Novo Comandante-Geral da PMDF!

 Não posso deixar de comentar esse fato. Assim como tivemos vários governadores nos últimos três anos, também tivemos vários Comandantes-Geral.

É difícil dar continuidade a qualquer trabalho com a instabilidade do cargo. Essa função que já foi muito desejada, hoje parece já não ser mais tão atraente, pois os dois últimos comandantes perdiram pra sair.

É necessário criar mecanismos de proteção a esse cargo. Seria interessante estipular um tempo mínimo de permanência no Comando “administrativo” da Corporação, dois anos seria ideal, podendo permanecer por mais dois, semelhante ao que acontece com o comando da Câmara Legislativa. É uma forma de nos protegermos e consequentemente a instituição Polícia Militar. Um serviço eficiente e eficaz na administração pública exige tempo e dedicação ao cargo!

Polícia Militar terá novo Comandante Geral

 1/7/2010 15:22:00

 Será realizada hoje, 1º de julho, às 17 horas, na Academia de Polícia Militar de Brasília (APMB), a solenidade de troca de Comando da Polícia Militar do Distrito Federal. Assumirá o Comando da Corporação o coronel Luiz Renato Fernandes Rodrigues, atual subcomandante e Chefe do Estado Maior.

 Deixa o cargo o coronel Ricardo da Fonseca Martins que assumiu em janeiro deste ano.

Perfil do Novo Comandante Geral Oriundo do Exército Brasileiro, o coronel Luiz Renato Fernandes Rodrigues ingressou na Polícia Militar do Distrito Federal no ano de 1985. Após um período de estágio no 1º Batalhão de Polícia Militar, ele seguiu para o 2º Batalhão, primeira unidade a servir efetivamente dentro da PMDF. Entre outras funções desempenhadas dentro da Corporação, está a de comandante do 8ª Batalhão em 2007, ano em que também comandou o Comando de Policiamento Regional Metropolitano, Diretor de Pessoal da PMDF, cargo em que permaneceu até assumir a Chefia do Estado Maior da PMDF no ano de 2010.

Mineiro de Uberaba, o coronel Renato é casado, têm três filhos e é formado em Educação Física.

Fonte: http://www.pmdf.df.gov.br/?pag=noticia&txtCodigo=5572

11 Comentários

Arquivado em polícia militar, reestruturação das polícias

11 Respostas para “Novo Comandante-Geral da PMDF!

  1. Romário Moreira

    Excelente observação Aderivaldo!!!
    como sempre, um grande visionário…

    Abraço!!

    Curtir

    • Aderivaldo Cardoso

      Precisamos criar bandeiras além das salarias.
      Precisamos construir a Instituição que sonhamos e queremos!
      Esses “detalhes” que parecem “bobos” para alguns funcionam como o “lixo” jogado debaixo do tapete que provoca irritação nos olhos, garganta e que muitas vezes se torna alvo gravíssimo ao ponto de nos levar a morte!!

      Curtir

      • Aderivaldo Cardoso

        PMDF tem novo subcomandante-geral e chefe do EM
        1/7/2010 19:24:00

        Assumiu na tarde desta quinta-feira (01/07) o cargo de chefe do Estado Maior e subcomandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal o coronel Danilo Brito Holanda Júnior em substituição ao coronel Luiz Renato Fernades Rodrigues.

        Curtir

  2. Aderivaldo Cardoso

    Polícia Militar tem novo comandante
    1/7/2010 20:08:00

    Na tarde desta quinta-feira (01), tomou posse o novo comandante geral da Polícia Militar do Distrito Federal. Deixa o cargo o coronel Ricardo da Fonseca Martins e assume o coronel Luiz Renato Fernandes Rodrigues.

    O coronel Martins que estava no comando da PMDF desde janeiro deste ano, em cerimônia realizada na Academia de Polícia Militar de Brasília (APMB), passou o comando ao então subcomandante e chefe do Estado Maior.

    Segundo o novo comandante geral, os objetivo principais são o de continuar o planejamento estratégico da Corporação, a reestruturação e capacitação da Polícia Militar. “Dentro das metas estão a de completar os quadros da corporação, continuar com o Projeto Policial do Futuro e principalmente pensar no bem estar do policial militar”, comentou.

    Policiais do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (ROTAM), cavalaria e banda de música abrilhantaram a troca de comando. A cerimônia presidida pelo governador do Distrito Federal Rogério Rosso, contou com a presença da vice-governadora, Ivelise Longhi, várias autoridades e policiais militares.

    Confira as fotos do evento:

    Curtir

  3. Gama Sigma

    Companheiro Aderivaldo, é o cargo em comisssão, “ad nutum”, que está protegido pela Constituição:
    Art.37
    II – a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, “ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)”

    Os congressistas, que almejam a chefia do executivo, jamais aprovariam normas que diminuam o poder dos governadores…

    Curtir

    • Aderivaldo Cardoso

      Sim, nobre professor policial e blogueiro. rss

      Por isso falei em “bandeiras de luta” da categoria, além das salarias.

      Onde essas mudanças ocorreram levou tempo e esforço mútuo!

      abraço

      Curtir

  4. gabriel

    Olá Aderivaldo,

    estou sem internet na nova casa para qual eu me mudei, mas deixei o pc na anterior para não me desconectar desse mundo…

    Muitos posts, muita informação passou desde que eu acessei da ultima vez o seu blog.

    Achei que essa era a matéria mais pertinente para um rápido comentário.

    Fiquei muito intrigado com a saída repentina do Cel. Martins. Não tenho idéia dos motivos, mas certamente são relevantes, já que ele mesmo disse em seu primeiro post, como comandante, que havia desejado e se preparado por toda a sua vida, para enfrentar a missao de comandar a PMDF .

    Acho que a saida para se candidatar a deputado federal não é o bastante para um militar apaixonado pela carreira e a instituição (palavras dele)… talvez ele tenha vislumbrado que as perspectivas eram ruins, pois o governo atual tem dias contados e o cenario politico do DF é tenebroso para janeiro de 2011.

    Fico mais intrigado ainda com a volatilidade do cargo e, principalmente, exoneração a pedido dos comandantes.

    Se a cúpula é não-interessante para os oficiais, o que será dos demais cargos…

    Estranho.

    Mandado de 2 anos é medida excelente, mas se as exoneração é a pedido, é medida inútil.

    realmente, estranho.

    abraço

    Curtir

  5. leonardo rodrigues moreira lima

    Grande amigo aderivaldo,
    tudo tranquilo irmão….nao sei lembra de mim…of medico do EB Leonardo que estudava la na LBV ….Gostaria de saber como andam as expectativas do concurso pra medico oficial da PM…tenho interesse de faze-lo (concurso)…caso tenha alguma previsão e puder me informar….fico agradecido desde já….
    Não deixe de passar para visitar os amigos da biblioteca….
    Grande Abraço…acho q meu tel vc deve ter ainda
    fica com deus irmão

    Curtir

  6. Parabéns Comandante!
    Um grande homem tem que ser lembrado. Vale mais ter um bom Nome.

    Curtir

Deixe um comentário