Mudanças na Secretaria de Segurança do DF, o que pode vir?

Muita coisa está mudando no que se  refere a segurança pública no Brasil. Está ocorrendo uma revolução silenciosa que somente será percebida daqui a uns dez anos.

A SENASP está tomando a dianteira e coordenando essa transformação. Vejo que uma unificação das polícias é extremamente difícil em decorrência do pensamento daqueles que estão a frente desse órgão, pois para eles uma única polícia facilita golpes, mas a reestruturação do modelo atual se torna cada vez mais próxima.

A mudança ocorrida na Secretaria de Segurança Pública do DF pode ser um reflexo dessa coordenação. Tudo isso está ligado ao REPASSE DE VERBAS, ganha mais quem se adequa a nova realidade. Outro exemplo é a mudança curricular ocorrida na Bahia e discutida no Blog Abordagem Policial.

Sobre a troca de comando no DF vejo com bons olhos, pois o novo secretário é um especialista em segurança pública, diferentemente do outro que era especialista em GUERRA E QUARTEL.

O atual secretário é Valmir Lemos de Oliveira.  Ele foi diretor de Políticas, Programas e Projetos da Senasp e foi um dos responsáveis pela segurança dos jogos Panamericano, além de morar há vários anos no DF e já ter sido policial na cidade. 

Gosto de uma afirmação feita por ele quanto era diretor da Senasp: “A integração de propósitos entre as forças policiais é fundamental para o êxito da política de segurança pública, mesmo sabendo que nem tudo é comum entre as atribuições das polícias, mas naquilo que for comum, devemos utilizar os meios disponíveis para combatermos à criminalidade”.

Creio que sua função, além de aproximar o governo local com o federal, também seja aproximar as duas polícias!

2 Comentários

Arquivado em Diversa

2 Respostas para “Mudanças na Secretaria de Segurança do DF, o que pode vir?

  1. Aderivaldo Cardoso

    Desde o início da crise política no DF, 17 secretários já foram substituídos

    Adriana Bernardes

    Saulo Araújo

    Publicação: 02/03/2010 09:25 Atualização: 02/03/2010 09:40

    Fonte: Correio Braziliense

    A segurança pública do Distrito Federal tem novo secretário. Ontem, o governador interino, Wilson Lima (PR), nomeou para o cargo o delegado da Polícia Civil João Monteiro Neto, no lugar de Valmir Lemos. E não foi a única mudança promovida no alto escalão do GDF. A pasta dos Esportes, chefiada por mais de três anos por Aguinaldo de Jesus (PRB), agora passa a ser coordenada por Herbert Willian de Oliveira, que era o secretário-adjunto. Wilson Lima continua evitando a imprensa. Por meio da assessoria, explicou que a escolha dos nomes teve critérios técnicos.

    João Monteiro (E) em reunião com o governador interino: mudanças
    Desde 27 de novembro passado, quando a Polícia Federal deflagrou a Operação Caixa de Pandora, os titulares de 17 das 21 secretarias (veja ao lado) foram substituídos. A maioria por pressão dos partidos ou por terem sido citados no inquérito nº 650 do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que apura suposto esquema de corrupção no Executivo e Legislativo locais. As mudanças, no entanto, não devem parar por aí. O secretário Alberto Fraga (DEM), dos Transportes, deixa o cargo na quinta-feira. E muitos dos novos titulares respondem interinamente e podem ser trocados por Wilson Lima, à medida que ele conseguir formar sua equipe de confiança.

    Parentes
    As mudanças na Secretaria de Segurança Pública serão oficializadas hoje, com a transmissão dos cargos. O novo titular da pasta, o delegado João Monteiro Neto, ocupava até ontem, o cargo de secretário-adjunto de Valmir Lemos. Mas até 4 de fevereiro passado era diretor-adjunto da Polícia Civil na gestão de Cléber Monteiro, que pediu a exoneração do posto e deu o lugar a Pedro Lacerda. O secretário-adjunto da Secretaria de Segurança Pública será o coronel da Polícia Militar, Paulo Roberto Batista de Oliveira.

    Com a finalidade de evitar desgastes, Wilson Lima apressou-se em exonerar três parentes dele que tinham cargo de confiança no governo. A decisão teria sido tomada no dia em que assumiu o governo, mas o decreto ficou pronto na quarta-feira e foi publicado apenas ontem no Diário Oficial do DF. Perderam o emprego o filho dele, Wolney de Freitas Lima, e um irmão, Wanderley Ferreira Lima — ambos lotados na Secretaria de Governo — além de Simone Lima Damasceno, sobrinha do governador interino, que trabalhava na Administração Regional do Gama. Apesar de publicadas ontem, as exonerações tem efeito retroativo a 23 de fevereiro.

