Como estão as condições de trabalho dos policiais no DF? Como está o “psicológico” desses policiais?

O Jornal Correio Braziliense do dia 27 de agosto de 2013, trouxe a seguinte manchete:  Problemas psicológicos e dependência química: 1.642 policiais pedem ajuda – 273 policiais civis e militares buscaram tratamento a cada mês só no primeiro semestre deste ano. Nela o “ainda” Comandante-geral faz a seguinte declaração:

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jooziel de Melo Freire, ressalta que os números de policiais em tratamento têm se mantido estáveis. “São usuários de drogas lícitas (álcool) e ilícitas. O que não se recupera ou não aceita o tratamento é excluído da corporação”, garante. Jooziel destaca que as condições de trabalho da PM são excelentes. “O pedido de aumento salarial é legítimo, mas o que ganhamos é condizente com o restante do país”, diz.

 É interessante quando analisamos a fala de um comandante-geral da PM e de um Diretor da Polícia Civil.

” O diretor-geral da Polícia Civil, Jorge Xavier, informou que vai comentar o caso após ter acesso aos dados detalhados da Policlínica.”

 Percebe-se na fala do Diretor uma aparente tentativa de “preservação” de sua instituição, o que normalmente é feito pelas autoridades em seus discursos.

Já a fala do atual comandante-geral da PM traz algo mais no “discurso da autoridade”, pois demonstra que o comandante tenta passar a impressão ao jornalista que tem conhecimento sobre o assunto, limitando-o apenas a questão legal da coisa.  Para quem está fora da corporação o “discurso da autoridade” é desprovido da “autoridade do discurso”, pois é algo repetido há anos por todos aqueles que passaram por esta posição, isso fica claro na afirmação:

 “ Quem não se recupera ou não aceita o tratamento é excluído da corporação”

 Todos sabemos que não funciona assim!

AA034249

 Outro ponto que gerou polêmica foi a frase:

“Ele destaca que as condições de trabalho da PM são excelentes.”

 Quem realmente conhece a Corporação sabe como estão as instalações em nossos quartéis e como são as “condições de trabalho”. Basta ver os problemas de estrutura no próprio QCG. Se visitarmos o BOPE, 3º BPM, 1º BPM, dentre outras unidades veremos de fato o como está a Corporação. Não podemos negar que elas estão melhorando, eu diria que são boas, não excelentes, para chegarmos ao excelente falta muito.

Patio CPRv (2)

Cito como exemplo um email que recebi:

Prezado Amigo, Como estás? Tem algo que tem me incomodado esta semana. Será que nosso deputado pode fazer algo a respeito? O comandante geral, afirmou em entrevista concedida ao Correio Braziliense, que as condições de trabalho são excelentes na PMDF, será que ele conhece as reais condições de alguns setores da Polícia Militar? Esta semana, temos um esgoto que estourou em frente à Academia da Polícia, quando você passa com o carro, o odor de urina é horrível, à tarde este odor desagradável chega até o supermercado e lanchonete da CABE. Atrás da Diretoria de Pessoal Militar, Diretoria de Promoção e da Diretoria de Pagamento, todas ficam num prédio antigo todo remendado, tem um esgoto de pia de cozinha que está estourando sempre, os policiais que ali trabalham muitas vezes tem que desempenhar suas funções, com o odor desagradável deste esgoto. Atualmente os banheiros femininos e masculinos encontram-se com torneiras quebradas, pias inutilizadas por isto, caixas de descargas quebradas, o que também inutiliza alguns boxes, esta semana algumas policiais estavam fazendo uma vaquinha entre elas pra obter dinheiro para o conserto. Algumas lâmpadas queimadas pois faltam reatores. As instalações são insuficientes, temos máquinas (computadores) ultrapassados os quais não atendem às demandas, mobiliário velho, algumas peças quebradas, falta de espaço para arquivo do material de trabalho. Ar-condicionados quebrados, muito calor e desconforto neste tempo de seca. Sem impressoras adequadas. A manutenção do filtro de água para consumo da Diretoria de Pagamento é feita pelos servidores, com vaquinhas. Não há local adequado para recepção de quem procura atendimento nestas Diretorias. E há vários outros problemas menores, os policiais que ali trabalham desempenham suas funções de maneira excepcional a despeito do que lhes oferecem para trabalhar, mas está acabando a motivação que os motivou até agora é perceptível o desânimo geral. Não é possível que se dê este tipo de declaração enquanto o Departamento de Gestão de Pessoal agoniza trabalhando em um local como aquele. Se possível dê conhecimento ao Deputado.

