Soluções para a segurança pública no DF

O jornal Correio Braziliense de hoje traz uma matéria interessante sobre os “Desafios de uma metrópole”. Temas como transporte, segurança, educação, trânsito, saúde e urbanismo foram abordados. Uma moradora de Ceilândia definiu bem os problemas que angustiam a comunidade na área de segurança: “A falta de pronto atendimento nos postos policiais, o baixo número de profissionais nas ruas e a crescente violência contra a mulher.” O que os candidatos ao próximo governo do DF propõem para amenizar o problema? Precisamos debater o tema com propostas sérias e exequíveis!

mapa dos postos no DF

Sobre os postos comunitários de segurança uma ideia que defendo é dar o “pronto atendimento” no próprio posto, por meio do Termo Circunstanciado. Torná-los MINI DELEGACIAS DE POLÍCIA. Seria uma forma de dar uma resposta, além de tornar o trabalho do policial no posto mais útil e especializado. Uma sugestão é fazer como fizeram no Detran, pagar aos atendentes dos postos a GAP – Gratificação por Atendimento ao Público. Que é paga de acordo com a produtividade dos atendentes. Ou simplesmente DESATIVÁ-LOS de vez. Pelo menos aqueles que não trazem resultados em suas comunidades.

download (4)

Sobre a falta de efetivo nas ruas, uma sugestão é o aumento real de efetivo, passando de 18 mil homens para aproximadamente 23 mil policiais ou até mais, já efetuando o cálculo com previsão de um batalhão para cada cidade. Amenizaria alguns problemas internos e externos: Teríamos mais policiais nas ruas, traria fluidez nas promoções e ainda distribuiríamos melhor o efetivo nas cidades, pois cada cidade teria seu próprio batalhão.

guerra no rio

Sobre a crescente violência contra a mulher, por se tratar de um crime normalmente cometido dentro dos lares, teríamos que desenvolver uma política pública específica para esse fim, além de potencializar as existentes.

Anúncios

6 Comentários

Arquivado em Política

6 Respostas para “Soluções para a segurança pública no DF

  1. toin

    Quanto a segurança, imprensa brasileira poderia contribuir conscientizando ,coisa que não é do seu interesse, o povo, que não sabe que a problemática da segurança no Brasil não é falta de efetivo, e sim legislativo. Pensando bem a imprensa brasileira não vai denegrir seu principal cliente, o governo.

    Curtir

  2. cms

    Boa noite…
    A solução para a segurança pública, está contido na solução para: a educação, saúde, transporte, distribuição de renda, lazer, em nossas lei permissivas ou mal aplicadas? Ou seja a solução para todos estes estes contido na EXTINÇÃO da corrupção em nosso meio como sociedade.

    Curtir

  3. A raiz de todo mal está enraizado na corrupção, que consome mais de 200 bi por ano, faltando dinheiro para investir no social. O combate a desigualdade tinha que ser o combate destemido e permanente a corrupção que é o câncer deste país e não distribuindo bolsas sem nem um critério.

    Curtir

  4. toin

    GOSTARIA DE REFORÇAR O QUE SEMPRE DISSE: EM COMENTÁRIOS ANTERIORES: SERIA BOM SE NOSSOS BLOGUEIROS QUE TÊM PRETENSÕES POLÍTICAS, PEDISSEM APOIO DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS, BEM COMO, MARCAR REUNIÕES COM TAIS ORGANISMOS. RELATAR O DRAMA DO MILITAR BRASILEIRO, EM QUE A DEMOCRACIA NUNCA CHEGOU. EMBASADOS NA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS E OUTROS TRATADOS, CONVENÇÕES NÃO SÃO RESPEITADOS. QUEM FOR HÁBIL PARA CONSEGUIR TAIS FEITOS, SAIRÁ NA FRENTE NA CORRIDA ELEITORAL.

    Curtir

    • Aderivaldo Cardoso

      Isso já está sendo feito. Não é algo rápido. É lento, mas temos contatos na ONU nos ajudando a chegar nos organismos internacionais. O que sugere?

      Curtir

  5. toin

    JÁ PENSEI MUITAS VEZES EM PEDIR BAIXA DA CORPORAÇÃO: GOSTARIA DE SER CIDADÃO.
    GOSTARIA DE SER CIDADÃO.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s