PM do DF vai investigar conduta de sargento que ameaça ‘troco’ na Copa

Em vídeo, militar cobra de secretário de Segurança aumento a policiais.

Comandante da PM diz que reivindicações não vão prejudicar policiamento.

O novo comandante da Polícia Militar doDistrito Federal, Anderson Carlos de Castro Moura, disse nesta terça-feira (10) que as reclamações feitas por um sargento da PM ao secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, serão investigadas pela Corregedoria da PM.

Durante um café da manhã realizado no último dia 5 num batalhão da PM, o sargento aproveitou a presença do secretário de Segurança do DF para reclamar, segundo o militar, da falta de apoio do Executivo à  tropa. Na gravação, o sargento afirma que, caso não sejam contemplados com reajuste salarial, os PMs darão “o troco” na Copa do Mundo de 2014 (veja o vídeo).

A Copa do Mundo ‘tá’ vindo aí. E eu vou falar para o senhor, em nome de nossa categoria, é a nossa vontade. Se a Polícia Militar não for contemplada, como outros órgãos da Segurança Pública foram contemplados, o troco nós vamos dar na Copa do Mundo. O senhor secretário leve essa mensagem [ao governador Agnelo Queiroz]”
Sargento cobrando do secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, aumento para policiais

O comandante da PM informou que o trabalho da Corregedoria será o de analisar se houve quebra de disciplina por parte do sargento. Nesse caso, a conduta do militar pode configurar “desrespeito à autoridade”, disse o comandante. Moura não informou quanto tempo poderá levar a investigação.

O vídeo com as declarações do sargento foi feito dentro do 11° Batalhão da Polícia Militar, em Samambaia, região a 25 quilômetros do centro de Brasília.

O sargento aparece falando no lado direito da tela, enquanto Avelar, no canto esquerdo, vestindo um terno de cor escura, ouve as reclamações sem se manifestar. A Secretaria de Segurança Pública do DF informou que não vai se pronunciar sobre o assunto.

G1 ligou para o 11° Batalhão da PM e não conseguiu falar com o comandante da unidade. O sargento que aparece no vídeo também não foi localizado.

Durante o encontro, o sargento diz que fala em nome da categoria. “A Copa do Mundo ‘tá’ vindo aí. E eu vou falar para o senhor, em nome de nossa categoria, é a nossa vontade. Se a Polícia Militar não for contemplada, como outros órgãos da Segurança Pública foram contemplados, o troco nós vamos dar na Copa do Mundo. O senhor secretário leve essa mensagem [ao governador Agnelo Queiroz]”, diz o sargento na gravação.

Em frente a outros colegas de farda, o sargento disse que a chamada operação tartaruga, deflagrada por PMs do DF, vai continuar. A operação reduz o ritmo nos atendimentos. Em caso de perseguição, por exemplo, os carros da polícia obedecem aos limites máximos de velocidade das vias.

Em determinado momento, o militar diz que o governo do Distrito Federal “virou as costas” para as demandas da corporação. “Nós pensávamos que estávamos no céu quando elegemos Dilma, elegemos Patrício [deputado distrital pelo PT], elegemos Agnelo (…). Então, o senhor, como secretário de Segurança Pública, eu quero que o senhor leve essa mensagem ao governador.”

Fonte: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2013/12/pm-do-df-vai-investigar-conduta-de-sargento-que-ameaca-troco-na-copa.html

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em desmilitarização das polícias

3 Respostas para “PM do DF vai investigar conduta de sargento que ameaça ‘troco’ na Copa

  1. ST W. Santos

    Falar a verdade é desrespeito?
    O “nosso glorioso” RDE não diz isso no número 1 do anexo 1!
    O que diz o artigo 5º, IV da CF/88?
    O dispositivo reza que: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”.

    A afirmação do graduado é o pensamento de grande parte da categoria, que não recebe gratificação alguma, que luta por melhorias para a instituição, que está cansada de ouvir promessas e mentiras, que arrisca a vida diuturnamente nas ruas do DF, que possui o menor salário da área de segurança, que sente vergonha ao ver a corporação ser achincalhada pela mídia necrófaga e não presenciar uma única voz que a defenda.

    Ser militar significa ser algo desprovido de vontade, de dignidade, de anseios?
    Ser militar significa viver eternamente nas trevas?
    O que o secretário de segurança estava fazendo na UPM?
    A visita tinha conotação política?

    A instituição ganharia muito se “alguém” se preocupasse em valorizá-la!

    Curtir

  2. SO QUEM NÃO SABE DISSO É O GOVERNADOR E O NOVO CMT GERAL,O RESTO DO BRASIL INTEIRO JÁ ESTÁ SABENDO E APOIANDO.,MAS PAR QUEM VIVE DE CARGO DE CONFIANÇA , ACHAM QUE A REPRESSÃO AINDA É A MELHOR FORMA DE SE RESOLVER INCLUSIVE AMEAÇANDO OS SEUS SUBORDINADOS.TEM CEL QUE AO INVÉS DE AGIR PREFERE MANDAR OS SEUS SUBORDINADOS A AGIREM CONTRA AQUELES QUE AINDA TEM CORAGEM DE DIZER A VERDADE……

    Curtir

  3. FILIPPI

    Desrespeito a autoridade? A tal visita não era para ser um bate papo informal? Houve protocolo para o cerimonial? Quem pagou pelo café da manhã?
    res·pei·to
    (latim respectus, -us, .ação de olhar para trás, .espetáculo, atenção)
    substantivo masculino
    1. Sentimento que nos impede de fazer ou dizer coisas desagradáveis a alguém.
    2. Apreço, consideração, deferência.
    3. Acatamento, obediência, submissão.
    4. Medo do que os outros podem pensar de nós. = RECEIO, TEMOR

    “respeito”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/respeito [consultado em 12-12-2013].

    O Secretário deixou que o SGT falasse a vontade, e perceptível é vê-lo num tom de desabafo, no calor da emoção. Este Policial deve estar passando por um desgaste desnecessário. Caso haja abertura se Sindicância, ou IPM como queriam, é importante a presença de um advogado nas oitivas ou tem o direito de permanecer em silêncio durante seu interrogatório e tal procedimento NÃO pode ser considerado em seu prejuízo, mesmo porque se trata de direito constitucional (art. 5º, LXIII da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988).

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s