O verdadeiro RPMon: policiais da cavalaria pedem socorro!

Homem, cavalo, beleza, rapidez, efeito psicológico, atuação em terrenos inacessíveis, contenção de distúrbios, picuinhas, desrespeito, perseguições, sujeira, ratos, pombos, desvio da atividade fim, tropa insatisfeita! Do céu ao inferno! Sejam bem-vindos ao RPMon!

Cel Rabelo - entrada do RPMon

 Quem não conhece o Regimento de Polícia Montada da nossa gloriosa PMDF não sabe o que está perdendo. É um lugar bastante bonito e acolhedor. Vale a pena conhecer, mas cuidado! Visite apenas o Departamento Hípico e no máximo o pavilhão de comando. Descer até as dependências inferiores é como sair da floresta encantada e entrar nas trevas.

Larga sem estruturaQue o lugar tem suas qualidades não podemos negar, mas queremos mostrar a todos o outro lado da moeda. Vamos lá!

 Infelizmente o RPMon é tratado como haras por alguns oficiais. Coronéis já reformados se deleitam em montarias diárias com animais separados exclusivamente para eles. Têm direito até a baias específicas, as melhores baias do Regimento por sinal. Enquanto isso equinos comprados, tratados e mantidos pelo dinheiro público são afastados do policiamento diário e servem apenas de animais de salto para alimentar o ego de alguns oficiais. A prova de que nossa administração ainda é PATRIMONIALISTA, ou seja, ainda confunde o público com o PRIVADO!

(Observem que esses coronéis “possuem” dois cavalos diferentes cada um)

 Outro problema advindo com a separação dos animais do Regimento em cavalos para policiamento e cavalos para o DH (Departamento Hípico) é a sobrecarga de trabalho para os equinos do serviço ordinário que acabam trabalhando todos os dias sem descanso. A foto abaixo mostra a exaustão dos animais.

Cavalos exaustos

 Outra dificuldade é a impossibilidade de diálogo. Não se atrevam a reclamar cavalarianos ou serão taxados de subversivos! E ainda pior: sofrerão uma perseguição camuflada enquanto servirem à unidade.  Exemplo disso foi a frase dita por um major a um dos pelotões do Rpmon quando seus integrantes alegaram ser impossível vestir o uniforme novo durante a passagem de comando porque muitos deles ainda não tinham o fardamento: “Não queiram testar o sistema, pois o putinho de cá é muito pior que o putinho de lá!”. É com esse tipo de atitude que a polícia quer ser tratada como tropa de nível superior? Já chegaram a dizer que há 30 anos a Cavalaria tem os mesmos costumes e sempre deu certo. Se existem reclamações agora o problema é do policial que por ser mais culto e esclarecido se tornou soberbo e prepotente.

escravo 1

A faxina acabou no seu batalhão? Que ótimo! Por aqui não! Todos os dias as cavalariças que a princípio teriam como função o trato do animal têm que catar folhas, limpar baias e calhas. O tempo foi pouco? Deixe de dar a comida dos cavalos e faça a limpeza. Afinal, neste mundo superficial em que vivemos hoje o que contas é a aparência. Qualquer coisa a cavalhada come mato!

Pombos 1

O que agrava ainda mais a situação das cavalariças é o ambiente totalmente insalubre das baias. Pombos e ratos convivem livre e alegremente com as pessoas e os cavalos. Ou seja, varrer baia é respirar fezes e urina de ratos e pombos.

 Abaixo temos a confortável área de serviço dos baianos, apelido carinhoso das cavalariças.

 (Área multifunção: alimentação, escrivaninha de serviço, descanso, observação de ratos e pombos e vista para os equinos e baias que estão logo atrás há poucos metros)

 Olha a dengue aí gente!!!

(Pneus abandonados: possíveis focos de dengue)

 Um pouco de choque faz bem ao coração! E se morrer a PM ampara a família e a CABE paga o funeral!

 Precisamos urgentemente de administradores que se sensibilizem com a precariedade do policiamento montado nas épocas de chuva! Nesses tempos a Cavalaria pára! Pára embaixo da marquise sujando a calçada do pedestre e a fachada das lojas dos comerciantes de fezes e urina de cavalo!

Policiais na chuva

Qual a eficiência desse policiamento?

