Regulamentação de escalas na PMDF!

Após merecidas férias no Nordeste brasileiro estou de volta a ativa aqui no blog…

Ontem foi publicada a Portaria PMDF nº 651 de 17 de Março de 2009, que estabelece novo horário de expediente administrativo na corporação e o regime de escala do serviço operacional, e dá outras providências.

Em seu artigo 1º a portaria estabalece que o horário para o expediente administrativo da Corporação será das 13h as 19h, de segunda a sexta-feira,  nos dias úteis. Até aqui nenhuma novidade. Ela surge no parágrafo único que diz: “o efetivo do expediente administrativo poderá ser utilizado 01 (uma) vez por semana, por um período de 06 (seis) horas,  no serviço operacional e 02 (duas) horas para treinamento físico.

Sobre as escalas de serviço ordinário operacional da Corporação a portaria manda aplicar o regime de 01 (uma) hora trabalhada por 03 (três) horas de folga, a critério do Comandante de cada UPM.

A partir de agora na PMDF teremos as seguintes escalas:

 – 06 (seis) horas por 18 (dezoito) horas;

– 08 (oito) horas por 24 (vinte e quatro) horas;

–  12 (doze) horas por 36 (trinta e seis) horas;

– 24 (vinte e quatro) horas por 72 (setenta e duas) horas.

Essa situação irá interferir também na aplicação do serviço VOLUNTÁRIO.

Art. 3º – “Toda UPM deverá atentar para o preconizado nos números 10 e 11 do item IV da Instrução Normativa (provisória) PMDF nº 010 de 06 de julho de 2004, quando da captação/emprego do Serviço Voluntário Gratificado.”

Segundo a portaria os comandantes terão prazo de 30 (trinta) dias para remeter ao Comando de Policiamento, as escalas que serão adotadas na UPM, ao final de 90 (noventa) dias será feita uma avaliação para consolidação ou novas modificações, sendo aceito no período sugestões para o aperfeiçoamento das escalas de serviço operacional no ãmbito da corporação.

É importante relatar que a tropa está preocupada e já pensa na Praça do relógio ou em Licença Especial, já que até os 23 mil já terão direito em poucos meses….

Muitos comandantes já afirmaram em formaturas que aplicarão a escala 12×36 para os serviços de viatura diurno e noturno, sem folgão, pois a portaria não é clara quanto isso. Segundo alguns colegas, em algumas unidades, os postos funcionarão na escala 24×72.

A união muitas vezes faz a FORÇA, mas normalmente faz AÇÚCAR!

Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos….

10 Comentários

Arquivado em Diversa

10 Respostas para “Regulamentação de escalas na PMDF!

  1. Fireman DF

    Jornal de Brasília – Cidades – 17 de março

    “Ao inaugurar o posto policial na Praça do Índio, na entrequadra 703/704 Sul, nesta terça-feira (17), o governador José Roberto Arruda reafirmou a disposição do GDF em aumentar o efetivo das unidades comunitárias de segurança com um homem do Corpo de Bombeiros.

    A iniciativa visa ampliar o leque de serviços prestados à população, principalmente na prevenção de incêndios, acidentes domésticos e primeiros-socorros. Também proporcionará o deslocamento do policial militar que toma conta do posto para o serviço de rua, aumentando o policiamento nas quadras. “Além de orientar a população, esse é um movimento importante de aprimoramento do funcionamento do posto policial”, explicou Arruda. ”
    —————

    Realmente a maré não está para peixe.
    Sequer temos bombeiros para compor o socorro dos quartéis, os militares estão sobrecarregados, e sem contar que há 10 ANOS NÃO TEMOS CONCURSO PARA SOLDADO NO CBM DF. O déficit já chega a 800 soldados, num universo de 2 mil vagas.

    E o governador especula colocar bombeiros nos postos comunitários de segurança? E pior, apenas 1 bombeiro, que ficaria “vigiando” o posto para liberar os 2 PMs para atender ocorrências. Realmente preocupante tudo isso.

    Em relação às escalas da PM, eu não gostaria de estar na pele dos patrulheiros noturnos, numa escala 12 x 36. A saúde vai pro espaço rapidinho…

    Preocupante.

    Curtir

  2. Catatau

    Meu Deus, o que esses homens que tem o poder de mudança têm em suas cabeças. Quando é que alguma mente pensante vai fazer a diferença? Mando aqui uma sugestão para eles: Se nunca encontram a fórmula correta, copiem de outros estados onde o serviço flui de maneira sensata. Seja, ao menos, humildes e um pouco inteligentes.

    Curtir

  3. marcos

    esses burocratas do atual egito,estao brincando de segurança publica,nao sao eles que ficam 12 horas em um microondas da cor do hulk sem as minimas condiçoes de desenvolver um trabalho em prol de uma sociedade dominada pelo medo…fica aqui meu repudio aos fascistas de gabinetes com ar condicionado,e vida nababesca.

    Curtir

  4. Leandro

    Catatau, não dê essa sugestão de olhar as escalas de outros estados ou até mesmo de outros países, pois na maioria a coisa é bem pior que aqui.
    Um abraço.

    Curtir

  5. Pingback: PMDF: Qual a carga horária e como são as escalas de serviço da Polícia Militar do Distrito Federal? | Concursos de Polícia

  6. silvio trentini

    existe alguma lei, portaria ou diretriz, a nível nacional, onde eu possa adentrar com um pedido pra perfazer a escala de 24 por 72, pois trabalho numa escala de 24 por 48, aqui no Paraná.
    Se alguém souber de algo, me avise.
    Obrigado.

    Curtir

  7. Aderivaldo Cardoso

    \Infelizmente meu amigo as polícias são controladas pelos governos locais…
    Cabe aos governadores a prerrogativa definir as nossas escalas…

    abraço

    Curtir

  8. jose

    Voces estão reclamando de que? Aqui no Ceará são 8(oito) horas por dia numa escala de 6 dias de trabalho por 1 de folga e ainda são só 2(dois) homens por viatura e o nosso salário não é nem 50% o salário do DF e o secretário de segurança ainda disse em entrevista que quem não estiver satisfeito pode pedir pra sair.

    Curtir

  9. Francisco Edney Lopes Martins

    Olha aqui em Brasília precisa muito dese fazer uma transferência um uns 06 meses para CD soldado saber como se se valorizar um cidadão q pagar imposto e não sabem trabalhar com o salário q ganhar.

    Curtir

Deixe um comentário