Reestruturação do sistema de saúde da PMDF

Na última semana estivemos reunidos para falar sobre a reestruturação do sistema de saúde na PMDF. Foi uma surpresa receber o convite do comando para participar da discussão. Lá estavam representantes da saúde, associações e blogueiros.

Inicialmente nos foi apresentada  a situação atual do sistema de saúde da PM. Foi nos relatada as dificuldades encontradas nas obras do Hospital, dentre elas os problemas técnicos, voltados para as questões elétricas e hidráulicas que levaram a um aditivo do contrato para conclusão das obras.

Há mais de um ano existe um grupo trabalhando para adquirir os equipamentos necessários para o hospital. Foi criado um núcleo voltado para a execução dos projetos. A modalidade utilizada para as compras está sendo a “adesão de registros de preço”.

Falou-se brevemente sobre o orçamento em execução, a importância do patrimônio institucional e principalmente sobre o modelo de gestão que será implementado no novo hospital. O objetivo é que seja realizada uma PPP (Parceria Público Privado), o escopo principal é uma solução por meio de serviços integrados, ou seja, um modelo misto de gestão, por tempo pré-determinado. Será uma sociedade de propósito específico, semelhante a um modelo adotado por um hospital da Bahia, o primeiro a seguir o modelo de parcerias. O parceiro entrará com a gestão e aquisições de insumos e a PMDF continuará com as aquisições macros (equipamentos diversos).

Sobre o modelo atual, frisou-se que a demanda atual do sistema de saúde PMDF é de aproximadamente 85 (oitenta e cinco mil) usuários/vidas. Atualmente a Corporação possui 20 (vinte) médicos para atendê-los. Também possui uma Junta Médica com 17 (dezessete) oficiais médicos por dia para atender a demanda de averbação de atestados, bienal, dentre outras funções. Legalmente falando, existe lei federal que nos garante o direito a saúde e a sistema próprio de saúde. Não podemos perder tal garantia legal. Precisamos fortalecer e melhorar o sistema.

O projeto de reestruturação prevê:

Ampliação da cobertura atual, visando maior parte das especialidades por meio das redes credenciadas; Reorganização estratégica da Saúde; Reforço da Junta médica; Solução para a Demanda reprimida; Comissão de vistoria técnica; Núcleo de elaboração de projetos; Aparelhamento para melhor adesão nas atas de registro de preços; Serviço de Atendimento ao Usuário; Capacitação dos servidores em elaboração de projetos, dentre outras ações.

Sobre o novo hospital os objetivos são ousados:

  •  Centro Médico PMDF:
    • Capacidade de atendimento:
  • _DSC0272

3 Comentários

Arquivado em polícia militar

3 Respostas para “Reestruturação do sistema de saúde da PMDF

  1. wesley silva da costa SD PM MG

    boa noite, gostaria de saber se existe previsão de abertura de concurso para OFICIAIS DA ESPECIALIDADE ENFERMAGEM para a PMDF?

    Curtir

    • Aderivaldo Cardoso

      Olá companheiro, está sendo concluído o hospital da corporação, tem sido discutido o tema, mas até o momento não vi nada de concreto, pois existe a possibilidade de uma parceria publico privada onde alguns profissionais poderiam ser contratados pelo parceiro.

      Curtir

  2. MICHELLE

    OLA!
    QUAL A EMPRESA PARCEIRA DA PMDF . SOU FARMACÊUTICA E GOSTARIA DE ENTRAR EM CONTATO , PARA QUEM SABE PARTICIPAR DO QUADRO.

    Curtir

Deixe um comentário