    Desde que assumiu o cargo há uma semana, Wilson Lima tem se esforçado para atender a todos que pedem uma audiência. Entre político e anônimos, mais de 50 pessoas passaram pelo seu gabinete, no 11º andar do Palácio do Buriti, ontem. “Nunca vi esse lugar tão movimentado”, comentou um segurança. Também ontem o Sindicato dos Técnicos Penitenciários (Sindpen) reuniu cerca de 80 pessoas em um protesto em frente ao Palácio do Buriti para reivindicar a nomeação de 657 concursados. “A nomeação tinha que ocorrer em dez de janeiro do ano passado”, cobrou o presidente da entidade, Gustavo Alexim. O grupo não foi recebido, pois não tinha agendado horário. Aprovados no último certame da Polícia Civil também foram ao Buriti exigir a nomeação de 400 agentes aprovados em março do ano passado.

    O número
    17
    Quantidade de secretários que deixaram o Governo do Distrito Federal, desde o início da Operação Caixa de Pandora, em 27 de novembro do ano passado

    Configuração atual
    Saiba quem entrou e quem saiu no Governo do Distrito Federal, desde o início da Operação Caixa de Pandora.

    Secretaria de Agricultura
    Wilmar Luiz da Silva permanece no comando.

    Secretaria de Ordem pública
    Roberto Giffoni pediu demissão, mas sua carta ainda não foi aceita. Continua respondendo.

    Secretaria de Ciência e Tecnologia
    Izalci Lucas continua no cargo, mas deve se desemcompatibilizar em abril para disputar as eleições de outubro, provavelmente para deputado federal.

    Secretaria de Cultura
    Silvestre Gorgulho entregou duas cartas de demissão, uma para Paulo Octávio e outra para Wilson Lima. Mas o pedido não foi aceito.

    Secretaria de Esportes
    Hebert Willian de Oliveira assumiu o cargo ontem. Era o adjunto de Aguinaldo de Jesus.

    Secretaria de Segurança Pública
    João Monteiro Neto era secretário adjunto de Valmir Lemos, que pediu demissão para fazer curso obrigatório da carreira de delegado. Ele toma posse hoje. Coronel da Polícia Militar, Paulo Roberto Batista de Oliveira assume a subsecretaria no lugar de João Monteiro Neto.

    Secretaria de Habitação
    Túlio Roriz Fernandes, delegado de Polícia Civil, assumiu a pasta no lugar do deputado Paulo Roriz, que reassumiu o mandato de deputado distrital.

    Secretaria de Justiça
    Flávio Lemos de Oliveira era adjunto de Alírio Neto, que deixou o Executivo para reassumir o mandato de deputado distrital.

    Secretaria de Obras
    Jaime Alarcão era adjunto de Márcio Machado, que deixou o cargo por determinação do PSDB, partido ao qual é filiado.

    Secretaria de Educação Integral
    Afonso Brito Filho assumiu o cargo no lugar de Marcelo Aguiar, que deixou o cargo cumprindo determinação do PDT, partido do qual é membro da Executiva Regional.

    Secretaria de Fazenda
    André Clemente de Oliveira era o adjunto de Valdivino de Oliveira, que deixou por determninação do PSDB.

    Secretaria de Saúde
    Joaquim Barros é médico da rede pública e já foi diretor do Hospital Regional de Taguatinga. Assumiu o posto no lugar do secretário-adjunto, Florêncio Peixoto. Este por sua vez, respondia interinamente no lugar de Augusto Carvalho, citado nas denúncias de corrupção.

    Secretaria de Desenvolvimento Econômico
    Adriano do Amaral assume no lugar de ex-vice-governador Paulo Octávio, que renunciou ao cargo.

    Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente
    Danilo Pereira Aucélio era secretário-adjunto de Cássio Taniguchi, que deixou o governo.

    Secretaria de Planejamento
    José Agmar de Souza era adjunto de Ricardo Penna, que deixou o governo em 25 de fevereiro

    Secretaria de Relações Institucionais
    Edmilton Viana era adjunto de Durval Barbosa, o delator do suposto esquema de corrupção no Executivo e Legislativo locais.

    Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda
    Edgard Lourencini assumiu a pasta. Era subsecretário de Segurança Alimentar e Nutricional. Está no cargo desde 21 de dezembro. Ocupou a vaga deixada por Eliana Pedrosa que reassumiu o mandato na Câmara Legislativa.

    Secretaria de Educação
    Eunice Santos assumiu o cargo no lugar de José Luiz Valente, um dos investigados na Operação Caixa de Pandora, que deixou o governo em dezembro do ano passado.

    Secretaria de Governo
    Antônio Carlos do Nascimento assumiu no lugar de José Humberto, que deixou o governo por determinação do PSDB.

    Secretaria de Transportes
    Alberto Fraga continua respondendo pela pasta, mas anunciou que deixará o posto na próxima quinta-feira.

    Chefia de Gabinete
    Elton de Freitas Costa assumiu o posto antes ocupado por Fábio Simão, um dos investigados pela Polícia Federal.

    Casa Civil
    Eduardo Zarat assumiu no lugar de José Geraldo Maciel, um dos investigados na Operação Caixa de Pandora.

    Agência de Comunicação
    André Duda assumiu o cargo ocupado por Wellinton Moraes, preso sob a acusação de tentativa de suborno do jornalista Edson Sombra.

    Curtir

  2. Samara

    naum gostei…………………………………

    Curtir

Deixe um comentário