O que fazer em caso de pichação em uma escola?

Tenho um amigo, aprovado no último concurso da PMDF, que atualmente é professor em uma escola onde ocorreu uma pichação. Ele me fez uma pergunta que me deixou “confuso”.

Pichação nas escolas é algo comum, mas muitos não sabem como agir quando isso ocorre. As escolas procuram tratar todas as “ocorrências” como “problemas de ordem administrativa”. Além das pichações muitos crimes também são resolvidos “administrativamente”.

Nesse caso específico a direção da escola convidou policiais do Batalhão Escolar para discutir o tema com os alunos das 4ª e 5ª séries. Foi justamente esse fato que gerou dúvida no amigo, pois ele quis saber se a escola não demonstrou “incompetência” ao agir dessa forma.

Quero respondê-lo dizendo que sim, a escola demonstrou sua INCOMPETÊNCIA, assim, procurou àquele COMPETENTE para discutir o tema. Acredito na tríade aprendida no Proerd que defende que: FAMÍLIA, ESCOLA E POLÍCIA podem amenizar os problemas no que se refere ao abuso de drogas e outros voltados para a Segurança Pública.

Nessa situação, a escola deveria fazer o registro da ocorrência de dano ao patrimônio e chamar os policiais do Batalhão Escolar, para de forma educativa explicar o tema aos alunos, deixando a responsabilidade repressiva a polícia judiciária para que sejam descobertos os autores do delito e as providências sejam tomadas para repará-lo.

Família, Escola e Polícia juntAs pela Segurança Pública, isso é policiamento comunitário, ou em um conteXto mais amplo: FAMÍLIA, SOCIEDADE EM GERAL e POLÍCIA.

Anúncios

4 Comentários

Arquivado em polícia militar

4 Respostas para “O que fazer em caso de pichação em uma escola?

  1. Glauber Macedo

    De fato eu acredito que seja um fato coriqueiro… Nunca ocorreu comigo, pois até a 4ª série estudei em escolas particulares, e logo depois fui estudar no Colégio Militar de Brasília… Não era algo a que eu esteja acostumado, mas mesmo no papel de professor eu devo aprender sempre… 🙂

    Foi interessante a reunião de coordenação na quinta-feira (o fato ocorreu na 4ª)… Quase todos unânimes em dizer que o que aconteceu estava errado… A polícia não devia estar lá, se a quinta série pichou então a 4ª série não devia estar… Me disseram que um aluno chegou a perguntar se haveria revista (presença policial = combate ao crime -> na cabeça do garoto ele poderia ser o ‘bandido’)… Muito foi falado, mas o que me deixa triste é que corremos o risco de ver algo parecido ocorrer futuramente…

    Não quero mudar o mundo com minhas ações… Mas quero muito ajudar a construir um planeta melhor para meus descendentes… 🙂

    Curtir

  2. Monsueto Araujo de Castro

    ” A pichação é o resultado da falta de sensibilidade, do egoísmo, da vaidade e da disputa, com prejuízo para o cidadão, o poder público e o meio ambiente. ”

    Autor:
    Monsueto Araujo de Castro

    Curtir

  3. Moacir neves

    A pichação deve ser repreendida sim, mas avaliada como um caso de desvio de conduta dentro da escola. Não é um caso de policia ,pois a escola tem que ter meios de educar esse pichador, se for aluno e pego dentro da escola ,a escola tem o dever de educar,partindo desse pré suposto, campanhas dentro e fora da escola devem servir como base.Trazer a população para dentro da escola, para participar de projetos ,e abordar esse tema ,sentir o que esse pichador quis dizer ,se é um simples ato de vandalismo ou se é uma maneira de querer protestar contra insatisfações,essa é uma questão polemica mas que tem que ser discutida com todos , para tomar uma atitude correta .

    Curtir

  4. PROFESSOR NÃO PODE EXERCER O TRABALHO DE ASSISTENTE SOCIAL E PSICÓLOGO POIS NÃO TEM FORMAÇÃO PARA ONDE A SITUAÇÃO EXIGE ESSES PROFISSIONAIS… O PROFESSOR JA TEM MUITAS RESPONSABILIDADES EMPURRADAS GOELA ABAIXO E DEVERIA SER FOCAR NA QUESTÃO PEDAGÓGICA E CONTEUDISTA.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s