Agnelo nomeia coronel Anderson Moura novo comandante da PM

Coronel Anderson Moura, novo comandante da PM  do Distrito Federal (Foto: Ricardo Moreira/G1)Coronel Anderson Moura, novo comandante da PM do
Distrito Federal (Foto: Ricardo Moreira/G1)

O governador Agnelo Queiroz (PT) anunciou nesta quarta-feira (4) o coronel Anderson Carlos de Castro Moura como novo comandante da Polícia Militar do Distrito Federal. Moura substitui Jooziel Freire, que foiexonerado nesta quarta devido ao desgaste provocado pela suspensão do convênio médico dos policiais, no dia 26 de novembro. Ele é o quinto oficial a comandar a corporação desde o início do governo Agnelo.

Moura tem 42 anos e está há quase 25 anos na Polícia Militar. Ele foi o primeiro oficial formado na academia da PM de Brasília. Moura já atuou em várias unidades operacionais, passou pela diretoria de gestão de pessoal e trabalhou na Corregedoria da PM. Antes de ser nomeado para o comando da corporação, Moura era responsável pelo comando de policiamento regional metropolitano, na área central de Brasília. A unidade foi uma das mais acionadas para conter a ação de manifestantes durante a Copa das Confederações.

Ao ser questionado sobre o relacionamento com a tropa neste momento de crise, o novo comandante disse que vai manter o diálogo. “Desde que tenha respeito, eu converso com todos os integrantes da corporação. (…) Sempre trabalhei com pessoas mais velhas.”

Desde que tenha respeito, eu converso com todos os integrantes da corporação. (…) Sempre trabalhei com pessoas mais velhas”
Coronel Anderson Moura, nomeado nesta quarta novo comandante da PM

O governador Agnelo usou uma sala que fica ao lado do gabinete dele no Palácio do Buriti para apresentar o novo comandante. Agnelo fez um breve pronunciamento a jornalistas e desejou sorte para o coronel.

“Ele tem todas as credenciais para conduzir a nossa gloriosa polícia do Distrito Federal, sobretudo prestar essa função que é assegurar à nossa população o direito elementar de proteção e de segurança pública”, disse Agnelo.

O governador também agredeceu ao ex-comandante pelos serviços prestados e sinalizou que Freire irá continuar exercendo cargos importantes dentro da corporação. “Queria acrescentar e agradecer o coronel Jooziel que teve um papel importante. Ele serviu esse período com dedicação, de forma caprichada e dedicada à Polícia Militar. Com certeza, ele continuará exercendo outros papéis importantes também na Polícia Militar. O importante é que estamos restabelecendo o comando, cujo o objetivo é aperfeiçoar e valorizar ainda mais a segurança pública e em particupar a Polícia Militar do Distrito Federal”, afirmou o governador.

O Governador Agnelo Queiroz fez um breve pronunciamento a jornalistas no Palácio do Buriti ao lado do novo comandante da PMDF (Foto: Ricardo Moreira / G1)O Governador Agnelo Queiroz fez um breve pronunciamento
a jornalistas no Palácio do Buriti ao lado do novo comandante
da PMDF (Foto: Ricardo Moreira / G1)

Segundo a Secretaria de Comunicação do GDF, tanto a nomeação do novo comandante quanto a exoneração de Jooziel Freite do cargo serão publicadas nesta quinta-feira (5) no Diário Oficial do DF.

Também foram anunciados nesta quarta-feira (4) os nomes do novo subcomandante da PMDF, o coronel Cláudio Armond, e do novo chefe do Estado Maior, o coronel Alessandro Venturim.

O anúncio da saída de Jooziel Freire foi feito na manhã desta quarta pelo próprio governador. Pela manhã, a Polícia Militar informou que Freire estava em Bonito, no Mato Grosso do Sul, na Conferência Nacional de Comandantes das Polícias Militares e Bombeiros do Brasil. A PM não confirmou se Freire anteciparia o retorno a Brasília.

“Está sendo feita uma investigação. A pessoa que assinou o ato [de suspensão dos convênios] está fora. Foi um ato de grande irresponsabilidade. E eu estou trocando o comandante da Polícia Militar do Distrito Federalx”, falou o governador.

A decisão de suspender os convênios foi tomada pelo coronel Sérgio Luiz de Souza Cordeiro, exonerado da chefia do Departamento de Saúde da Polícia Militar do Distrito Federal. Cordeiro disse que tomou sozinho a decisão de suspender os convênios.

“Essa decisão eu tomei ouvindo o meu corpo técnico, em função das circunstâncias e porque eu estava no limite. Porque se eu continuasse a permitir que o atendimento permanecesse, eu iria responder por realizar despesas públicas sem crédito orçamentário. Eu tomei essa decisão porque não havia, por parte do comando [da PM], uma solução para o problema.”

A suspensão dos convênios de saúde dos policiais militares foi anunciada no dia 26 de novembro, pelo Departamento de Saúde da PM. O setor alegou falta de verba.

Cordeiro disse que Jooziel Freire foi comunicado várias vezes sobre o risco de suspensão do serviço. O primeiro alerta, segundo Cordeiro, foi feito oficialmente em 4 de junho deste ano. Ementrevista ao G1 no último dia 29, Freire disse que foi pego de surpresa com a suspensão dos convênios.

Anúncios

6 Comentários

Arquivado em polícia militar

6 Respostas para “Agnelo nomeia coronel Anderson Moura novo comandante da PM

  1. Antenor

    Esse coronel é muito novo. Não tem condições de comandar a Polícia Militar…

    Curtir

  2. Foram cinco comandantes até aqui. Acredito que, nesse ritmo, o Agnelo deverá conseguir ultrapassar os 7 (sete) que o Cristovam Buarque nomeou durante seu governo. Afinal, para resolver os problemas de segurança pública e os da corporação basta substituir o comandante-geral, não é?

    Curtir

  3. Por outro lado, desejo ao Coronel Anderson, sorte e sucesso na empreitada.

    Curtir

  4. Se chegar com empáfia..a tartaruga o derrubará também!

    Curtir

  5. Joselito Silva Machado

    Conheço o profissional e a sua pouca idade trará vitalidade, homem honesto e comprometido.

    Curtir

  6. Tenho convicção, que pré julgar o Novo CMTE GERAL nesse momento, não seria de bom tom. ELE é da 1ª turma de oficiais formado na nossa ACADEMIA, não é R2 e tenho certeza que assim como muitos, exceto uns e outros, quer uma PMDF, mais forte e mais unida. Desejo ao CEL Anderson, boa sorte e que coloque as inovadoras idéias, que tanto ELE, quanto seus outros colegas de turma, aspiraram por chegar o momento certo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s