Eleições 2010, serei candidato?

A escassez de líderes na Polícia Militar do DF gera um fenômeno interessante de ser analisado, um deles é a quantidade de pessoas que se julgam líderes dentro da Corporação e o outro e a quantidade de oportunistas que se aventuram em uma candidatura.

Muitos são os nossos problemas, poucas as soluções encontradas. Já vivemos de tudo dentro da Corporação. Tivemos representantes que ganhavam no grito, com xingamentos e gestos obscenos. Tivemos “revolução de cima de trio elétrico”, pessoas sendo acorrentadas e ganhando votos. Tivemos épocas de não podermos votar, nem expressar nossos pensamentos. Somos resultado de tudo isso.

Hoje vivemos em um Estado Democrático de Direito, estamos aprendendo a ser cidadãos. Algo difícil como policiais militares e representantes de governos autoritários.

Sou oriundo do movimento estudantil e comunitário, com uma visão progressista da polícia. Ainda busco uma identidade aqui dentro.

Por não termos líderes, alguns vêem em mim uma liderança, não sou líder. Posso ser uma liderança virtual, não real. Sou apenas um blogueiro sonhador. Um soldado que ousou um dia falar e escrever o que pensa! Procuro apenas liderar meus pensamentos e ações, dando idéias para nosso crescimento como pessoa e instituição.

Alguns têm buscado no Aderivaldo Cardoso um político, não sou, pelo menos na essência da palavra. Tenho muito a aprender durante minha caminhada e muito a perder sendo candidato. Tenho dez anos de polícia e uma carreira aqui dentro, ou fora dela. Quero fazer mestrado, doutorado…aprimorar-me!

Não tenho grupo, não tenho dinheiro, não tenho discurso. Tenho idéias e boa vontade, isso não é o bastante para uma campanha.

Penso em uma polícia moderna, voltada para os interesses da sociedade e não de governantes. Penso em melhorias intelectuais e estruturais, não só em nossa polícia, mas no nosso modelo de policia brasileiro. Isso não dá voto! Não falo em melhoria salarial, porque a vejo como conseqüência de nosso trabalho, e não como objetivo principal.

Não tenho condição de representar uma polícia desfragmentada. Nossa polícia, para ter um candidato, precisa de união, de respeito e companheirismo. Precisamos de uma associação única, melhoria das condições de trabalho e várias outras coisas que não dependem de comando, nem de candidatos eleitos, necessita de união!

Não é minha pretensão, mas se um dia viesse a ser candidato, representante de uma categoria como a PM, deveria ser um consenso (LEGITIMADO), e isso está longe. Não tenho interesse pessoal nessa área. Meu único objetivo é me tornar LÍDER DE MIM MESMO, O MAIOR ESPECIALISTA EM SEGURANÇA PÚBLICA DO DF e o MAIOR MULTIPLICADOR DA FILOSOFIA DE POLÍCIA COMUNITÁRIA DA PMDF!

Se conseguir isso, já serei o homem mais feliz dessa terra!

Para aqueles que têm essa pretensão o cenário político é o melhor, apesar da instabilidade momentânea. Nós militares, temos a vantagem de escolher o partido ou a coligação alguns meses antes da eleição. Creio que esse ano seja o ano da renovação. Boa sorte aos vários amigos que estão nessa luta. Alguns deles são verdadeiros líderes!

33 Comentários

Arquivado em polícia militar, Política

33 Respostas para “Eleições 2010, serei candidato?

  1. Marcelo

    Caro amigo Aderivaldo,

    O que vejo em você é o que mais interessa em uma liderança: discurso inteligente, renovador, atual e, acima de tudo técnico.
    Estamos cansados de falácias, promessas, incompreensão………………
    2010 ( ADERIVALDO DEP. DISTRITAL), JÁ……..
    Admiro o trabalho do Cb Patrício mas acho que ele vem para Federal……….. Temos que ter um representante na Câmara Distrital……..

    A D E R I V A L D O D E P. D I S T R I T A L

    Curtir

  2. Felipe

    Se você se candidatar já tem meu voto…

    Curtir

  3. Caro Amigo,

    Há clamor social por um pacifista engajado na Câmara Distrital. Algo novo, menos tecnicista-burocrata, mais comunidade e anseios comuns.