Por favor, omita minha identidade pois tenho medo de sofrer represálias por ter a coragem de denunciar a verdade. Abraços,

 A expressão abaixo talvez possa explicar porque tantos policiais procuram o tratamento psicológico:

” Omita minha identidade pois tenho medo de sofrer represálias por ter a coragem de denunciar a verdade.”

estresse_policial

ESTAMOS HÁ ANOS JOGANDO A SUJEIRA PARA DEBAIXO DO TAPETE! PRECISAMOS LIMPÁ-LO DE UMA VEZ, PARA ISSO É PRECISO SACUDIR A POEIRA. ISSO IRÁ NOS CAUSAR ALGUNS ESPIRROS, MAS NO FINAL A CASA ESTARÁ LIMPA.

Abaixo, reportagem completa do Correio Braziliense para que tirem suas próprias conclusões:

Distúrbios psicológicos e dependência química levam, em média, 273 policiais civis e militares a buscarem tratamento médico todos os meses. Somente no primeiro semestre deste ano, 1.642 agentes da segurança solicitaram ajuda nas respectivas corporações, de acordo com a Subsecretaria de Integração e Operações de Segurança Pública. Números que os representantes das categorias acreditam ser ainda maiores porque nem todos recorrem ao serviço médico.

Dos 80 policiais militares em tratamento atualmente, 58 — ou 72,5% — fazem parte do Programa de Recuperação e Apoio ao Dependente Químico (Pradeq). Quatro deles estão internados em clínicas de reabilitação. Outros 22 recebem apoio no Programa de Resgate a Autoestima e Valorização da Vida (Praev-Vida). A maioria absoluta dos pacientes é experiente e tem mais de 10 anos de trabalho.

Leia mais notícias em Cidades

As unidades que mais encaminharam militares para o Centro de Assistência Social (Caso) este ano foram o 11º (Samambaia) e o 9º (Gama) batalhões, cada um com 13 profissionais atendidos, seguidos pelo 17º (Águas Claras), com oito, e pelo 2º (Taguatinga Centro), com sete.

No caso da Polícia Civil, não está detalhado qual tipo de atendimento médico é prestado aos agentes. Dos 5.076 servidores, pelo menos 1.562 passaram por consulta psicológica no primeiro semestre do ano. O diretor-geral da Polícia Civil, Jorge Xavier, informou que vai comentar o caso após ter acesso aos dados detalhados da Policlínica.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jooziel de Melo Freire, ressalta que os números de policiais em tratamento têm se mantido estáveis. “São usuários de drogas lícitas (álcool) e ilícitas. O que não se recupera ou não aceita o tratamento é excluído da corporação”, garante. Jooziel destaca que as condições de trabalho da PM são excelentes. “O pedido de aumento salarial é legítimo, mas o que ganhamos é condizente com o restante do país”, diz.

Saiba mais: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2013/08/27/interna_cidadesdf,384666/problemas-psicologicos-e-dependencia-quimica-1-642-policiais-pedem-ajuda.shtml#.UhzUCCx0gn0.facebook

“Um líder motivador tem que incentivar sua equipe a lutar, mostrar às pessoas que elas não estão sós, que você está do lado delas lutando, e que alcançarão a vitória desejada.” (Robson Rodovalho)

12 Comentários

Arquivado em reestruturação das polícias

12 Respostas para “Como estão as condições de trabalho dos policiais no DF? Como está o “psicológico” desses policiais?

  1. FILIPPI

    Se a condição de trabalho é excelente então façamos um trabalho de excelência na mesma medida. É simples!
    Outra, o que ganhamos não é condizente com a realidade de BRASÍLIA/DF e nem com nossa QUALIFICAÇÃO!
    Até quando haverá limitação?
    Meu referencial para condição de trabalho são os modelos de grandes empresas!
    Meu referencial de gestores são os grandes empresários!
    Meu referencial de leitura são os grandes pensadores!
    Meu referencial de vida são os grandes sábios!
    Até quando o referencial da PMDF será o menor, o pequeno?
    Falta sim e falta muita coisa para esta Corporação mudar e ser o referencial para o Brasil.
    Enfim, meus parabéns ao diretor-geral da Polícia Civil, Jorge Xavier, que mais uma vez saiu em defesa dos seus, aliás, a todos os Diretores da PCDF por esse tipo de postura que há anos venho acompanhando.

