O helicóptero da PMDF pode voar à noite?

Na última semana, por volta das 22h da noite do dia 04 de março, tivemos uma ocorrência em Samambaia, onde a equipe do GTOP 31 trocou tiros com 5 (cinco) elementos, onde a viatura foi alvejada por 02 (dois) tiros no pára-brisa. Um dos bandidos foi baleado e preso, os outros evadiram-se para um matagal. Os prefixos envolvidos na ocorrência solicitaram apoio aéreo e tiveram como resposta do CIADE que as aeronaves somente podem decolar até as 19h. Isso gerou dúvidas que precisamos responder.

Existem três aeronaves (helicópteros) no Batalhão de Operações Aéreas, segundo fontes, ambos equipados com sensor de calor e visão infravermelha, em tese, para serem utilizados a noite. Existem também algumas “resoluções” da ANAC que dispõem sobre o vôo noturno. Uma delas é que os vôos VISUAIS, ou seja, sem “instrumentos de navegação” somente podem ser realizados durante o dia. Surge a primeira dúvida: Existe realmente restrição para a utilização dos helicópteros a noite na PMDF? Se há, seriam problemas nos “instrumentos de navegação”?

Segundo outra fonte o problema seria mais sério, pois envolve questões técnicas que poderiam colocar a tripulação em risco. Seria um problema onde uma “borra” ao ser detectada informa ao painel (equipamento de navegação), que dependendo da intensidade do problema gera uma “pane elétrica”, que obriga o piloto a pousar imediatamente. O que pode potencializar os riscos em um vôo noturno.

Pesquisando sobre o tema achei a seguinte explicação em um manual:

A falta de lubrificação coloca as peças em atrito gerando desgaste e muito calor. O calor pode também queimar o óleo, transformando-o em uma borra pegajosa impedindo o bom funcionamento das peças…

 Mecânicos da PM estão em intercâmbio com a fábrica para tentar sanar o problema. Precisamos saber a verdade. A prevenção é o melhor remédio. Precisamos saber se o fato é isolado, se há essa orientação para não voar a noite ou se realmente existe o problema mecânico que pode colocar a tripulação em risco.

1224597492781_f

Saiba mais sobre aeronaves:

http://professor.ucg.br/siteDocente/admin/arquivosUpload/13772/material/Conhecimentos%20T%C3%A9cnicos%20I%20_Motores.pdf

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em polícia militar

3 Respostas para “O helicóptero da PMDF pode voar à noite?

  1. Edimar de souza lopes

    Cade os mecânicos que são bem treinados pois meu irmão era mecânico dessas aeronaves. Porque não detectaram o problema antes, pois uma situação de emergência como essas nenhuma aeronave pode decolar. isso e uma vergonha.

    Curtir

  2. Márcio Ramos

    Uma explicação técnica neste espaço seria enfadonha, quem trabalha nas ruas sabe que o BAvOp não se furta em apoiar as guarnições em ocorrências, muitos já foram os apoios noturnos com êxito, contudo desde o fim do ano de 2012 uma pane intermitente forçou a cautela operacional de restringir os voos entre o período do nascer ao por-do-Sol. Esta situação será contornada tão logo a segurança-de-voo não seja comprometida. Maiores informações e esclarecimentos com o Tenente-Coronel Márcio Ramos – Comandante do BAvOp 96666012.

    Curtir

    • Aderivaldo Cardoso

      Caríssimo Comandante, é inquestionável a atuação do BAvOP, com relação a apoio diversos, esse blogueiro já precisou e foi atendido de pronto. Agradeço a delicadeza de comparecer nesse espaço para dar os esclarecimentos necessários. A prioridade deve ser sempre a segurança-de-voo, pois envolve preciosas vidas.
      A dúvida surgiu de alguns companheiros e achei por bem explanar sobre o tema.
      Grande abraço
      Aderivaldo Cardoso

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s