    Este é o mote. O diferencial que vejo em você.

    Quando leio seus discursos sobre violência e pobreza, apesar de saber tratar-se de um tema assaz repisado, vejo sempre algo novo.

    Não se trata de um sociólogo elitizado que desconhece a dura realidade em se prender um adolescente infrator, tampouco da vilania reprimida daquele que desconta as cruezas de uma vida infeliz ao abordar “no exercício da função” um pai de família na rua, com arrogância e covardia.

    Você fala em serviço, respeito mútuo e integração polícia e sociedade. Frise-se: polícia e sociedade, nunca polícia x sociedade (versus). Há uma relação de continência e complementaridade, sendo essa polícia parte da sociedade e seu contexto, numa simbiose.

    Tem o meu apoio nesta nova empreitada. Há que ser disseminada a paz urbana, por forma diversa que o fomento da guerra urbana.

    Repense isso! Muitos estarão contigo nesse caminho.

    Abraços e votos de sucesso.

    Curtir

    • Aderivaldo Cardoso

      Meu amigo, irmão e companheiro de muitos anos…(Júnior)
      Meu conselheiro jurídico…(Dr. Eurípedes)
      Suas palavras tocam meu coração, me enchem de orgulho e felicidade.
      Obrigado por sua sinceridade e elogios.
      Sinto-me pequeno diante de tamanha responsabilidade.
      Ainda mais sabendo de sua competência e sabedoria. O trânsito inteligente (seu trabalho durante seu tempo no Governo de São Paulo) muito me ensinou. Sua rede de contatos, muito me inspira…
      Já tenho minha posição definida, mas agradeço seu incentivo!
      abraço

      Curtir

  4. Felipe

    Aderivaldo, queria reforçar o meu comentário acima…

    Independente de você sair ou não como político, mesmo não sendo a sua pretensão, saiba que o seu blog da forma que expressa para a comunidade a funcionalidade e os sentimentos da instituição policial é uma forma de política, menos abrangente porém muito importante.
    Acho que o que você faz, todos os dias um post com um tema interessante, é louvável assim aproxima essa corporação que convive dia-a-dia com a sociedade.
    Precisavamos de mais Aderivaldo´s espalhados pelo mundo, pessoas determinadas, de pulso, personalidade e ainda com vontade de mudar e fazer com que o mundo viva melhor…
    Parabéns pelo seu esforço e continue assim, mostrando a todos a força de um soldado.

    Espero em breve ser seu colega de farda.

    Abraços
    Fica com Deus!

    Curtir

  5. fernanda

    E isso ai Aderivaldo estamos prescisando de uma pessoa como vc !te vejo como um lidér, se vc for se candidato to com vc…

    Curtir

  6. ANA LÚCIA

    Aderivaldo acredito em vc,no seu esfoço,na sua força de vontade,só de vc já ter chegado até áqui já é uma grande vitória.. Parabéns pelo seu trabalho

    Curtir

  7. Abdon

    “Não tenho grupo, não tenho dinheiro, não tenho discurso. Tenho idéias e boa vontade, isso não é o bastante para uma campanha. ”

    Isso não é bastante para campanhas sujas, como sempre foi em Brasília. Mas as coisas estão mudando…

    Curtir

  8. Roberto Carlos de Lima

    Meu amigo Aderivaldo Cardoso, ( cause parente…)

    Vejo que a porta que Deus abre o homem não fecha, Deus tem modelado e lapidado para você alcançar um grande vôo, um vôo voltado para nossa esperança, nossa sede de justiça social, nossa expectativa que um dia os políticos honestos entre na Câmara Legislativa, vejo na sua pessoa um grande líder, não porque você militar, mas pela pessoa que conheço, por dentro, sempre aberta a ajudar próximo, terás com certeza meu leal companheirismo e principalmente meu voto, pois, aí sim…não estarei jogando meu voto no lixo, com fiz neste último pleito, passado…pedir dois voto, que foram para o lixo..um no governador e outro num deputado evangélico, mais com bom cidadão tenho consciência, que não podemos perder a esperança, em votar numa pessoa de um índole intocável com a sua pessoa, pense que você esta formando multiplicadores de sonhos, não deixe que nossos sonhos moram na praia…. ADERIVALDO DEP. DISTRITAL, JÁ PARA 2010. Pense nisto….você já tem o cajado da vitória, e o seu saber isso ninguém rouba de você….faz bem o uso que você tem!!!!!!

