Via Crúcis na PMDF – Tentando transferir um sargento da reserva de um hospital de Minas para o DF

A bíblia nos traz muitos ensinamentos. Precisamos vivê-los diariamente. A semana que está encerrando me fez viver o que diz em Eclesiastes, o livro do pregador: “O coração do sábio esta na casa onde há luto, mas do tolo, na casa da alegria.”

 Terça-feira logo cedo, enquanto eu me deslocava para o trabalho, recebi um telefonema de um querido amigo (France Ribeiro), filho do Sargento Adair, da reserva remunerada, dizendo que o pai dele havia sofrido um acidente, que estava com várias fraturas, internado em um hospital de Patos de Minas, necessitando de uma cirurgia e de ser transferido para o DF.

Carreta-sai-da-pista-capota-e-deixa-motorista-ferido-na-BR-354

Não pensei duas vezes, marquei um encontro na CLDF, já que ele estava ainda na estrada, e de lá nos deslocamos diretamente para o comando da PMDF. Lá chegando, como de costume, fomos muito bem tratados pela nova equipe, mas como estava próximo ao almoço e o expediente na PMDF começa as 13h fomos adiantando outras informações.

Não irei me delongar, mas precisávamos de uma ambulância. De imediato o Comandante Geral ordenou ao Subcomandante geral, que ordenou ao Chefe do Departamento de Saúde, que ordenou ao Diretor do departamento responsável pelas ambulâncias que liberou a ambulância, desde que atendesse a necessidade do paciente. Após contato no hospital descobrimos que o paciente necessitava de cuidados especiais, tipo um respirador, e nossas ambulâncias não possuem. São apenas um “quebra-galho”…

66131

O desafio ficou maior, não precisávamos mais de uma ambulância, agora seria necessário uma UTI-móvel ou o mais aconselhável: um transporte aéreo. De imediato liguei para amigos do Corpo de Bombeiros, que foram muito solícitos, em especial os companheiros: Major Cristiane Simões, Subtenente Humberto Batista e o Sargento Rivailton, além do companheiro e deputado Ayton Gomes, que mobilizou uma força tarefa para tentar nos ajudar.

Delimitamos como prazo limite 11h (onze horas) do dia seguinte para a remoção do sargento. Em contato com as equipes envolvidas, conseguimos o transporte aéreo, um avião do bombeiro, mas depois a triste notícia, não haviam pilotos disponíveis, pois estão em curso, fato que nos foi informado pela assessoria do parlamentar.

airtractor21

De imediato, mesmo sem recursos, a família alugou uma UTI-móvel para trazê-lo. O custo inicial seria de aproximadamente 7 (sete) mil reais, alto para qualquer padrão dentre da polícia, ficando mais baixo após negociações. Ele chegou as 19 horas de quarta-feira e passa bem, aguardando apenas os procedimentos rotineiros para a cirurgia.

Vários atores foram envolvidos neste processo, mas gostaria de agradecer aqueles que mais empenharam na solução do problema, mesmo que não tenham resolvido, alguns sendo primordiais após a chegada dele no Hospital Santa Marta, em especial: Major Guedes, Capitão Bom Tempo, Sargento Jair, Capitão (Dr.) Thiago, Tc Saúde, Cap. Nobre, Toda a equipe da DPM ( da sala do CB Moises), Major Cristiano, Cap. Gisleno (capelão), Tenente Dias Filho, Tenente Dantas, Coronel Jooziel (comandante geral).

Demorei a escrever este texto, pois quando iria escrevê-lo recebi uma notícia triste, a mãe de um grande companheiro de jornada, Prof. Rodrigo de Paula, do sindicato dos professores particulares do DF, que nos ajudou bastante em algumas manifestações o ano passado, faleceu. Pela manhã de ontem permaneci toda a parte da manhã no velório dela.  A tarde recebi uma das piores notícias que eu poderia receber, meu grande amigo e leitor do blog, Anderson Luis, meu conselheiro, amigo de infância e possível coordenador de projetos futuros faleceu e será sepultado hoje.

Dias de luta! Mas não podemos parar! Como iniciei o texto: “O coração do sábio esta na casa onde há luto, mas do tolo, na casa da alegria.” A lição que ele me deixa é: “não existe amanhã, esforça-te hoje!”

64486_337685226343752_1927662950_n

Saiba mais sobre o acidente: http://uipi.com.br/destaques/destaque-2/2013/05/28/carreta-sai-da-pista-capota-e-deixa-motorista-ferido-na-br-354/

Anúncios

11 Comentários

Arquivado em Reflexão

11 Respostas para “Via Crúcis na PMDF – Tentando transferir um sargento da reserva de um hospital de Minas para o DF

  1. Nossa… Quantas perdas… Meus sentimentos.

    Curtir

  2. France

    Agradeço muito ao meu amigo Aderivaldo, sua dedicação ao conduzir toda situação por mim passada, mostrando caminhos e driblando burocracias, para que no menor tempo pudéssemos trazer meu pai da cidade de patos de minas MG a Brasília para cuidados médicos, aqui deixo um abraço para uma pessoa chave e essencial para a sociedade , que sem sua ajuda muito difícil seria minha caminhada. Agradeço também a todos os nomes citados pelo Aderivaldo .

    France M Ribeiro filho do SGT Adair Ribeiro Lopes .

    Curtir

  3. marcio carnauba

    Amigo Aderivaldo, pelo seu relato, acompanhei sua peregrinação em favor do Policial. É necessário que à PMDF tenha uma estrutura para dar suporte aos seus membros nestas situações. Um hospital do porte da Policia irá necessitar de UTI móveis. Sua intervenção neste episódio é clássica e serve como exemplo.

    Curtir

    • Aderivaldo Cardoso

      Olá meu amigo Carnaúba, segundo informações, o serviço de ambulâncias é de alto custo. A informação é de que temos o SAMU e o BMDF que é capaz de atender os casos urgentes. Espero que seja resolvido de outra forma, já que teremos uma PARCERIA PÚBLICO PRIVADO. Precisamos participar e nos posicionar quanto a esse tema. Grande abraço!

      Curtir

      • marcio carnauba

        Sim, existe a estrutura do SAMU e CBMDF, mas não funcionaram quando foram acionados para o caso especifico do Policial. Parabéns pela sua intervenção. Fico orgulhoso em ser seu amigo.

        Curtir

  4. parabéns amigo conheço seu caráter Deus e contigo mundo seria se houvesse mais pessoas assim.um forte abraço do amigo jose reis

    Curtir

  5. Caro Aderivaldo, como sempre falo. quem diz que seria fácil ?.
    Meu Amigo, se vejo longe é porque estou sobre ombro de giantes, esta semana foi de muitas perdas mas somos fortes.

    Curtir

  6. Manoel

    Mandar todos os pilotos fazerem curso de uma só vez,parece coisa de quem realmente sabe administrar…Brincadeira viu……

    Curtir

  7. lindomar de oliveira barreiros

    Meu querido Aderivaldo, Boa Noite!

    Parabéns pela luta. Quando muitos na sua calada da noite dormem ou acordam a reclamar da vida, muitas vezes esperando cair do céu, vejo que você já estava bem longe quando alguns ainda acordavam. Vejo que muitos ainda dormem, são zumbís do amanhã…Parabéns meu querido..Como é bom ver a felicidade do outro realizada por quem muitas vezes não a tem….Sou do ditado o seguinte…Ajudando me realizo e ocupo meu tempo com coisas boas, a ficar pensando somente em tristezas….valeu….Que Deus abencoe todos nós e coloque mais pessoas para nos proteger…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s