A confiança é o fundamento de qualquer relacionamento!

A vida nos conduz a certos caminhos nos quais podemos aprender ou fechar os olhos para qualquer possibilidade de aprendizagem, tenho escolhido o caminho do aprendizado constante.

Particularmente gosto de analisar meu comportamento individual, e dos meus companheiros, para posteriormente analisar o comportamento coletivo. Individualmente já errei e perdi muito com isso. Não gostava de aprender com os meus erros, preferia fechar os olhos para certas verdades. Coletivamente percebo que cometemos os mesmos erros individuais que eu cometia e cometo constamente. Evitando cometer tais erros, com tanta frequência, aprendi a valorizar algo chamado de CONFIANÇA.

No livro As 21 irrefutáveis leis da liderança, John Maxwell, escreve sobre a “Lei da Base Sólida”. Ele afirma que “a confiança é o fundamento da liderança“. No livro “A formação de um líder”, Warren Bennis afirma que ” a integridade é a base da confiança, a qual não é tanto um ingrediente da liderança quanto um produto dela. É a única qualidade que não pode ser adquirida, mas deve ser conquistada. É concedida por colaboradores adeptos, e sem ela o líder não existe”.

Em geral, nas comunidades de policiais militares espalhadas pela rede, tenho observado que grande parte dos agentes policiais não confiam em seus superiores e representantes. É estranho analisar os comentários, normalmente de grupos interessados na discórdia e segregação, desconstruindo a confiança da tropa, e como ambos (superiores e representantes) acabam dando “munição” para essa falta de confiança!

O mesmo pode ser dito em relação a todos os relacionamentos. Não confiamos na sociedade e vice-versa. Desenvolver a confiança  é  “como construir um edifício: consome tempo, e precisa ser feito aos poucos.  Assim como numa construção, é mais rápido e mais fácil derrubar o que está de pé do que levantar um prédio novo”. Mas, se o fundamento é forte, há uma boa chance de que aquilo que for construído  sobre ele permaneça!

Gosto de outra descrição. Um relacionamento também pode ser descrito como uma pintura. A confiança é uma espécie de moldura que o contém  e o sustenta. Ela fornece um contexto no qual a obra de arte se insere. A confiança define os limites da pintura e a fixa na parede, de maneira que possa ser admirada. Ela fornece estrutura emocional.

Uma excelente definição nesse sentido é de William Boast, autor de “Os mestres da mudança”, ele discorre sobre como os relacionamentos se sustentam, para ele a confiança ” é estabelecida quando as palavras e as ações são coerentes. A confiança também cresce quando as pessoas se sentem seguras e a salvo. Quando os pensamentos e as idéias são rejeitados  e redicularizados, não demora muito para se perceber que a atmosfera não é segura, e você fica vulnerável. O efeito de posturas defensivas pode ser minimizado quando, em vez de julgamentos de valor, são feitos comentários descritivos que expressam sentimentos de envolvimento e atenção genuína e demonstram disposição de buscar, ouvir, compreender e aceitar as opiniões dos outros.”

Creio que nossos representantes deveriam aprender a lição de que se você quer aproveitar a beleza dos relacionamentos deve primeiro enquadrá-los na moldura da confiança!

Que possamos construir um relacionamento confiável, com base sólida, dia após dia!

7 Comentários

Arquivado em polícia militar, reestruturação das polícias, Reflexão

7 Respostas para “A confiança é o fundamento de qualquer relacionamento!

  1. muito bom o texto…. gostei muito!!! É alinhado com minha forma de pensar.

    grato pelo belo texto.

    Curtir

  2. Acrescento ao seu nobre comentário a percepção e a vontade, que juntamente com a confiança, se tornam bases sólidas capazes de erguerem todos os edifícios do imenso complexo que se coloca a nossa frente. Pessoas que possuam esta percepção e que coloquem a vontade de mudar as realidades que hoje existem, não apenas pelo fato de se tornarem opositores, mas com o propósito de melhorar e aprimorar o que já existe, são peças fundamentais para construir o sonho e tornar possível novos acontecimentos. Felicito-vos por trilhar o caminho da sabedoria.

    Curtir

    • Aderivaldo Cardoso

      O caminho a sabedoria é semelhante ao da confiança, pois ambos são construídos diariamente!

      Obrigado por suas palavras!

      Que nosso grande Mestre possa iluminar o nosso templo interior!!

      Que antes de fechar meus olhos, partindo desse mundo, eu possa dizer: “encontrei a sabedoria” e ela possa me responder: “Não fostes tu que me encontrastes, mas eu que o encontrei!”.

      Curtir

  3. Companheiro Aderivaldo,
    Assino embaixo. Confiança é a base de qualquer relacionamento! E os representantes, em qualquer nível, devem ter muito mais uma postura de ouvir, conciliar e construir, do que de ridicularizar, plantar discórdia e desconstruir.
    Parabéns por mais esse belo texto!
    Abração,
    Alex Alves

    Curtir

Deixe um comentário