Novo Ciclo Policial – Cada policial é um líder em potencial

NOVO CICLO POLICIAL

Cada policial é um líder em potencial, pois possui PODER, AUTORIDADE E LEGITIMIDADE para atuar, precisamos apenas conquistar a CONFIANÇA DA POPULAÇÃO!”  (ADERIVALDO CARDOSO)

Muitos já devem ter ouvido falar que a Polícia Militar é um “elefante amarrado por um barbante”. Tenho amigos paisanos que são membros de alguns sindicatos importantes, e, volta e meia me falam essa frase. Por que então nós não conseguimos atingir nossos objetivos? Por que vivemos num ambiente onde ocorre tanto assédio moral e não fazemos nada? Por que vivenciamos tantas injustiças? Por que ficamos inertes ao sofrermos as injustiças ou ao olharmos as injustiças ao nosso redor?

Não posso, na minha insignificância, dar respostas cabais para todas essas perguntas. Mas sei de uma coisa: o nosso comportamento não nos ajuda a mudar esse cenário. Observo nosso comportamento no serviço cotidiano. A COE fala mal do PATAMO, que fala mal da ROTAM, que não se da bem com o GTOP, que por sua vez desrespeita os policiais do próprio Batalhão. Aonde chegaremos assim? Quem tem a ganhar com a nossa desunião? Não darei respostas. Respondam a si mesmos.

O cenário não é favorável. O governo não valoriza nossa categoria. A sociedade não nos vê com bons olhos. A corporação, via de regra, não está do nosso lado. Só restaria a nós mesmos estarmos unidos. Mas, paradoxalmente, somos algozes mais ferozes do que aqueles que não nos quer por perto! Quanta tolice! Quanto tempo perdido! E assim, seguimos mais fracos a cada dia. Um ciclo repetitivo, sem fim.

Com esse comportamento não é de se admirar que não tenhamos o respeito que merecemos. Vamos analisar friamente. Queimar o colega de trabalho, falar mal daquele policial espertalhão ou do vibrador, nos levará há algum lugar? O que vejo além do horizonte é uma polícia fraca porque não tem coesão. Um efetivo que pensa no individual e não no coletivo.

Precisamos de todos. Em “A arte da Guerra”, Sun Tzu relata que “o verdadeiro método quando se tem homens sob as nossas ordens, consiste em utilizar o avaro e o tolo, o sábio e o corajoso, e em dar a cada um a responsabilidade adequada”. Será que não conseguimos entender que precisamos de todos? Precisamos dos policiais do serviço comunitário, dos policiais do trânsito e da cavalaria! Precisamos dos motociclistas e ciclistas! Dos administrativos e dos operacionais! Precisamos do tripulante e do mergulhador! Do enfermeiro e do músico! Precisamos do dentista e do veterinário! Dos instrutores e dos que se dispõem a estudar! Desmerecer o serviço de qualquer um desses é demonstração de idiotice.

Sejamos mais espertos. Todos sabem que é a união que faz a força. Tente rasgar uma folha de um livro em separado. Depois faça outra tentativa. Só que dessa vez tente rasgar o livro todo de uma só vez! Até na natureza, os ditos mais “fracos” se unem para vencer a guerra contra os mais “fortes”. Ou paramos de chorar e de reclamar de tudo e arregaçamos as mangas e vamos a luta, ou continuaremos a receber migalhas o resto da vida. A construção do nosso valor se dará através de mudanças radicais de postura, vamos mostrar que somos “elefantes desamarrados”.

Vejam o vídeo abaixo. É a união mostrando a força. Búfalos, crocodilos e leões! Somos fortes! Somos capazes! Somos imbatíveis. Basta que acreditemos nisso! E aí!? Você acredita?

http://www.youtube.com/watch?v=5wXLS-nIxsw

Texto enviado por Clayton, colaborador do NCP

COMENTO

Cada homem uma liderança! Mudanças  ocorrem por ciclos, geralmente de pessoas desapegadas e livres. Agora é a nossa vez de mudar, de fazer acontecer. Acesso o site do NCP: http://www.novociclopolicial.com.br/

Por Ricardo Ziegler

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em polícia militar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s