    Curtir

  2. samuel

    De certa forma fica bem claro que este Comandante Geral tem o mesmo perfil de todos os outros: somente estão preocupados com o seu.
    É muito frustrante ser integrante de uma instituição tão pobre. Rica em doutrina militar a ser seguida por praças sob o chicote de seus donos: o oficialato. Pobre em valores. Nos meu dezessete anos de PMDF vejo uma Polícia Militar vendida. Seus gestores fecham os olhos para as grandes mazelas da instituição. São problemas que se arrastam a muitos anos e , pelo jeito, vai permanecer por muitos longos anos.
    Mais pobre ainda é aquele pracinha que ainda tem pmdf como profissão. ´
    É lamentável!!

    Curtir

  3. CB SSP

    Cardoso, tudo bem?!
    Lembra daquele questionamento..
    050.000.202/2013
    Alguma novidade??

    CB SSP

    Curtir

  4. anonimato militar

    Basta visitar o alojamento do Choque, por exemplo. Situação lamentável! Batalhão de mais de 30 anos sem reforma. Agora vão tirar o pessoal daquela área e ALUGAR um prédio com valores astronômicos ao invés de usar uma parte daquele espaço para construir dois batalhões ( Bope e Bpchoque)

    Curtir

  5. George Kitten

    A expressão “não há nada tão ruim que não se possa piorar” só vale na PMDF. Ai vai mais uma: O Agnulo enviou Projeto elaborado por 23 categorias, com o intuito de reestruturação e reajustes em três vezes (+ de 2 bilhões), entre as categorias estão os AGENTES DE ATIVIDADES PENITENCIÁRIAS, que há menos de 4 anos não recebiam nem a metade do salário de um SD PMDF e agora terão carreira aos moldes da PCDF. Agora, sei o que o Senhor leitor está pensando: E a PMDF está entre essas categorias? a resposta o SENHOR JÁ SABE… Sabendo disso, liguei para um assessor do Patrício, assessor porque o Paty não atende mais os PMs e seu Site nunca está no ar, então, perguntando sobre melhorias para a PM ele me disse que o Paty + Agnulo estão esperando a concessão de melhorias para as outras categorias e só depois vai viabilizar uma reestruturação para a PMDF (reestruturação de carreira, não reajuste. Então, retruquei, POR QUÊ SEMPRE É ASSIM, A PM FICA POR ÚLTIMO E NO FIM NÃO TEM É NADA, NÃO TEM É P… NENHUMA?

    Curtir

  6. Elton Santana.

    Bom Dia a Todos.

    Condições excelentes? Onde? na PMDF?
    90% dos quarteis estão em situações precárias (as únicas exceções são os inaugurados recentemente), sem manutenção e sem infra estrutura minima para um bom desempenho do trabalho.
    Muitos quarteis só estão em pé por benfeitorias feitas pelo próprios policias, a maioria dos quarteis funciona na base do péssimo hábito do QRU.

    Aderivaldo lhe proponho publicar fotos das excelentes condições de trabalho no nosso dia a dia, se quiser tiro fotos e lhe envio.

    E isso só estou falando das condições físicas de serviço.

    Curtir

  7. Condições excelentes, e salário condizente só se for dos nossos Oficiais que tem plano de carreira e sobem muito rápido de patente…pro nosso Cmt Geral tá tudo muito ótimo, pois, ele ganha muito bem e tem todas as regalias do cargo, enquanto os pobres praças, como muitos que conheci demoraram 19 anos !!!!!! pra deixar de ser Soldado pra se tornar Cabo e ter a grande quantia no contra-cheque de míseros R$ 150,00…que humilhante !!!
    Mas toda esta desvalorização terá suas consequencias nefastas…pois temos um número altíssimo de praças da PM que estão pra se aposentar e do outro lado os mais novos estão saindo pra outras carreiras que lhes dão muito mais valor.
    A sociedade assistirá o total esvaziamento da tropa, daí esta mesma sociedade nos dará o nosso devido valor, pois o ser humano só dá valor em algo depois que perde…aí o caos total vai se instalar em nossa sociedade.

    Recado aos nossos políticos e Comandantes:

    2014 o bicho vai pegar !!!

    Curtir

  8. wendell

    Ate agradeço aos psicologos e equipe do CASO,pela ajuda,mas a faxina e o militarismo la fazem parte fortemente no tratamento.fiz mais faxina do que nos cursos.de SD.So nao vi oficial no mesmo tratamento .Por que?Será na PCDF a faxina fundamental para a recuperaçao do policial?

