Rede de proteção policial: Aplicativo de celular agiliza trabalho policial

Aplicativo é incorporado ao trabalho policial (foto: Caio Ribeiro)A tecnologia é a grande aliada da Polícia Militar no combate aos crimes no Distrito Federal. A novidade é o uso do whatsapp, aplicativo para celulares, na solução de ocorrências.

Há poucos dias, a polícia conseguiu recuperar, em Águas Claras, um carro roubado em Taguatinga. O veículo foi encontrado em menos de três horas após o crime, graças à informação repassada pelo aplicativo.

Em Ceilândia, um assaltante foi identificado pela imagem dele que circulava no whatsapp. O bandido roubou uma loja acompanhado de dois comparsas em um carro. Na fuga, ele deixou a identidade cair. Um policial fotografou o documento e divulgou a imagem no aplicativo.

Antes dessa ferramenta, em casos semelhantes, os policias contavam apenas com a descrição do criminoso feita via rádio.

Limite territorial – Outra limitação superada pelo aplicativo é o alcance da informação. Para manter a eficiência, a rede de rádio da PM divide o Distrito Federal em setores. Mas isso impede que policiais de Ceilândia tenham acesso instantâneo ao que se passa em Taguatinga, por exemplo.

“Com o whatsapp a informação chega na hora e ainda pode ficar armazenada”, explica o cabo André Luiz dos Santos.

Muitos grupos táticos da PM utilizam o aplicativo há quase um ano. A ferramenta no celular consegue integrar policiais de diversas regiões do Distrito Federal, Entorno e até de cidades mais distantes de Brasília, como Posse, em Goiás, e Paracatu, em Minas Gerais.

“O que antes era uma ferramenta de cunho pessoal, graças à facilidade para disseminar informações, serviu para melhoria do nosso serviço”, analisa o soldado Rodrigo Gaspar.

Como são apenas os policiais militares que participam dos grupos de comunicação, as informações trocadas na rede são mais seguras. A polícia não sofre com os trotes que atrapalham o serviço do Ciade.

Fonte: http://www.pm.df.gov.br/site/index.php/noticias/destaques/1929-aplicativo-de-celular-agiliza-trabalho-policial

Anúncios

1 comentário

Arquivado em polícia militar

Uma resposta para “Rede de proteção policial: Aplicativo de celular agiliza trabalho policial

  1. DELTADOBRADO

    Pois é. Foi preciso que policiais militares se utilizassem de novas tecnologias de uso PESSOAL para realizar um trabalho com o mínimo de eficiência. Como podem os agentes governamentais inflarem as bocas para dizer que oferecem boa segurança pública se não tem competência nem para garantir que a informação de uma ocorrência chegue em tempo real a todos os policiais militares que estejam atuando naquele momento?
    Como podem abrir a boca para reclamar da lentidão da PM hoje se, se importam em criar mecanismos de combate à criminalidade até o limite do limite do limite do caixa dois das campanhas do partido?
    Que bom será o DF quando a PM for contemplada com, NO MÍNIMO, o mesmo desempenho que o GDF teve com outros órgãos como Detran, Metrô, Técnicos Penitenciários. O Whatszap será uma ferramenta a mais de segurança e de suma importância para os militares e para toda a sociedade brasiliense.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s