A sociedade não quer cavalo, quer POLÍCIA!  Se está chovendo porque não distribuir os policiais de serviço no dia nas viaturas disponíveis no Regimento? Segundo o mesmo major citado anteriormente, desfazer a união homem-cavalo desfaz também a essência da unidade especializada. Como todos sabemos em Brasília não chove o ano todo. Substituir o policiamento montado pelo policiamento motorizado por apenas uns meses só traz benefícios a sociedade. Afinal, antes de sermos cavalarianos, somos policiais militares. E não acreditem que a famosa capa de chuva adquirida pela PMDF protege o policial da chuva, alguns animais sequer aceitam seu uso, pois assustam e podem causar acidentes ao policial e a outras pessoas.

320914_324610524314930_2033793347_n

Aniversário do Regimento: o evento do ano para a Cavalaria! Tudo fica lindo, bem cuidado, há competições de salto, visita dos Regimentos dos outros estados. Simplesmente perfeito. Contudo, toda beleza tem seu preço. Nessa época os policiais se tornam pedreiros, pintores, serralheiros, jardineiros, tudo, menos policiais! É corriqueira a prática de se dar um jeitinho, principalmente com relação aos serviços fora das atribuições. Sempre tentando nos fazer aceitar a máxima de que se não tem ninguém, façamos nós mesmos. Todo o festejo traz consequências graves para o policiamento diário. A festa tem vários patrocinadores que fornecem dinheiro para compra de lâmpadas, tintas, prêmios entre outros. As luzes só iluminam nessa época, pois depois que elas se queimam tudo fica as escuras novamente.

Aniverário

Por todos esses problemas e alguns outros ainda não citados, os guerreiros cavalarianos se encontram totalmente desmotivados e desvalorizados. Amam o que fazem, mas tentam a todo instante sair da unidade. Clamamos por socorro! Suplicamos por uma intervenção! Somente com mudanças culturais, estruturais, físicas e administrativas que o nosso querido RPMON poderá prestar bons serviços a sociedade sem esquecer do seu tão sofrido público interno.

PM no Brasil - Escravos

Outro ponto interessante é que os policiais não estão tendo suas escalas respeitadas, uma vez que os gestores preferem o trabalho interno ao policiamento diário e diariamente policiais são removidos do serviço fim para o serviço meio.

Este slideshow necessita de JavaScript.

31 Comentários

Arquivado em reestruturação das polícias

31 Respostas para “O verdadeiro RPMon: policiais da cavalaria pedem socorro!

  1. Cal Boy

    Não sei se a verdade e boa ou ruim na condição de cavalariano pois a retaliação vira a galope.

    Curtir

  2. esse comandante deve ser parente do montezuma,ou daquele que roubava gado e escondia no regimento…..acho que o canil também.é usado para cães de propriedade particular de oficiais superiores como sempre foi…ESSA VERGONHA TOTAL NÃO ACABOU NÃO?????JOSIEL NELES……..

    Curtir

    • Jurandir

      Senhor SGT VALCIR
      Eu trabalho no BPCÃES (não Canil, pois este é da Zoonoses) e lá não é local de cão de oficial ou praça nenhum ficar alojado como se estivéssemos fazendo um favor para alguém.
      Estou lá há quase 10 (DEZ) anos e nenhum cão particular de Coronel, Major, Capitão, Tenente, Sargento, Cabo ou Soldado entrou para passar “uns dias”
      Só temos os cães da própria polícia e EVENTUALMENTE, cães particulares que estão fazendo o Curso de CINOTECNIA.
      Portanto, Senhor Valcir, acho que o senhor deveria pensar bem e escrever melhor ainda quando falar sobre algo que não tenha absoluta certeza, pois de “bizú” furado essa polícia já está cheia.
      CABO JURANDIR
      BPCÃES

      Curtir

      • cassio adriano

        Acho que você não entendeu os cavalos que são exclusivos para coronéis reformados são da PMDF mas só que estes oficiais usam como se foce deles até a ração é o estado que dá entendeu? Eles não mexem no bolço para nada.

        Curtir

  3. Com certeza alguém vai tomar providencias, vou fazer questão de passar todas essas informações p/ que o João de Deus titular do programa na trilha da verdade denuncie esse absurdo.

    Curtir

  4. Camila Romao

    Isso tem que acabar! Atrocidade com os cavalos…

    Curtir

  5. Ezequias

    E a tradição continua.

    Curtir

  6. Pingback: O verdadeiro RPMon: policiais da cavalaria pedem socorro! | Jabasta

  7. ITAMAR MATOS

    Servi nesta UPM há 12 anos, e lendo teu texto agora é como se nada houvesse mudado de lá pra cá. O policiamento montado é uma excelente modalidade de policiamento, porém a administração da UPM torna o servir no RPMon um martírio.

