Nós, policiais militares especialistas, GTOPs, ROTAM e Táticos em geral estamos de luto.

GTOPs de luto.

Queremos externar a população do Distrito Federal nossa dor diante do lamentável acontecido envolvendo uma guarnição do GTOP e a morte de um cidadão de bem. A filosofia do serviço operacional, mais notadamente os Grupos Táticos de Operação (GTOP), é estritamente técnica e tática, sempre adstrita ao que preconiza o que há de melhor na doutrina policial de segurança pública a fim de prestar um serviço de excelência à sociedade.

A necessidade da busca da especialização (não estilo tapa na cara), qualificação, treinamentos, estandes de tiro fariam muitos profissionais melhorarem seu desempenho nas ruas. E não basta colocar um alvo e mandar o policial atirar. É necessário treinamento de tiro, onde situações críticas são passadas ao combatente, para que seu psicológico esteja preparado para as ruas, não basta dar banho de mangueira e deixar o policial privado de comida gritando hinos e musiquinhas, já devíamos ter passado esse tempo. Milhões gastos em helicópteros e federações de tiro tem mais estrutura que a policia da Capital Federal.

Não há mais espaço para amadorismo, temos que ser policiais profissionais e não rambos armados até os dentes com recompensas ridículas por armas apreendidas. Temos família em casa e agir no impulso só nos deixa mais distantes delas.

Ser policial militar é isso, trabalhar eternamente no fio da navalha, um dia herói, em outro assassino frio, conforme a tendência da imprensa. Quem trabalha nas ruas sempre vai viver sobre essa linha, abuso de um lado e omissão do outro.

Por mais que sejamos policiais de segurança pública não podemos desconsiderar que a ação do policial foi no mínimo arriscada, pois acertar um disparo em um carro em movimento é algo que deixa muitas oportunidades de erro, e quando estamos na caça amigo, temos que ter em mente que é melhor o marginal escapar do que inocentes se ferirem.

A rotina do serviço dos policiais especialistas foca a segurança do cidadão, em primeiro lugar, e depois sua própria segurança. Não é, e nunca foi, recorrente nas ações do policiamento ostensivo tático o uso de força desnecessária, violência ou atos desmedidos que coloquem em risco a segurança de terceiros ou a do próprio policial. Por isso entendemos que o ocorrido na abordagem que culminou na morte do SRº José Chaves Alves Pereira foi um fato isolado, e trágico, decorrente de falhas nos procedimentos adotados por estas equipes altamente qualificadas.

Cabe à justiça os devidos procedimentos apuratórios e julgamento desse evento, ela possui legitimidade para isso. Repudiamos o espetáculo midiático com pretensões de alavancar audiência com a tragédia ocorrida tanto na vida do jovem que veio a falecer quanto na do policial militar, um cidadão e pai de família.

Nós, policiais militares especialistas, GTOPs, ROTAM e Táticos em geral estamos de luto.

Rede Democrática

Caserna PAPA MIKE

551428_564672010209480_119408735_n

Saiba mais:

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2013/04/pm-confunde-estudantes-com-bandidos-em-rodovia-de-brasilia.html

“É ignorância achar que qualquer profissional, dentre eles o POLICIAL, sai de casa pensando em matar alguém. Matar alguém implica em muitas coisas. Você sabia que, nós policiais, não temos direito a seguro desemprego e nem a fundo de garantia. Sabia que quando erramos, pagamos advogados caríssimos? Que normalmente o policial que erra, ainda mais se estiver com menos de dez anos (nosso estágio probatório), é expulso da corporação e sai sem direito a nada, pois o tempo que trabalhou servindo a sociedade é esquecido, não serve para nada? Sabia disso?”

Participe do debate sobre o tema no facebook e nos adicione!

http://www.facebook.com/#!/aderivaldo.cardoso/posts/592716217405059?comment_id=102507754&offset=0&total_comments=48&notif_t=feed_comment

Anúncios

14 Comentários

Arquivado em polícia militar

14 Respostas para “Nós, policiais militares especialistas, GTOPs, ROTAM e Táticos em geral estamos de luto.

  1. existem milhões de profissões de risco e que por muitas vezes contribuem para tirar a vida de inocentes, mais ser policial não é uma “profissão”, é muito mais q isso, é uma vida de sacrificios, umestilo diferente de viver.

