de Governo.

• Adaptar a estrutura e a atuação dos órgãos de segurança às particularidades de cada região administrativa, alocando efetivos, instalações e equipamentos policiais com base no mapeamento e na caracterização das ocorrências.

• Implementar uma política de segurança eficiente e integrada com as demais políticas públicas, criando programa de prevenção e de combate à criminalidade que articule com os diversos órgãos do Governo e de outros poderes

• Instituir políticas específicas para os grupos sociais que mais sofrem violência, promovendo campanhas de prevenção e ações que melhorem o atendimento das vítimas e reduzam a impunidade.

• Integrar os órgãos de segurança pública do DF, coordenando as ações das polícias e padronizando procedimentos, em articulação com os outros governos da Área Metropolitana de Brasília (AMB).

• Adaptar a estrutura e a atuação dos órgãos de segurança às particularidades de cada região administrativa, alocando efetivos, instalações e equipamentos policiais com base no mapeamento e na caracterização das ocorrências.

• Implementar uma política de segurança eficiente e integrada com as demais políticas públicas, criando programa de prevenção e de combate à criminalidade que se articule com os diversos órgãos do Governo e de outros poderes.

• Instituir políticas específicas para os grupos sociais que mais sofrem violência, promovendo campanhas de prevenção e ações que melhorem o atendimento das vítimas e reduzam a impunidade.

• Promover a utilização racional e qualificada de espaços e equipamentos públicos esportivos, culturais e de lazer, que se encontram subutilizados ou deteriorados, em articulação com os órgãos de segurança pública, visando a difusão da cultura da paz.

• Implantar projetos de recuperação e utilização racional de equipamentos públicos esportivos, culturais e de lazer, que se encontram subutilizados ou deteriorados, em articulação com os órgãos de defesa social e de segurança pública, com o objetivo promover espaços de paz. 10246536_798170983526247_3230471296025691365_n

 

6 Comentários

Arquivado em Política

6 Respostas para “Diretrizes que irão nortear a segurança pública no plano de governo do PSB

  1. Nemias

    Só balela aderivaldo, não temos novidade o mesmo do mesmo ou seja tudo muito genérico, segurança pública é mais que isso. Instituir políticas específicas para os grupos sociais que mais sofrem violência, quem toda a população, os órgãos de segurança necessita de uma reengenharia.

    Curtir

    • Aderivaldo Cardoso

      Isso não é um plano de governo. São diretrizes. Diretrizes são mais amplas. Não acho balela, até porque eu ajudei a construir. Abraço

      Curtir

  2. João

    Caro Aderivaldo estou ancioso para ver o plano de governo do Senhor Rolemberg, pois só essas diretrizes denotam as promessas vazias e cravejadas de verbos vagos, já vistas por esse guarda cansando, desconfiado e desmotivado..

    Curtir

    • Aderivaldo Cardoso

      Eu entendo meu amigo. Ainda mais quando fazemos parte de uma instituição que fez um planejamento estratégico e não consegue seguir. Será curto e preciso. Mas com bastante conteúdo. Voltado para a polícia cidadã.

      Curtir

    • FILIPPI

      Diretrizes não são promessas, são objetivos a serem alcançados que também depende do nosso esforço e não só do Governo!
      O pensamento coletivo deverá evoluir e teremos de estar comprometidos com a Instituição, porém é perceptível hoje a desmotivação total do efetivo que só mudará quando houver respeito, a tranquilidade necessária para desempenhar as suas funções, e quando houver o pontapé inicial por parte do Governo para uma digna reestruturação interna.

      Curtir

Deixe um comentário