    Roberto Carlos de Lima
    Sindicato dos Bombeiros Civis do Distrito Federal
    Diretor de Assuntos Jurídicos e Previdenciário

    Curtir

  9. Agente - DF

    Caro Aderivaldo,

    Estou aqui todos os dias. Acompanho sua vontade, disposição e paciência. Todas as vezes que fazemos algo com estas prerrogativas alguém nos vê como um líder ou um futuro candidato, mesmo não tendo a miníma intenção. Já passei por isso!
    Se acha que pode contribuir, além de disseminar a filosofia da polícia comunitária, que também sou adepto, que pode contribuir sendo um político, por quê não? Tenho certeza, pelo pouco que te conheço, que será melhor do que muito candidato.
    Entretanto, redobre seus cuidados! Você deve saber do que estou falando. Não queime suas fichas, ouça seu Eu e o que for fazer que faça pela razão e não pela emoção. Torço por você.

    Curtir

  10. João Paulo Fonseca

    Grende Aderivaldo Cardoso.
    Nessa Crise que o DF vem passando e bom saber
    que existe pessoas como você com projetos e ideias, que ainda acredita que poderemos ter um pais melhor atraves da politica seria.

    Estou com Você Para o que der e vier!

    DEPUTADO DISTRITAL , com a foça de Deus e dos Amigos!!!!

    Curtir

  11. Robson Cruz Vieira

    Queremos homens na Politica iguais ou melhores que você!

    hoje não me vejo representado por esta Camara vendida! Basta!

    Companheiro estou aqui pra te ajudar nessa sua impleitada!

    2010 Aderivaldo Cardoso, Deputado pro povo!!!!!!

    Curtir

  12. Eduardo Idelfonso

    TE apoiamos velhos !!!!

    e isso ai aderivaldo nosso Distrital!!!

    Curtir

  13. Fernando Obina

    Meu voto ja e Aderivaldo

    2010 tem que mudar a cara da politica !

    com você me sentirei comtemplado!!!!!

    Curtir

  14. Pedro Almeida

    Pensei em algo que pudesse te iluminar, dizer algo que talvez nunca havia lhe falado antes, no entanto o que escreverei não saiu da minha cabeça, mas expressa perfeitamente o que poderá sair dos corações de seus fieis leitores, ou melhor eleitores:
    “O voto é mais forte que a bala.” (Abraham Lincoln)

    Curtir

  15. Meu amigo… precisando de um acessor nessa nobre causa que é difundir esse pensamento hora comungado nesse post… Conte comigo!!! Sou um admirador da filosofia de polícia comunitária.
    abs

    Curtir

  16. Aderivaldo Cardoso

    Agradeço cada palavra de incentivo…mas deixo somente a frase para nossa reflexão:

    “SEI QUEM SOU, MAS SEI ONDE ESTOU!”

    “SEI ONDE ESTOU, MAS SEI ONDE POSSO CHEGAR!”

    Hoje, não troco minha carreira policial, por uma carreira política, ainda tenho vinte anos dentro da Corporação!

    Quando um homem teme a Deus e sabe quem é, ele não teme nenhum outro homem, nem os desafios que o cercam!

    Curtir

  17. Aderivaldo Cardoso.
    O pensamento do policiamento comunitario deve surgir, assim como as suas vontades.
    Nossas vontades são próprias, inócuas, com isso observamos sempre la na frente.
    Voce sempre levou o pensamento ”comunidade” na sua boca. Isso foi motivo de sua escrituras.
    Vejo voce como um bom observador, elevado e abundante nas palavras. Precisamos de gerentes e de lideres no meio do povo.
    Renovar sempre foi preciso.
    Tome a atitude e encare, os resultados serão as consequencias.
    Forte abraço.
    João
    Presidente comissão