    Curtir

  8. Adolf Stauffemberg

    Dê uma olhada nas outras unidades. Já viu as instalações do BOPE, do anexo do QCG, da Folha de pagamento?

    Curtir

  9. Louzeiro

    Militarismo e segurança pública é um perigo! Para as pessoas e para os animais.

    Curtir

  10. Pedro

    Usar a máquina pública em prol de coronéis da reserva? improbidade administrativa, quem tá pagando a conta das regalias? a população, esses caras acham q são donos da pm, isso tem q acabar…
    está claro que as condições estruturais também estão péssimas…

    Curtir

  11. Chico Treva

    E viva o militarismo.

    Curtir

  12. Essa é a verdadeira cara da firma falída que é a PMDF .Lixo de administração,respeito e valorização;;Tudo de ruim é possível se achar na PMDF.

    Curtir

  13. Cb Santos

    Servir nesta unidade durante 5 anos, foi com certeza a pior fase da minha vida, quando cheguei lá com meus colegas não ouvimos Boas vindas do comando daquela época e sim ” minha fazenda, meus polícia e só existe a escala 24/48 e quem não gostar vai sair, mas não da cavalaria e sim da PMDF”.
    Fazia faxinas na sala do comando e alojamento dos oficiais.
    Nas baias parecia que estava no inferno, teve um colega que pediu para sair da PMDF, pois não aguentou o sofrimento.
    Era obrigado a limpar fezes dos cavalos, fazer faxinas e carregar sacos de ração. Por esse fato adquiri hérnia de disco e quando não aguentava mais peguei um atestado e esse mesmo major citado disse que ia me tirar da PM.
    Enfim, poderia escrever um livro sobre tudo, mas graças a Deus consegui minha carta de alforria há alguns anos.
    A única coisa que sinto falta são as amizades que ficaram lá.
    Desejo Força e Coragem aos nobres colegas Cavalarianos!

    Curtir

  14. Paulo Alanis

    Isso em plena capital federal. Cadê os órgãos de controle?

    Curtir

  15. Alexandre

    No Canil não existem cão particular.

    Curtir

  16. Alexandre

    cães particulares

    Curtir

  17. Pingback: Quem expõe a Corporação são aqueles que não pensam nas consequências administrativas ao tomá-las! | Aderivaldo Cardoso

  18. Pingback: Quem expõe a Corporação são aqueles que não pensam nas consequências administrativas ao tomá-las! | Jabasta

  19. Trálalá, tralalá, tralala, trolhalá. O problema é que ninguém tem coragem de exorcizar as múmias de lá. E viva a PMDF. Ipi, ipi Hurra!

    Curtir

  20. Miguel Lisoski

    Isso é Brasil….

    Curtir

  21. julia

    E o policiamento do DFTV, ninguém fala?

    Curtir

  22. julia

    Aliás: agora também do BOM DIA DF, começa às 5 da manhã.

    Curtir

  23. Pingback: Precisamos nos libertar! Somos cidadão policiais! | Aderivaldo Cardoso

  24. sgt cavalcante

    http://www.pm.df.gov.br/site/index.php/noticias/destaques/1632-5-edicao-do-campeonato-brasileiro-de-salto
    Esses mesmos policiais cel reformados estavam ai nesse campeonato de salto, bancados com dinheiro público, é lógico que não iriam sair nas fotos e m

    Curtir

  25. JORGEMARIA DE VASCONCELOS

    ABREU E LIMA 23/09/2013

    DO 3º SARGENTO RR/PM Nº 13621/2 JORGE MARIA DE VASCONCELOS,RG-20775 PMPE,RESIDÊNTE A RUA 96 Nº 35 CAETES I ABREUL E LIMA –PE CEP =5340530,EX GUARDIAÕ DA GUARDA PATRIMONIAL MATRICULA Nº 106.031.7 NO PERIDO DE 02/01/2007ª MARÇO DE 2010.

    AO PROCURADOR GERAL DO ESTADO,DE PERNAMBUCO, (PGE) DRº TIAGO NORONHA ARRAIS

    ASSUNTO-SOLÍCÍTAÇÃO DE PAGAMENTO DE FÉRIAS ,NÃO GOZADAS,E UM MÊS DE SALARIO QUE FICOU,RETIDO,NA GUARDA PATRIMONIAL.E PROMOÇÃO,DE 1º SARGENTO,DE ACÔRDO COM A LEI 10426,E SUSPENSÃO IMEDIATA DE DESCONTO, EM MEU CONTRA –CHEQUE,A FAVOR DO FUNAPE,DO ADICIONAL DE INATIVIDADE RECEBIDO,DE BOA FE POR,TRES ANOS DIGO,DE JULHO DE 2007 A MARÇO DE 2010,PERFAZENDO TRES ANOS,PAGANDO DEFASADO FUI RECLAMAR E CORTARAM,A TAL GRATIFICAÇÃO,E AGORA ESTÃO MENSALMENTE DESCONTANDO ,COMO MOSTRA O CONTRA –CHEQUE ,EM ANEXO.TAL DESCONTO É INCONSTITUCIONAL,QUE A VERBA É DESTINADA A ALIMENTAÇÃO,CONFORME LEI DO STJ