    Curtir

  2. Max Lugado

    olá boa noite, sou da área operacional com inúmeros cursos inclusive de operações especiais, e ant-terrorismo e vejo sempre o despreparo dos policiais dizendo ser GTOP, OPERAÇÕES ESPECIAS, ROTAN E GRUPOS TÁTICOS, já vi muitos vídeos em que os policiais não voltam mais para suas casas e nem para seus familiares e presenciei por ações mal sucedidas no âmbito de trabalho. não é permitido por grupos táticos e operacionais levarem ao erro a toda hora em vias públicas. sei que eles os que não são corruptos arriscam realmente suas vidas pela população. o caso acima foi um erro gravíssimo a onde foi a óbito um cidadão de bem, e agora como fica a família do Rapaz? não tem nem que pensar tem que exonerar e pronto, treinam quase todos os dias para matar pessoas de bens e não os bandidos e talvez nem a própria vida deles eles defende quanto mais a vida da população. ate quando isso vai ficar acontecendo com pessoas de bens? se eu sou o governador eu exonerava a te o comandante do grupamento que era o policial e o policial também, que sendo assim os erros seriam bem menores e os policiais antes de sair para as ruas para o seu trabalho ele lembraria dos procedimentos dos cursos que fizeram, nesse caso ai do óbito do rapaz não foi feito os procedimentos legais de uma abordagem em veículos. me diz uma coisa ? se não seguem os procedimentos de um curso então pra que existem os cursos ? pra dizer que tem cursos disso ou da quilo e faz errado e ainda nem da conta de se salvar a si mesmo? em uma semana vi 3 abordagens horríveis de policias que se acham por que estão com farda mas se esquecem que eles também vão para o buraco por conta de seus próprios erros. um desabafo somente

    Curtir

    • Vilmar lopes

      nobre cidadão falar mal da ação dos policiais e fácil, difícil é estar no lugar deles trabalhando na rua onde se deve decidir algo em fração de segundos,não sou a favor do erro ocorrido mas sei que o policial não desejou a morte do rapaz,se tem vários cursos nesta área por que não esta trabalhando na rua se que se desabafar vai procurar outra coisa para se desafogar não é falando mal que conseguira consertar o erro já cometido.

      Curtir

    • Rogério

      Ter curso é fácil, qualquer um tem. O concurso foi aberto para todo mundo. Antes de falar merda, entra para a polícia e vêm viver a realidade das ruas, ai depois você faz seu desabafo blz?

      Curtir

    • affonso

      vc fala demais de ser o certinho mais ser operações especiais não é ser tão certinho assim não.
      Pois no último curso vcs deixaram um policial internado sem um
      rim fazendo emodialis.

      deixa de ser demagogo

      Curtir

    • Sgt Alberto Oliveira

      Nossa, tanta besteira falada e se diz formado em operações especiais, ainda bem que você não é o governador, se fosse teriamos mais um incompetente no comando. Policiais treinam para não errarem, porém fatalidades acontecem e na PMDF elas são menos de um por cento. Só desabafo.

      Curtir

  3. Paulo

    Max lugado, acredito plenamente que vc não é policial e se for saia, pois está na profissão errada. Desses cursos que vc diz ter feito, vejo que não serviram de nada, pois seus pensamentos continuam sendo de paisano. Faça concuso para área de saúde, talvez enfermeiro caiba melhor para seu perfil.

    Curtir

  4. José

    Tenho uma saída, se é que seria uma saída, parem de vibrar!!! O governo, a sociedade, a mídia, vossos comandos não te respeitam, então , não inventem, apenas sigam o que a constituição estabelece para a nossa função.

    Curtir

  5. pq semprem esquecem o PATAMO

    Curtir

  6. CARLOS

    LEMBRADOO ESSSE VIDEO QUE POSTEI NA PAGINA DE VOCEIS SAO VIDEO COM MARCADORES DE PAINTBOL FUI EX MILITAR DO EXERCITO
    FIZ CURSO DE OPERAÇOES COMBATE CORPO A CORPO MOBILIZAÇÕES TATICAS SEGURANÇA DE OTORIDADES ESTRUÇÃO DE FACAS TIRO DE AÇÃO RAPIDA AGOORA ESTO A PROCURA DE APERFESUAMENTO TATICO PARA MIN TREINA QUERIA MUITOS DE ARTISIPA DE CURSOS DE OPERÇÕES ESPEÇIAES ESTO DESEMPREGADO NO MOMENTO O QUE APREDI NAS FOÇAS ARMADAS POXA NAO QUERO DEIXA ENVAO HOJE RABALHO COMO SEGURANÇA MORO SOH PAGO ALUGEUL PASSO POCO DE DIFICULDADES NA VIDA MAIS QUERO OPORTUNIDADE DE THA I COM VOCEIS PARA DA CONTINUIDADE NA MINHA FACULDADE TENHO 24 ANOS MEU NO ME CARLOS MEU NUMERO 6192139289 OU 30344017 OBRIGGADO AGURDO PO RESPOSTA

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s