O governo está querendo apenas uma tropa em suas mãos, a sociedade uma polícia qualificada.

Acredito que palavras geram pensamentos, sentimentos, ações e resultados. A palavra tem grande poder. Precisamos avaliar nossos resultados na Corporação nos últimos anos, principalmente nos erros. Alguns termos utilizados diariamente mexem com o nosso imaginário, influenciando diretamente em nossas ações. Alguns sempre me chamaram a atenção. Tropa é um deles. Tropa está diretamente ligada a tropeiro. O termo significa: “condutor de tropas de animais”, “condutor de bestas de carga”. O outro termo interessante é “adestramento”, também ligado a animais. Significa “tornar destro”, “exercitar”, “instruir”, normalmente “equinos”.

320914_324610524314930_2033793347_n

Ainda sobre o termo “tropa” podemos afirmar que ele está ligado a “grupo de militares”, ou seja, “grupo de pessoas reunidas; multidão, caravana de animais de carga; tropa de burros, grande porção de gado vagando em marcha”.

carga

Em minhas aulas de chefia e liderança sempre disse aos meus alunos que o comandante nunca se colocava junto a “tropa”, pois o líder precisa ter visão do todo, ou seja, precisa ver o que está a frente e em sua periferia. Pela definição, aquele que está na “tropa” não possui visão periférica, por isso está na massa, na multidão, as vezes sendo massa de manobra, como o gado que é tocado para o curral. Uma forma de sair da “tropa” é passar a ter visão periférica, ou seja, uma visão do todo. Conseguimos isso por meio da busca pelo conhecimento.

Aliado ao termo “tropa” recentemente vi a expressão “tropa de caçadores”, uma forma de motivar a “tropa” a agir. Afinal, o que significa o termo       caçador? Ele significa “aquele que pratica caça, ou seja, perseguição a animais, ou costuma caçar, para alimentação ou defesa, por esporte, ou por instinto”. Normalmente é considerado um “cão farejador”. Vai além a definição, pois pode ser “aquele que persegue, que busca de modo energético ou insistente, diz-se do soldado que pertence à infantaria ou à cavalaria ligeira, batalhão de caçadores”.

É interessante que ambos os termos estão e são muito utilizados no meio militar. As definições nos dicionários remontam ao militarismo. As transformações que estamos passando em nossa Corporação nos remontam a uma reflexão. Estamos em uma transição do militar para o policial. Ainda somos um hibrido. Uma confusão que nos remete ora para o militar, ora para o policial. O que fala mais alto em nós hoje? Somos caçadores? Somos tropa? Somos uma tropa de caçadores? Precisamos tomar cuidado, pois existe um ditado que diz: “Uma dia é da caça, outro dia é do caçador!”. Precisamos definir quem somos e o que queremos! Sou policial, cidadão! E você? #Desmilitarizaçãocultural#

basespm_620x465

Fonte: http://policiamentointeligente.com.br/o-governo-esta-querendo-apenas-uma-tropa-em-suas-maos-a-sociedade-uma-policia-qualificada/

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em policiamento inteligente

3 Respostas para “O governo está querendo apenas uma tropa em suas mãos, a sociedade uma polícia qualificada.

  1. sergio santos

    Quem somos?
    Essa pergunta nos remete a procurar a essência não somente de quem somos, mais o que somos para a sociedade? Acredito que a mesma ainda não tem uma visão de que a polícia é parte importante para sua qualidade de vida, assim como o policial não se sente parte da dela. Portando termos que pensar como um todo, pois somos sim um conjunto de pessoas que compartilham de um propósito de desenvolvimento na busca de uma melhor qualidade de vida, sem sermos presas ou predadores.

    Curtir

  2. Louzeiro

    Devemos suplantar estes sintagmas,

    (Tropa), (caçador), (guerreiro); pois além de feios nos remetem as coisas ruins, grosseiras. Portanto a sociedade cada vez mais cobra uma polícia qualificada e que respeita, acima de tudo, às garantias individuais e coletivas…

    Curtir

  3. Boa noite, Aderiva, destes exemplos citados o que mais me deixa a pensar é ” ORDINÁRIO”, boa postagem muitos desafios a nossa frente, nao prestamos serviços de segurança a outro país , mas aos nossos compatriotas,irmaos,amigos…Quem morreu atropelado? foi nossos irmaos.
    quem moreu com um tiro no peito?
    peito

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s