Violência e drogas nas escolas, é preciso conscientizar pais e alunos!

No Proerd aprendi que um projeto educacional de prevenção as drogas e a violência passa por três partes fundamentais: Família, Escola e a Polícia. Como não estou mais no Proerd, mas continuo sendo policial, resolvemos levar por meio do IGB, projeto Jovens Brilhantes, esse conceito para as Escolas.

Palestra Instituto Gabriel

Uma tentativa de quebrar preconceitos por meio de novos conceitos. Uma aproximação entre a “Polícia e a Comunidade”, uma aproximação entre “pais e filhos”. A primeira fase do projeto é a conscientização de pais e alunos sobre o mundo das drogas e violência.

Palestra pais e filhos

Nosso primeiro parceiro foi o ALUB, depois a E.C. 54 de Taguatinga. Tenho me sentido bem em falar sobre a vida, sobre a família e sobre sonhos! Como você está se vendo nos próximos cinco anos? Sonho é uma visão…

_DSC_1293

 Hoje acordei com um desafio. Preparar uma palestra para jovens de uma rede de ensino sobre a “violência nas escolas”. Primeiro temos que refletir o que é ou deveria ser a “escola”. Ela é onde temos os primeiros contatos contatos com a diferença, muitas vezes com as regras e limitações do dia a dia. É a janela para um novo mundo. É onde os conflitos surgem, onde mudamos, onde aprendemos, onde crescemos.

download

E a violência? O que é? Não podemos esquecer que a violência surge quando não respeitamos as diferenças, quando não aceitamos o conflito, quando nos achamos superiores e cheios de razão. A violência é qualquer ação destrutiva direcionada a uma pessoa, animal ou objeto. Ela é física, Ela é simbólica. Palavras também podem ser destrutivas. Elas matam sonhos, matam desejos, matam a auto-estima das pessoas! Um grande desafio! Não sei nem por onde começar! O que acham do tema? Como conscientizar os jovens sobre tudo isso?

10277885_753245534715810_5910369631457723206_n

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Reflexão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s