    Curtir

  9. NOVINHUUU

    POST RETIRADO DO BLOGGER DO POLIGLOTA!!
    FONTE: http://tenpoliglota2012.blogspot.com.br/2013/09/perguntas-e-respostas-sobre_3.html#comment-form

    O QUE POSSO COMENTAR SOBRE O TEMA AQUI E O SEGUINTE..
    POIS, LIDO COM FATOS E TENHO COMO PROVAR O QUE IREI FALAR AGORA!!
    OU SEJA, NO ITEM 06 FOI SUGERIDO O SEU REAJUSTE..
    PORÉM, MUITOS ESQUECEM QUE VENHO CANTANDO ESSA PEDRA A ANOS???
    FAZENDO ATÉ UM COMPARATIVO DO SOLDO EM 2002 ATÉ COMEÇO DESSE ANO COM O SALÁRIO MÍNIMO..
    E O QUE FIZERAM??
    REAJUSTARAM ELA APÓS LONGOS ANOS (QUASE 11 ANOS) COM A MICHARIA DE 15% EM 03 ANOS!!!
    ESTOU MENTINDO??

    RESUMINDO, TIVERAM A OPORTUNIDADE DE REAJUSTA-LÁ DE FORMA COERENTE COM A REALIDADE ATUAL NÃO SÓ DA INSTITUIÇÃO.. MAIS O QUE FIZERAM?? CAGARAM!! E FIZERAM ESSE REAJUSTE DE 5% EM CIMA DO SOLDO EM 03 COTAS.. QUE NO FINAL DAS CONTAS, SERÁ MAIS DO QUE RIDÍCULO O SEU GANHO!!! PORTANTO, ESSA DE QUE ELE (AGNULO) IRÁ REAJUSTA-LA… TENHO QUE FALAR QUE É IMPOSSÍVEL, POIS ESSA LEI NÃO É DE COMPETÊNCIA DELE É SIM DA UNIÃO!! E AINDA VOU ALÉM.. A LEI 11.134/05 (DA VPE/GCEF), QUE TAMBÉM NO PASSADO CANTEI A PEDRA.. QUE SERIA A NOSSA GRANDE CHACE DE IR NA CARONA DA PCDF.. POR SER UMA LEI VINCULADA A ELES, LOGO ELES GANHAM JUNTO COM A GENTE.. NÃO É DA COMPETÊNCIA DELE, É SIM TAMBÉM DÁ UNIÃO!!

    CONCLUINDO, SE ESSE GOVERNO QUER REALMENTE FAZER UMA COISA.. RECOMENDO ELE FAZER COISAS QUE ESTEJAM NA OSSADA DELE. OU SEJA, SÓ DEPENDE DA VONTADE DELE POR EM PRÁTICA:
    1) IMPLEMENTAÇÃO DO AUXILIO TRANSPORTE EM PECÚNIA;
    2) EQUIPARAÇÃO DE VALORES DO AUXILIO ALIMENTAÇÃO COM DETRAN, METRÔ E ETC;
    3) OBRIGAR O NOSSO CMT GERAL (JOOZIEL) A CUMPRIR A LEI 12.086/09, QUE HABILITE TODOS DA TROPA A FAZEREM LOGO OS CURSOS DE CAP, CHOAEM, CAO E ETC..

    TIRANDO ISSO, NÃO ADIANTA!!!
    QUALQUER OUTRA COISA, JÁ ESTÁ MUITO ALÉM DA OSSADA DELE.. DIGAMOS DO QUADRADINHO AQUI DO GDF.

    PS: VAMOS ACORDAR E LIDAR COM FATOS, POIS NINGUÉM AQUI (SUPONHO) SEJA MAIS CRIANÇA EM ACREDITAR EM CONTOS DE BRUCHAS.

    FONTE 1: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10486.htm
    FONTE 2: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/Lei/L11134.htm

    NOVINHUUU

    Curtir

  10. FÁBIO LEÃO

    Aqui na PCDF o clima é o seguinte: O último que sair apague a luz. Veja bem concurso para professor SEDF, 800 vagas 110.000 inscritos. Concurso PMDF 1000 vagas 66.000 inscritos. CONCURSO PCDF 900 vagas 25000 inscritos. Preferem ser professor a fazer concurso da PCDF. Se isto não for o fim da instituição não sei mais o que é. Delegacias sucateadas, efetivo reduzidíssimo, três canas em cada plantão, êxodo de policiais(usam a PCDF como trampolim), muito cacique para pouco índio noventa e cinco por cento dos delegados tem chefia. Tem Delta por aí que é chefe do posto policial do Hospital de Base, mas nunca foi nem lá….E POR AÍ VAI…

    Curtir

Deixe um comentário