    Curtir

    • Aderivaldo Cardoso

      Obrigado João…
      Obrigado por sua amizade e companheirismo nesse período!
      Espero ter ajudado de alguma forma em sua luta!
      Espero vê-lo na PM em breve. Sua luta não será em vão. Como escrevi em um texto, gostaria de tê-lo ao meu lado algum dia em uma “possível” ASOP. Se tivesse dez com sua garra e persistência montaria um EXÉRCITO DE VENCEDORES!
      Esse é um sonho, que se tornará realidade. Quanto a ser candidato, temos outros em melhores condições do que esse pobre blogueiro!
      Obrigado pela camiseta. Obrigado por difundir o policiamento inteligente. EFICIÊNCIA E EFICÁCIA DA POLÍCIA COM BASE NA COMUNIDADE!
      abraço

      Curtir

  18. sergio lopes

    caro aderivaldo vc tem alguma novidade do concurso prestacao voluntaria de servico…

    abraço………boa noite

    Curtir

    • Aderivaldo Cardoso

      A novidade é que “surgiu” uma verba. E que agora serão chamados. Tá meio bagunçado essa questão. Acho melhor ligar na DP/4 e ver como está andamento. Já está nas mãos deles. Fala-se em curso semana que vem…
      abraço

      Curtir

  19. Thiago Lima

    “Aderiva”,

    acredito muito que podemos mudar o panorama da política do DF com boa gerência, espírito comunitário e profissionalismo. Admiro muito a tua luta diária em difundir o “Policiamento Inteligente” na gloriosa PMDF. É uma tarefa árdua.Antes de entrar na corporação, estou aprendendo a cada dia e vendo onde poderei contribuir para o crescimento da instituição. Esse aprendizado vem daqui, meu caro. Desse blog.
    Agora imagine todo esse potêncial dentro da Câmara Legislativa? Seria maravilhoso.
    Precisamos pensar bem nisso, meu amigo.
    O desafio está lançado…

    Forte abraço,

    Thiago Lima – Comissão dos Aprovados.

    Curtir

    • Aderivaldo Cardoso

      Thiago, agradeço o seu comentário, mas o cenário atual não é propício para esse blogueiro.
      Tenho pouco tempo de polícia. Tenho muito a aprender, ainda mais agora que ficarei um tempo longe da PMDF…pouco tempo, mas será bom para eu ver a realidade de outros Estados mais de perto…
      Espero aprender muito…
      Tô tentando me recuperar dos baques da vida. Ainda não estou totalmente recuperado emocionalmente. Isso influencia em muita coisa.
      Temos vários nomes “maiores”: Patrício, Coronel Fonseca, Coronel Charles Magalhães, Coronel Lima Filho, Major Cirlândio, Major Neviton, SGT Pato, CB Joseny, SGT Israel, Guarda Jânio, Aires Costa…
      Sou pequeno demais para concorrer com esses nomes…
      Não temo nenhum desafio, mas não sou suicida.
      Espero que cada amigo que acredita nisso possa me compreender!
      Tenho mais a perder do que a ganhar.
      Liderança é sinônimo de influência. Todos esses influenciam mais do que eu…além de terem uma estrutura que os apóia.
      Sou conhecido apenas no meio dos leitores de blog e entre aqueles que estão nos bancos “escolares”, seja cefapianos ou acadêmicos. Nâo sou conhecido no meio da tropa. Nâo tenho penetração no meio deles. O discurso para a “massa” é quase que o “oposto” do que digo…vc verá o quero dizer em breve…

      Curtir

  20. Thiago Lima

    Retificando… Potencial e não Potêncial =)

    Curtir

  21. sergio lopes

    aderivaldo obrigado………..por me responder………………ABRAÇO SUCESSO

    Curtir

  22. Agente - DF

    Bom, pelo visto já decidiu. Fez bem! Estou fazendo um novo curso pela SENASP e tenho um material sobre Polícia Comunitária enviei para o seu e-mail. Até mais.

    Curtir

  23. Agente - DF

    Quem se interessar mande um e-mail para sandrocultura@yahoo.com.br, que receberá também.

    Curtir

  24. Wilis

    Fala companheiro Deri, se depender de mim vc já é candidato, pode contar com o meu apoio.

    Curtir

  25. Pingback: Serei candidato nas próximas eleições? Parte II | Aderivaldo Cardoso

Deixe um comentário