I Simpósio Nacional de Operações de Choque e Patrulhamento Tático para Grandes Eventos

Na ultima semana ocorreu no auditório da imprensa nacional, em Brasília, nos dias 21, 22 e 23 de agosto, um grande marco para as polícias no Brasil. Vários profissionais, atores que atuam na segurança pública de nosso país, estiveram reunidos para falar sobre a atuação da polícia no Estado Democrático de Direito. Em resumo, como a polícia deve agir no novo cenário que estamos vivendo hoje, cheio de manifestações e limitações para a atuação policial. Pode ser o ponto de partida para discutirmos um modelo de polícia brasileiro, ou seja, uma reforma policial em nosso país.

De antemão  parabenizo o comando do BpChoque e toda a equipe envolvida no evento. Os horários em sua maioria foram cumpridos, as palestras e painéis de alto nível e logo no final do evento já estávamos com o certificado em nossas mãos. Um grande exemplo de excelência. Algo de grande porte e que pode trazer grandes resultados em longo prazo.

Agradeço o tratamento e carinho dos amigos, em especial: SGT Curvelo Duarte, CB Ana Maria, CB Lamartine, SD Belchior.

971790_658545267488820_414173386_n

O primeiro dia foi marcado pela ausência da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Dra Regina Miki, que foi substituída por seu chefe de gabinete que estava de viagem marcada e falou brevemente, mas nada que tirasse o brilho do evento.

Uma palestra muito interessante foi do Procurador do DF Robson Caetano de Sousa, onde falou sobre legalidade das ações de choque e táticas. A palestra foi muito boa, pois houve uma ligação muito forte entre teoria e prática, pois o procurador foi oficial da PM, conhecendo assim a realidade das ruas.

No mesmo dia ocorreu também a palestra do jornalista Giulianno Cartaxo,  que falou sobre a dificuldade de levantar pautas positivas sobre a PM e como a população gosta de ver durante certo período fatos negativos envolvendo a polícia. Nos deu uma boa visão sobre como funciona a imprensa e como são apaixonados por “ibope”. O tema foi: “Imprensa e forças de segurança pública.”

Na parte da tarde ocorreram mais duas palestras, uma do promotor Demeval Farias Gomes Filho, que participou do projeto de elaboração do novo Código Penal e discorreu sobre “o projeto do novo código penal e suas implicações nas ações policiais, a outra foi do TC PMESP José Balestiero Filho, comandante do 2ª BpChoque da PMESP, ele falou sobre a evolução do policiamento de choque após o evento do Carandiru e planejamento para a copa do mundo.

Particularmente, o segundo dia foi o melhor. Tivemos uma grande palestra do TC PMPA Emmanuel Queiroz Leão Braga, uma referência em policiamento de choque, que nos falou sobre a atuação e evolução das tropas de choque no Brasil. Aqui me aterei a alguns pontos:

Ele iniciou falando sobre o contexto histórico das tropas de choque, passou pelo anos 80, onde o caráter era extremamente repressivo e entrou nos anos 90 onde iniciou a mudança para ações técnicas. Alguns acontecimentos marcaram o país e as tropas de choque no Brasil. Em especial: CARANDIRU, EL DORADO DE CARAJÁS E CORUMBIARA.

Os pontos que contribuíram para a mudança foram:

1)   Capacitação – o foco passou a ser a especialização constante em todos os níveis;

2)   Investimento em Equipamentos de Proteção Individual e tecnologia não letal;

3)   Valorização do policial por meio de melhores condições de trabalho.

Falou também sobre a especialização dos oficiais e dos sargentos fora do estado, foram formados multiplicadores. Além disso passaram a observar o trinômio : SERVIÇO, FOLGA E INSTRUÇÃO. Em todas as unidades treinam 20 minutos de CDC ao entrar de serviço, focam no treinamento, disciplina elevada, resistência a fadiga, autocontrole e condicionamento físico.

Em breve farei um post somente falando sobre a palestra dele.

Outra palestra muito boa foi do CAP PMPR André Cristiano Dorecki, cmt da CpChoque da PMPR, ele discorreu sobre a atuação do policiamento de choque em estádios. Pegou exemplo de vários jogos e confusões ocorridas em seu estado que necessitaram da atuação policial. Falou sobre a interferência política em questões prioritariamente técnicas. Onde seu estado já ocorreu até proibição de uso de armas não letais ou menos que letais.

Um ponto importante da palestra foi a observação feita por ele sobre o Estádio Mané Garrincha. Ele fez frisou que aqui o estádio é uma “ilha” com muito espaço em volta, ou seja, sem rota de “dispersão”. É preciso compreender isso, além de buscar soluções viáveis para isso.

Depois ocorreu uma rápida palestra do sobre novas tecnologias e equipamentos para a atividade de choque e patrulhamento tático. Em especial da Condor e da CBC. No final um painel “acalorado”.

1016243_658327827510564_362150768_n

No último dia ocorreu um painel com os comandantes de choque e uma representante dos direitos humanos, onde o tema foi o Emprego das tropas de choque e patrulhamento tático nas manifestações de 2013. Foram feitas várias criticas e intervenções com relação a proibições diversas da utilização de “tecnologia não letal” nos eventos. Um grupo de trabalho irá dar continuidade ao tema junto a Secretaria Nacional de Direitos Humanos.