    VENHO ATAVES DESTA MUI RESPEITOSAMENTE,A VSRª SOLICITAR O QUE É DE DIREITO,DO QUAL ESTAVA NA GUARDA PATRIMONIAL,DO ESTADO,DESDE 2007 ATE MAIO DE 2009,DO QUAL EM 04/04/2008 SOFRIR UM ACIDÊNTE AUTOMOBILISTICO,DO QUAL DEIXANDO-ME COM SEQUELAS IRREVERSIVEIS,FUI REFORMADO NA INATIVIDADE,FICANDO SEM RECEBER AS FÉRIAS NÃO GOZADAS,E UM MÊS DE SALARIO QUE FICOU RETIDO,E MAIS DUAS PROMOÇAÕ,DE 1º SARGENTO,DE ACORDO COM O ESTATUTOS DOS POLICÍAIS MILITARES E A LEI 10426,TAL PROMOÇÃO TEM AMPARO LEGAL,EM LEI,DE PROMOÇÕES DE PRAÇAS E A SUSPENSÃO IMEDIATA DE DESCONTO EM FOLHA DE PAGAMENTO,DO RESSARCIMENTO AO FUNAPE,QUE TAL DESCONTO É INCONSTITUCINAL,QUE É DESTINADO A VERBA ALIMENTAR,SEGUNDO O STJ ADIANTO-VÓS QUE RECEBI O QUANTITATIVO MEDIANTE AÇÃO JUDICIAL, E NÃO PAGARAM CONFORME A DECISÃO JUDICIAL, QUE ERA PARA SER DE 30% SOBRE O SOLDO,E CORTARAM E ESTÃO DESCONTANDO,MENSALMENTE, CONTRARIANDO A LEI DO STF QUE NARRA QUE O SERVIDOR NÃO PODERÁ SER PENALÍZADO POR ERRO DA ADMINISTRAÇÃO,E NESTE CASO A MINHA PESSOA ESTÁ SENDO PENALIZADO,DEPOIS DE VELHO E DOENTE,COM O SALÁRIO DEFASADO,MAL DAR PARA COMER EXCELENCIA,TUDO ESTAR EM SUAS MÃOS,VEJA O QUE O SENHOR PODE FAZER POR UM SARGENTO VELHO DE POLICIA E DOENTE SEM TER A QUEM RECORRER E MAL PAGO,COM FAMILIA,ESTOU FALANDO POR NECESSIDADES QUE ESTOU PASSANDO,E SOU AMIGO DE ALDO QUE SERVIU NO CPOR COM VOSSA SENHORIA,DEPOIS DE DAR TRINTA ANOS DE SEGURANÇA A SOCIEDADE E NA VELHICE FICAR RECEBENDO UM SALÁRIO DE FOME,NÓS QUANDO ESTAMOS COM A BARRIGA CHEIA ESQUECEMOS,DOS NOSSOS IRMÃOS,NECESSITADOS,E COM OS PIORES SALARIOS,TENHA MISERICORDIA HOMEM DE DEUS,SEGUI XEROX DA GUARDA,E REFORMA NA INATIVIDADE.,E CONTRA –CHEQUE COM DESCONTOS DO FUNAPE.
    NESTES TERMOS
    PEÇO E ESPERO DEFERMENTO

    ATENCIOSAMENTE

    JORGE MARIA DE VASCONCELOS
    1Curtir (desfazer) · · Promover · Compartilhar
    Curtir · · Promover · Compartilhar

    Curtir

  26. Pingback: Polícia Militar pega 3 milhões para comprar cavalo de hipismo | Aderivaldo Cardoso

  27. jose luiz pereira de carvalho

    Eu tive a honra de ter sido o terceiro cmt deste quartel. Era no Riacho Fundo. As saudades são muitas. É uma pena a penuria que está acontecendo agora. Mas nossos companheiros são fortrs e não deixarão a peteca cair
    Um abraço para todos.

    Curtir

Deixe um comentário