O encerramento ficou por conta do polêmico TC TELHADA da ROTA de São Paulo que falou sobre vários temas, em especial, sobre a estrutura da Polícia do Estado de São Paulo. O ponto mais importante levantado por ele foi uma proposta excelente. Ele propôs criar uma DEFENSORIA PÚBLICA PARA ATENDIMENTO EXCLUSIVO PARA POLICIAIS. O objetivo é atender policiais envolvidos em ocorrências durante o serviço policial. É um absurdo o policial envolver-se em uma ocorrência para salvar a vida do cidadão e ainda ter que VENDER TODOS OS SEUS BENS PARA PAGAR ADVOGADOS! Vamos difundir essa ideia!

971064_658941657449181_1352721767_n

Anúncios

1 comentário

Arquivado em reestruturação das polícias

Uma resposta para “I Simpósio Nacional de Operações de Choque e Patrulhamento Tático para Grandes Eventos

  1. NOVINHUUU

    É SENHORES, MAIS UM “DIA DO SOLDADO” NESSA FIRMA..
    E COMO SEMPRE NINGUÉM SE LEMBRA DESSA DATA TÃO IMPORTANTE!!
    SABEM PORQUE?! PORQUE MESMO MUITOS AQUI TEREM PASSADO ANOS A FIM COMO TAIS..
    FAZEM QUESTÃO DE DIZER QUE SE FORAM ALGUM DIA? NÃO ME LEMBRO!! FAZER O QUE..

    LOGO, O QUE TEMOS A COMEMORAR?!

    ATÉ ENTÃO, NÃO VEJO QUASE NADA!! OU SE QUER HORIZONTES.. DE DIAS MELHORES!!
    POIS COMO AFIRMA NOSSO COLEGA POLIGLOTA, TEMOS DIVERSAS “REVINDICAÇÕES” QUE NEM SE QUER FORAM ATENDIDAS.. QUANTO MAIS, TEMOS FATOS CONCRETOS QUE POSSAM NOS DÁ ESPERANÇAS..

    CADA DIA QUE PASSA, SÓ VEJO SIM MAIS E MAIS ARROCHOS!!
    O EFETIVO SÓ DIMINUINDO E AQUELES QUE ESTÃO NA PONTA, CADA VEZ MAIS SUGADOS..
    ANO QUE VEM, TEMOS OS 8MIL INDO PRA REFORMA.. LOGO, MAIS BAIXAS..
    E NADA DE PROMOÇÕES, RESTRUTURAÇÃO, OU SEJA.. GANHOS REAIS!!

    MUITOS DIZEM DESDE O TEMPO DE ESCOLINHA QUE NÓS.. OS 190 ATÉ 200MIL (CFP 1/2 – NÍVEL SUPERIOR).. SEREMOS OS MAIS BENEFICIADOS COM TUDO E ETC..
    PORÉM, NESSES 3 ANOS.. INFELIZMENTE NÃO ESTAMOS VISLUMBRANDO NADA!!
    E OS NÚMEROS ESTÃO AI PRA CONFIRMAR.. ERAMOS QUASE 1600, E HOJE TEMOS MENOS DE 1100..
    TODOS EM SUA BOA PARTE ESTÃO FRUSTRADOS COM TUDO QUE ESPERAVA DE RETORNO E ETC..
    AINDA MAIS QUE TODOS SABEM QUE FOMOS ATRÁS, BATALHAMOS, LUTAMOS PARA QUE O CONCURSO CONTINUASSE E QUANDO CONQUISTAMOS O ÊXITO, CAÍMOS NA CRUEL REALIDADE DA FALTA DE PROFISSIONALISMO.. A FALTA DE RESPEITO.. A FALTA DE RECONHECIMENTO.. A FALTA DE TUDO UM POUCO!!
    QUE SOMADOS SÓ NOS TRÁS INDIGNAÇÃO..
    SE FOREM NAS BIBLIOTECAS, CURSINHOS, KINDEROVOS.. NÃO IMPORTA AONDE SEJA, VÃO VER OS RECRUTAS PAPIRANDO PRA PASSAR EM ALGO DE FATO MELHOR O QUE PELO MENOS DÊ UM POUCO DE RECONHECIMENTO.. PROFISSIONAL OU SE QUER PLANO DE CARREIRA!!

    AINDA MAIS APÓS INÚMERAS ESCALAS EXTRAS.. COMO A DESSE FINAL DE SEMANA.. ENCONTRANDO COM UM COLEGUINHA, DESCUBRO QUE ELE FOI ESCALDO EM CIMA DA HORA PRA ESTÁ NAQUELE SAMBA DO LADO DO ESTÁDIO.. SÓ COM HORA DE ENTRAR!! DETALHE, ELE É DO EXPEDIENTE.. FORAM EMBORA APÓS AS 6H DA MANHÃ.. AGORA FAÇO O QUESTIONAMENTO?! SE O EXPEDIENTE FICOU DAS 20H ATÉ AS 6H… DO QUE DIZER OS COLEGAS DOS BPM´S?? QUE NÃO RESPEITAM NOSSAS FOLGAS.. PORQUE O QUE MAIS NOS DEIXA PUTO, E NA FOLGA TERMOS QUE IR PROS EXTRAS.. SEJA FORMATURAS SEM FUNDAMENTOS.. CURSOS PIOR AINDA.. TUDO É MOTIVO PRA TIRAR O POLICIA DA SUA FOLGA, SÓ PRA VÊ-LO PUTO E RESMUNGANDO!! EU MESMO FICO LOUCO QUANDO ESTOU NA MINHA FOLGA.. E TER QUE COMPARECER NA MINHA UNIDADE SÓ PRA FAZER NÚMERO!! NO MEU FOLGÃO NEM SE FALA.. O MÍNIMO QUE PRECISAMOS É DE RESPEITO!!

    RESUMINDO, MAIS UM “DIA DO SOLDADO” E NADA A COMEMORAR.. DIGO NADA!!

    NOVINHUUU

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s